Quais são os direitos da pele, segundo os dermatologistas

campanha da sbd - sociedade brasileira de dermatologia

A pele é o maior órgão do corpo humano e possui um importante papel na proteção do nosso corpo, pois funciona como uma barreira contra infecções e outros agentes externos. Além disso, ela permite que nós sejamos capazes de sentir texturas, temperaturas e pressões.

É por isso que ela é tão importante para nós e os cuidados com ela devem ir além dos hábitos de beleza. Ela merece receber os cuidados adequados para sua longevidade e bom funcionamento.

A área da medicina que cuida das doenças de pele, cabelos e unhas, bem como a estética da pele, é a dermatologia. Essa área engloba os aspectos clínicos, cirúrgicos e procedimentos estéticos.

Por conta disso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) criou uma campanha que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre os cuidados essenciais para a pele e valorizar a consulta periódica ao dermatologista associado ao SBD.

Esta campanha veicula desde setembro de 2015 e ganhou o nome de “Declaração dos Direitos da Pele”. Confira abaixo quais são eles.


Declaração dos direitos da pele

Campanha alerta para cuidados com a pele
Declaração dos Direitos da Pele

Os direitos de cuidar da pele valem para toda e qualquer pessoa, independente de sua raça, origem ou classe social.

Artigo 1 – Toda pele tem direito à saúde: uma pele que parece saudável é diferente de estar saudável. Para manter a pele realmente em bom funcionamento é indispensável se consultar regularmente com um dermatologista e inserir cuidados de rotina no dia a dia.

Artigo 2 – Toda pele tem direito ao sol consciente: Um dos mais importantes fatores para saúde da pele é a quantidade e qualidade do sol que uma pessoa se expõe ao longo da sua vida. Portanto, é preciso tomar cuidado com os horários de exposição à luz solar e ao tempo total de exposição. O ideal é tomar banhos de sol entre às 6 e 9h da manhã ou após as 16h e por apenas 15 minutos.

Artigo 3 – E, por isso, toda pele tem o direito à proteção: toda pele deve ser protegida do sol, do vento e danos físicos que o meio ambiente pode provocar.

Artigo 4 – Toda pele tem direito de tocar e ser tocada: o ser humano precisa do tato para sua sobrevivência. Esse sentido é fundamental para nos sentirmos vivos. É através do tato que sentimos dor ou queimação e podemos retirar nosso corpo de um local que represente perigo. Ao mesmo tempo, o tato permite que troquemos carinho uns com os outros.

Artigo 5 – Toda pele tem direito à beleza: beleza que vai além da vaidade, representa a autoestima. Uma pessoa que se sente bonita é muito mais confiante para realizar suas atividades cotidianas.

Artigo 6 – Toda pele tem direito à informação: receber orientação apropriada sobre os cuidados com a pele é fundamental.

Artigo 7 – Toda pele tem direito a atendimento médico de qualidade: 
direito de receber tratamentos apropriados quando necessário, tanto para doenças de pele quanto para prevenção, incluindo cabelos e unhas.

Artigo 8 – Toda pele tem direito a conhecer as tecnologias e avanços científicos: a pele tem direito de ser atendida por um especialista qualificado e responsável pela indicação e aplicação correta dos mais novos medicamentos e equipamentos disponibilizados.

Artigo 9 – Toda pele tem direito a um tratamento digno: existe o direito de ouvir um médico especialista e decidir sobre qual tratamento deseja realizar para manter sua pele saudável.

Artigo 10 – Toda pele tem o direito a um médico dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Todo dermatologista deve pertencer à Sociedade Brasileira de Dermatologia para fornecer o melhor tratamento possível para sua pele.

Doenças de pele mais comuns

Declaração dos Direitos da Pele

– Câncer de pele: é quando ocorre um crescimento anormal e descontrolado de células da epiderme. O câncer de pele é um dos tumores mais comuns diagnosticados no Brasil de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Os fatores que aumentam o risco de desenvolvimento da doença são a exposição prolongada ao sol, principalmente na infância e adolescência, ter pele branca e olhos claros e histórico familiar de câncer de pele.

Psoríase: doença caracterizada por erupção de placas eritematosas cobertas de escamas esbranquiçadas, além de vermelhidão e descamação da pele. Ela aparece principalmente no couro cabeludo e nos membros. Esse distúrbio da pele está relacionado a fatores genéticos e imunológicos de cada pessoa.

Eczema: é uma inflamação da pele caracterizada pela presença de erupções cutâneas como bolhas de água e secreções crostosas na pele, e bastante coceira. Esse distúrbio ocorre devido a fatores genéticos ou imunológicos do indivíduo.

Vitiligo: essa doença é caracterizada pela perda de coloração da pele. Essas manchas são causadas pela diminuição ou ausência de melanócitos (que são as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.

Melasma: é um problema de pele decorrente da hiperpigmentação, ou seja, da deposição aumentada de melanina, pigmento que colore a pele e evita os danos da radiação solar em nosso DNA. Esse problema leva ao aparecimento de manchas castanho-escuras e formato irregular que aparecem mais frequentemente no rosto.


Principais cuidados com a pele

direitos da pele

A grande maioria das doenças de pele pode ser evitada com alguns cuidados rotineiros com este órgão. São eles:

– Uso de filtro solar diariamente e reaplicações a cada 2 horas. Opte por filtro solar a base de água, pois evita o acúmulo de óleo na região, o que pode levar a problemas de pele, como espinhas e cravos.

– Evite exposição solar entre 10h e 16h, que é o horário de maior radiação solar.

– Proteja as cicatrizes e tatuagens do sol, se houver;

Mantenha uma dieta balanceada, com baixo teor de gorduras;

Hidrate-se, ingerindo pelo menos 2 litros de água por dia;

– Tenha uma rotina de higienização e hidratação externa apropriada ao seu tipo de pele. O ideal é consultar um dermatologista para te indicar os melhores produtos e qual a sequência de aplicação dos mesmos para sua pele, seja ela oleosa, seca ou mista;

Não fume. Fumar altera a espessura da pele e acelerar a pigmentação, causando manchas e envelhecimento precoce.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail