Encontro Vivendo com Câncer de Mama Metastático

cancer mama

O Instituto Oncoguia promoveu o “II Encontro Vivendo com Câncer de Mama Metastático”. O evento é gratuito e faz parte da programação do Outubro Rosa, mês mundial de prevenção e combate ao câncer de mama.

O encontro é dirigido a pacientes e familiares que convivem com o câncer de mama, além de profissionais de saúde. A programação, composta por palestras de especialistas, inclui novidades no tratamento desse tipo de câncer, os direitos do paciente, a importância da alimentação saudável, entre outros temas relevantes.

O “II Encontro Vivendo com Câncer de Mama Metastático” foi realizado no auditório da sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), à Rua Rosa e Silva, 60 – Higienópolis.

O Instituto Oncoguia disponibiliza dez bolsas com passagem e hospedagem para participantes de fora da capital paulista. Mais informações pelo telefone 0800 773-1666 e pelo site oficial do Encontro.


Sobre o Câncer de Mama

encontro cancer mama


O câncer de mama ocorre quando as células normais da mama sofrem alterações em suas características moleculares, permitindo que elas cresçam e se multipliquem incontrolavelmente[1]Radice D, Redaelli A. Breast cancer management. Pharmacoeconomics. 2003 Apr;21(6):383-96..

Excluindo os cânceres de pele, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum em mulheres, afetando aproximadamente 12% das mulheres ao longo de sua vida. 

Os sinais e sintomas de alerta para o câncer de mama podem variar muito.

Se você sentir alguma alteração na mama, mamilo ou axila, agende uma consulta com seu médico.


De acordo com a Sociedade Americana de Câncer, as taxas de mortalidade por câncer de mama caíram 40% em relação de 1989 a 2016 entre as mulheres. O progresso é atribuído nas melhorias na detecção precoce.


O câncer de mama geralmente não causa sintomas nos estágios iniciais e é geralmente detectado com mamografias de rastreamento.

Os tratamentos dependem do estágio e do tipo do câncer e podem incluir cirurgia, quimioterapia, terapia hormonal, terapia biológica e radioterapia[2]Akram M, Iqbal M, Daniyal M, Khan AU. Awareness and current knowledge of breast cancer. Biological research. 2017 Dec;50(1):1-23..

encontro cancer mama oncoguia


O que causa o câncer de mama?

Não se sabe exatamente o que causa o câncer de mama.

Existem certos fatores de risco que parecem aumentar sua chance de contrair a doença. Estima-se que cerca de 10% dos casos de câncer de mama sejam hereditários (geridos na família).

Em muitos desses casos, você herdou um gene de seus pais que sofreu uma mutação (mudou de sua forma normal). Este gene mutado torna provável que uma pessoa tenha câncer de mama.


Você nem sempre pode evitar o câncer de mama, mas pode encontrá-lo cedo. Isso aumenta suas chances de uma recuperação completa e rápida.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Radice D, Redaelli A. Breast cancer management. Pharmacoeconomics. 2003 Apr;21(6):383-96.
2 Akram M, Iqbal M, Daniyal M, Khan AU. Awareness and current knowledge of breast cancer. Biological research. 2017 Dec;50(1):1-23.

Thiago Moretti F.

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Colabora com o Blog da Saúde na revisão e criação de conteúdo juntamente com a equipe de médicos editores.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Thiago Moretti F.

Thiago Moretti F.

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Colabora com o Blog da Saúde na revisão e criação de conteúdo juntamente com a equipe de médicos editores.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail