Novembro Azul Combate e Prevenção Câncer de Próstata

novembro azul cancer de prostata

É sabido que homens costumam se cuidar bem menos do que as mulheres no quesito saúde. Essa questão cultural pode ser um grande problema, uma vez que o câncer de próstata é a segunda doença que mais atinge os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Anualmente, o câncer de próstata atinge aproximadamente 65.840 homens, o que representa 29% de todos os diagnósticos de câncer. E esta doença causa a morte de 28,6% da população masculina no Brasil, apesar da alta chance de cura (cerca de 90%) quando o diagnóstico é precoce.

O câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, pois aproximadamente 75% dos casos do mundo atingem homens com mais de 65 anos.

É por conta do auto incidente desta doença na população masculina que surgiu o Novembro Azul, uma campanha destinada a conscientizar os homens da importância das consultas periódicas ao urologista.

Confira abaixo mais informações sobre a doença e como fazer para preveni-la.


O que é a o câncer de próstata?

importancia novembro azul cancer de prostata

O câncer de próstata é o câncer que atinge o sistema reprodutor masculino. A próstata fica localizada abaixo da bexiga, tem formato arredondado e pesa aproximadamente 20 gramas. Sua principal função é produzir os espermatozóides.


Sintomas do câncer de próstata

No início da doença, não há sintoma aparente. Esse é um dos principais problemas do câncer de próstata, pois quando os sintomas começam a aparecer, aproximadamente 95% dos tumores já estão em fase avançada. No estágio inicial, é possível que ocorra disfunção erétil e fraqueza ou dormência nas pernas, embora apenas estes sintomas não permitam a suspeita de câncer de próstata.

No estágio avançado, os sintomas são dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, sangue na urina ou no sêmen, e dores nos ossos pois neste estágio o tumor atinge também os ossos, principalmente no quadril e na coluna.


Fatores de risco para o câncer de próstata

  • Histórico familiar;
  • Homens negros;


Prevenção do câncer de próstata

A única forma de tornar possível a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. É por isso que homens com mais de 45 anos e que possuem algum fator de risco, ou homens com mais de 50 anos, mesmo sem apresentar fatores de risco, devem ir ao urologista ao menos uma vez ao ano e realizar o exame para diagnóstico.

O exame para diagnóstico do câncer de próstata é chamado de exame de toque retal. Neste exame, o proctologista insere o dedo indicador no ânus do paciente durante alguns segundos para checar irregularidades, como alterações nas glândulas, endurecimento e presença de nódulos suspeitos.

Este exame é o principal motivo dos homens evitarem se consultar anualmente, por se sentirem envergonhados durante o exame. No entanto, este exame é muito importante, pois permite o diagnóstico de aproximadamente 20% dos pacientes.

Além disso, os homens também precisam realizar um exame de sangue anual chamado de PSA (antígeno prostático específico). Se houver suspeita de câncer, outros exames poderão ser solicitados, como as biópsias (retirada de fragmentos da próstata para análise).

Aconselha-se que este exame seja feito anualmente por homens a partir dos 40 anos. Em alguns casos, para identificar o tamanho do tumor e possível metástase, pode ser necessária a cintilografia óssea, ressonância magnética ou tomografia computadorizada.

Como forma de prevenir o câncer de próstata, os médicos indicam uma alimentação saudável, bem como um estilo de vida ativo, com a prática frequente de atividade física e não fumar.

É muito importante ressaltar que os homens precisam perder a vergonha de realizar o exame de toque e que devem incentivar uns aos outros a se prevenir.


Tratamento do câncer de próstata

consulta medica prostata

O tratamento apropriado vai depender de vários aspectos, como estado de saúde do paciente, o avanço da doença e a expectativa de vida.

Quando os tumores são classificados como de baixa agressividade, há a opção de um monitoramento da progressão da doença e a intervenção somente ocorrerá se o tamanho do tumor aumentar.

Quando o diagnóstico é tardio, o tratamento é mais agressivo e afeta a qualidade de vida do homem. A principal ação do tratamento é um bloqueio hormonal que afeta a produção de testosterona.

Esse hormônio é responsável pela libido e pela performance sexual masculina. Por conta disso, muitos homens acabam sendo resistentes ao tratamento.

Outro problema do câncer de próstata, é que ela gera insegurança nos homens, uma vez que supervalorizam sua performance sexual. A possibilidade da impotência abalada a autoestima. Isso é uma das principais queixas de pacientes diagnosticados que procuram por ajuda psicológica.

Por isso, é fundamental que estes homens procurem pelo tratamento psicológico, afetivo e emocional. Dentre os tratamentos psicológicos aconselhados para este fim, destaca-se a terapia de grupo e grupos de apoio para auxiliar na autoaceitação e no uso de medicamentos antidepressivos.


O que é novembro azul?

novembro azul cancer de prostata

O Novembro Azul é uma campanha criada para aumentar a conscientização e consequentemente a prevenção contra o câncer de próstata. Esta campanha acontece em vários países e, no Brasil, tem como slogan “Prevenção é tudo”.

Esta campanha é semelhante ao Outubro Rosa, criado para combater o câncer de mama, câncer mais comum no público feminino.

No penúltimo mês do ano, o governo distribui cartazes, propagandas nos meios de comunicação, principalmente na rádio e na TV, além de publicidade na internet informando sobre o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce.

Além disso, o Novembro Azul também como objetivo desmistificar o exame de toque e a chacota realizada entre os homens, pois este exame é a principal forma de se prevenir contra essa doença, apesar de ainda ser tabu.


Movember

movember

Na Austrália, esse período do ano é conhecido como Movember, unindo a palavra moustache (= bigode) e november (= novembro), sendo dedicado para chamar atenção aos problemas de saúde do gênero masculino.

Assim, em novembro, os homens participam de campanhas para ostentar seus bigodes e participar de eventos para conscientização não apenas do câncer de próstata, mas também do câncer de testículo e do suicídio masculino.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Carlos Roberto Babá

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail