Dicas para afastar dores nas pernas em viagens

dor nas pernas em viagens

Uma das piores queixas durante longas viagens são as dores nas pernas. Ficar sentado na mesma posição por muito tempo pode causar desconforto e dores, principalmente se o espaço é limitado, como em ônibus e aviões.

Isso acontece porque a circulação não está ocorrendo de maneira apropriada, pois as panturrilhas não estão se contraindo.

Além disso, alguns outros fatores predispõem certas pessoas a terem dores nas pernas. Estes fatores vão desde problemas de circulação, varizes, inflamações, fibromialgia e até dor no nervo ciático.

Excesso de esforço físico e postura incorreta também podem colaborar com as dores nas pernas durante viagens.

É importante lembrar que o inchaço e a dor são os principais sintomas que mostram que algo não está bem. Por isso, se estes sintomas forem frequentes, aconselhamos que procure um médico. Ele vai poder te dar dicas apropriadas para o seu caso, ou ainda te receitar o medicamento certo.

Mas se suas dores nas pernas em viagens forem ocasionais, confira abaixo dicas de como afastar as dores nas pernas em viagens e outras informações importantes sobre o assunto.


Causas comuns de dores na perna em viagens

CausaDescrição
TendiniteInflamação dos tendões da perna, geralmente causada por uso excessivo.
ArtriteInflamação articular que pode causar dor nas pernas.
BursiteInflamação das bursas, pequenos sacos de líquido perto das articulações.
CiáticaDor que irradia da parte inferior das costas para a perna, causada por um nervo comprimido nas costas.
Lesão agudaEntorses, distensões, fraturas e outras lesões podem causar dor nas pernas.
Dor miofascialDor nos músculos causada por tensão ou pontos de gatilho. Dor muscular, com irradiação, rigidez.
Trombose Venosa ProfundaUm coágulo de sangue nas veias da perna, causando inchaço, dor e vermelhidão. RARO, necessita de atenção médica


dor nas pernas ao viajar


Dicas para afastar dores nas pernas

  1. Meias de compressão – a maneira mais comum de evitar dores nas pernas durante viagens é usando meias de compressão. Estas meias fazem uma compressão nas pernas que ajudam a bombear o sangue de volta ao coração, melhorando a circulação sanguínea. Vale lembrar que, antes de comprar a sua, é necessário consultar um médico. O profissional poderá lhe indicar o grau de compressão a ser adquirido.
  2. Sapatos confortáveis – além das meias, o uso de calçados confortáveis, que não pressionam os pés ajuda a manter a circulação, diminuindo os riscos de causar trombose. Outra alternativa, é tirar os sapatos e ficar com uma meia confortável durante viagens longas.
  3. Roupas confortáveis – Utilizar roupas confortáveis para viajar também ajuda a aliviar as dores nas pernas, sem calças que apertem a panturrilha ou a cintura. Roupas apertadas podem comprometer a circulação e concentrar o sangue em determinada parte do corpo, facilitando a formação de coágulos.
  1. Movimente-se em pé – se possível, procure se levantar para caminhar. No avião, é possível estender as idas até o banheiro dando voltas pelos corredores. Em ônibus, aproveite as paradas para ir ao banheiro e caminhar, e procure ficar em pé até o último momento de voltar ao assento. Se estiver viajando de carro, é ainda mais fácil. Se organize para fazer paradas a cada três horas pelo menos.  
  2. Movimentar-se sentado – se ficar caminhando durante a viagem não for muito fácil, uma alternativa é fazer movimentos com as pernas e pés mesmo enquanto estiver sentado. Faça movimentos rotativos com o tornozelo e suba e desça as pernas várias vezes. Isso vai ajudar na circulação. O ideal é repetir esses movimentos a cada 30 minutos até que a circulação seja regularizada.
  3. Massagem – as massagens ajudam a estimular a circulação. Além disso, alivia a sensação de dor e membros pesados. Essa dica é muito simples de ser feita por você mesmo antes, durante e após o trajeto. Quando o fizer, procure pressionar bem a sola do pé com os nódulos dos dedos da mão enquanto puxa o dedão para fora. Essa massagem alivia bem a tensão na região. Outra alternativa é massagear com uma bolinha de tênis, rolando ela com o pé no chão.
  4. Creme Hidratante – Usar um creme hidratante e relaxante pode trazer alívio imediato para sua dor nas pernas e pés cansados durante a viagem. Por isso, antes, durante e depois da viagem, espalhe o creme escolhido nas regiões inchadas e doloridas.  
  5. Beba água – outra dica muito simples de ser feita é beber bastante água. Ficar hidratado auxilia na circulação, diminuindo o risco de desenvolver trombose.
  6. Alimentação – antes de viajar, o ideal é evitar alguns alimentos que causam desconforto e inchaço, como bebidas gaseificas, alimentos ricos em fibras e bebidas alcoólicas. Prefira coisas leves e hidratantes, como frutas, ovos e sucos.
  7. Posição no meio de transporte – pessoas que já possuem problemas de circulação podem optar por assentos que são mais espaçosos durante voos e viagens de ônibus. Nesses assentos há mais espaço para esticar as pernas de formas diferentes, te deixando mais confortável durante o trajeto.

Viagens e as dores nas pernas

dor nas pernas em viagens

As dores nas pernas em viagens geralmente ocorrem quando a duração do trajeto é de mais de quatro horas.

Quando isso acontece, não só a chance de sentir dor aumenta, como também a probabilidade de desenvolver problemas mais graves, como a trombose, também chamada de Trombose Venosa Profunda (TVP), ou ainda “Síndrome da Classe Econômica”. Além disso, pode ocorrer também embolia pulmonar.

Uma maneira de verificar qual a intensidade do seu inchaço, é pressionar o dedo contra o pé. Se, quando retira, a pele continuar marcada, é porque a região está realmente inchada.

A trombose é a formação de coágulos no sangue que coágulos podem entupir uma veia ou artéria. Além da alteração na coagulação sanguínea, estar desidratado também favorece o surgimento de trombose. 

E quando viajamos, é comum passar tempo sem tomar água por conta de não poder ir ao banheiro com frequência. Por isso, sempre se atente de tomar água mesmo que precise fazer mais paradas ou se levantar para ir até o banheiro no voo.

Ficar imóvel por muito tempo durante viagens longas aumenta o risco de ter trombose, apesar de ela não ocorrer somente nesses casos. Para evitar que isso acontece durante as viagens, o ideal é se exercitar diariamente, estimulando a circulação sanguínea. Além disso, a acupuntura também pode auxiliar esse processo pois ela estimula a circulação através da pressão feita com as agulhas.

Já a embolia pulmonar ocorre quando há obstrução das artérias dos pulmões por coágulos de sangue, anda que seja possível que outras substâncias também possam formar êmbolos e bloquear a passagem do sangue. Um dos principais sintomas desse problema é a falta de ar. Se esse sintoma acontecer durante a viagem, procure imediatamente um médico quando fizer uma parada ou quando chegar ao destino.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Carlos Roberto Babá

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail