Virose não é tudo igual – saiba como prevenir

virus mascaras

Virose é o nome dado para qualquer doença ou infecção causada por um vírus. Muito comum entre os seres humanos, essa doença acomete principalmente crianças e adolescentes, mas também adultos. Como é causada por diversos tipos de vírus, a virose geralmente acontece nas vias respiratórias ou no intestino.

  • A maioria das infecções por vírus é causada pelo contato com uma pessoa, animal ou objeto infectado.
  • Os vírus comuns incluem o rinovírus, que causa o resfriado comum, e o vírus influenza, que pode causar a gripe.
  • Os vírus também podem causar doenças mais graves, como AIDS, Ebola e SARS.
  • Infecções virais são normalmente tratadas com medicamentos antivirais.
  • As imunizações podem ajudar a prevenir algumas infecções virais.

Os vírus são muito menores que as células. Na verdade, os vírus são basicamente apenas cápsulas que contêm material genético. Para se reproduzir, os vírus invadem as células do seu corpo, sequestrando o maquinário que faz as células funcionarem. As células hospedeiras são frequentemente destruídas durante este processo.

Os vírus são responsáveis por causar muitas doenças, incluindo:

– Gripe comum

– Ebola

– Herpes genital

– Gripe

– Sarampo

– Varicela e herpes zoster

– Doença de coronavírus 2019 (COVID-19)


As doenças infecciosas são distúrbios causados por organismos – como bactérias, vírus, fungos ou parasitas. Muitos organismos vivem dentro e sobre nossos corpos. Eles são normalmente inofensivos ou até mesmo úteis. Mas sob certas condições, alguns organismos podem causar doenças.

Algumas doenças infecciosas podem ser transmitidas de pessoa para pessoa. Alguns são transmitidos por insetos ou outros animais. E você pode obter outros consumindo alimentos ou água contaminados ou sendo exposto a organismos no ambiente.

Infecção por vírusSintomasTratamento
GripeFebre, calafrios, dores no corpo, dor de cabeça, dor de garganta, corizaRepouso, líquidos e medicamentos de venda livre para reduzir a febre e a dor
FrioCoriza, espirros, dor de garganta, tosse, congestão, dores leves no corpoRepouso, líquidos e medicamentos de venda livre para reduzir os sintomas
MononucleoseFebre, dor de garganta, gânglios linfáticos inchados, fadiga extrema, dores no corpoRepouso, fluidos e medicamentos de venda livre para febre e dor
RotavírusDiarreia, febre, vômito, dor abdominal, perda de apetiteFluidos e eletrólitos para repor nutrientes perdidos, antibióticos se houver infecção bacteriana
SarampoFebre, corrimento nasal, tosse, olhos vermelhos e erupções cutâneas no rosto e no corpoRepouso, líquidos e medicamentos de venda livre para reduzir a febre e a dor
VaricelaFebre, coceira na pele, dor de garganta, dor de cabeça, fadigaRepouso, líquidos, medicamentos de venda livre para reduzir a febre e a coceira, pomadas tópicas
Hepatite AFebre, fadiga, perda de apetite, náusea, dor abdominal, urina escura, icteríciaRepouso, líquidos, medicamentos de venda livre para febre, dor e náusea
HIV/AIDSFebre, fadiga, gânglios linfáticos inchados, suores noturnos, perda de peso, erupção cutâneaMedicamentos antirretrovirais, dieta saudável e estilo de vida


Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas variam dependendo do organismo que causa a infecção, mas geralmente incluem febre e fadiga. Infecções leves podem responder ao repouso e remédios caseiros, enquanto algumas infecções com risco de vida podem precisar de hospitalização.

Muitas doenças infecciosas, como sarampo e varicela, podem ser prevenidas por vacinas. A lavagem frequente e completa das mãos também ajuda a protegê-lo da maioria das doenças infecciosas.


Sintomas de viroses

febe virus

Cada doença infecciosa tem seus próprios sinais e sintomas específicos. Os sinais e sintomas gerais comuns a várias doenças infecciosas incluem:

Febre

– Diarréia

Fadiga

– Dores musculares

– Tosse


Tipos de doenças virais

A classificação de infecções virais de acordo com o sistema orgânico envolvido (por exemplo, pulmões, trato gastrointestinal, pele, fígado, sistema nervoso central, membranas mucosas) pode ser clinicamente aceitável, embora certas doenças virais (por exemplo, caxumba) sejam difíceis de classificar.

Infecções respiratórias

As infecções do trato respiratório superior são provavelmente as infecções virais mais comuns. As infecções respiratórias são mais propensas a causar sintomas graves em bebês, idosos e pessoas com doenças pulmonares ou cardíacas.

Os vírus respiratórios incluem vírus da gripe epidêmica (A e B), vírus da gripe aviária A (H5N1 e H7N9), vírus da parainfluenza 1-4, adenovírus , vírus sinciciais respiratórios A e B e metapneumovírus humano, rinovírus e coronavírus.

Alguns coronavírus causam uma infecção respiratória que pode ser grave. Em 2002 e 2003, o surto de síndrome respiratória aguda grave (SARS) causou inúmeras mortes, principalmente na China e em Hong Kong. Desde 2004, nenhum caso de SARS foi relatado. 

Em 2012, um novo coronavírus, o Coronavírus da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV), foi descoberto na Arábia Saudita; pode causar doença respiratória aguda grave, às vezes fatal (taxa de mortalidade 34%). 

Em 2019, outro coronavírus (SARS-CoV2) que pode causar uma doença respiratória aguda e às vezes fatal (COVID-19) surgiu em Wuhan, na China, e se transformou em uma pandemia mundial que matou milhões.

Os vírus respiratórios são geralmente transmitidos de pessoa para pessoa por gotículas no ar.


Infecções gastrointestinais

A gastroenterite geralmente é causada por vírus e é transmitida de pessoa para pessoa pela via fecal-oral.

Em primeiro lugar, a faixa etária afetada depende do vírus:

– Rotavírus: crianças

– Norovírus: crianças e adultos

– Astrovírus: Geralmente bebês e crianças pequenas

– Adenovírus 40 e 41: bebês

– Patógenos semelhantes ao coronavírus: bebês

– Epidemias locais podem ser observadas em crianças, especialmente durante a estação mais fria.

Os principais sintomas são vômitos e diarreia.

Sintomas comuns do rotavírus
Febre
Vômito
Diarreia
Dor abdominal
Perda de apetite
Desidratação

Nenhum tratamento específico é recomendado, mas cuidados de suporte, especialmente reidratação, são importantes.

A vacina contra o rotavírus, eficaz contra a maioria das cepas patogênicas, faz parte do calendário de imunização recomendado para crianças pequenas. A lavagem das mãos e boas práticas de higiene podem ajudar a prevenir a propagação.


Infecções exantemáticas

Alguns vírus causam apenas lesões na pele (como no molusco contagioso e nas verrugas ); outros podem causar manifestações sistêmicas ou lesões cutâneas em diversas áreas da superfície corporal.

A transmissão geralmente ocorre de pessoa para pessoa; o portador de alfavírus é o mosquito.

Pelo menos 5 vírus específicos (vírus da hepatite A, B, C, D e E) podem causar hepatite ; cada um causa um tipo específico de hepatite. O vírus da hepatite D só pode infectar se houver hepatite B. A transmissão pessoa a pessoa ocorre pelo contato com sangue ou secreções infectadas e pela via fecal-oral na hepatite A e E (genótipos 1 e 2).

Outros vírus também podem infectar o fígado como parte de seu processo patológico. Exemplos comuns são o citomegalovírus, o vírus Epstein-Barr e o vírus da febre-amarela. Exemplos menos comuns são os vírus de ecovírus, coxavírus e herpes simples, sarampo, rubéola e varicela.


Infecções neurológicas

A maioria dos casos de encefalite é causada por vírus. 

Sintomas de encefalite
Dor de cabeça
Febre
Náuseas e vômitos
Fadiga
Confusão
Convulsões
Sensibilidade à luz
Torcicolo

A infecção de humanos por muitos desses vírus ocorre através da picada de artrópodes hematófagos, principalmente mosquitos e carrapatos; esses vírus são chamados arbovírus (vírus transmitidos por artrópodes). Para tais infecções, a prevenção inclui evitar picadas de mosquitos (mosquitos) e carrapatos.


Febre hemorrágica

Um conjunto de distúrbios conhecidos como febre hemorrágica é causado por muitos vírus. A dengue, uma doença hemorrágica contraída com mais frequência, é transmitida por mosquitos. As febres hemorrágicas Ebola, Marburg, Lassa e Crimeia-Congo estão entre outras. Febre, dores de cabeça terríveis e sangramento da boca, nariz e olhos são sintomas dessas infecções. Esses vírus em alguns casos têm o potencial de ser fatais.

O tipo de vírus que produz a doença determina os sintomas da febre hemorrágica. Os sintomas geralmente incluem febre alta, dores de cabeça excruciantes, desconforto muscular, náuseas, vômitos e erupções cutâneas.

Outros sinais podem incluir sangramento da boca, nariz e estômago, bem como diarreia e dor abdominal. O vírus pode ocasionalmente resultar em falência de órgãos e até em morte.

Sintomas de febre hemorrágica incluem:

  • Febre alta
  • Forte dor de cabeça
  • Torcicolo
  • Náuseas e vômitos
  • Dores musculares e articulares
  • Erupção cutânea
  • Sensibilidade à luz
  • Sangramento pelo nariz, boca e gengivas
  • Dor abdominal
  • Diarreia
  • Pressão arterial baixa

O tipo de vírus que produz a febre hemorrágica determina o tratamento adequado. O tratamento consiste em cuidados de suporte, como administração de fluidos para evitar a desidratação e administração de medicamentos para baixar a temperatura e a dor.

Alguns tipos de febre hemorrágica também podem ser tratados com medicamentos antivirais. Para oferecer cuidados de suporte, a hospitalização pode ser necessária.

Se você acha que pode ter uma febre hemorrágica, é importante obter ajuda médica o mais rápido possível.

Prevenção

Os vírus se espalham de maneiras diferentes, dependendo do vírus. A hepatite C, uma doença hepática, se espalha através do fluido corporal. Por outro lado, a gripe se espalha pelo contato com o vírus deixado em um objeto, como um telefone, ou por gotículas no ar, se alguém com gripe espirrar ou tossir na sua frente. 

Nem todas as infecções virais podem ser prevenidas, mas você pode reduzir o risco de contrair um vírus de algumas maneiras:

  • Mantenha-se atualizado com todas as vacinas recomendadas, mesmo para adultos
  • Lave as mãos com frequência
  • Evite contato com pessoas doentes
  • Não compartilhe itens pessoais
  • Tenha uma dieta saudável. A desnutrição, não consumir nutrientes suficientes para suas necessidades, pode diminuir a capacidade do seu corpo de combater infecções.


Tratamento de viroses

virose

As infecções virais são geralmente tratadas gerenciando os sintomas. Isso significa usar analgésicos de venda livre para aliviar a dor e reduzir a febre, descansar para a fadiga etc., até que o vírus desapareça. 

Os próprios vírus não são fáceis de tratar. Por exemplo, o tratamento da hepatite C envolve um regime de medicação rigoroso por várias semanas até alguns meses antes que o vírus seja eliminado do seu corpo. 

Outros vírus não têm cura, mas os medicamentos podem acelerar a cura se forem tomados cedo o suficiente após a exposição ao vírus. 

Estes incluem medicamentos para gripe e herpes zoster. Medicamentos para outros vírus, como o HIV, mantêm o vírus sob controle, mas não são uma cura. Eles podem impedir que o vírus se replique e cause mais danos.


Complicações de viroses

virus mascaras

Às vezes, as pessoas com infecções virais, como a gripe, podem desenvolver infecções bacterianas graves, além da infecção viral. Por exemplo, a gripe e outras doenças virais respiratórias podem levar à pneumonia.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail