Ocultar

Mitos e verdades sobre gripe e resfriados


mulher gripadaO período em que estamos é uma temporada seca, sem chuva, e quem sofre com isso é a nossa saúde. Pois essas condições são ideais para a circulação de  doenças, e é bem nesta época que o vírus da gripe começa a circular de forma mais intensa.

Entre  um espirro, uma febre baixa e uma alta, especialistas esclarecem que os sintomas  de gripe e resfriado podem ser muito parecidos, mas são coisas distintas e diante disso resolvemos esclarecer  alguns mitos e verdades que cercam o assunto.

 

  • Gripe é uma coisa resfriado é outra?

VERDADE – A gripe se diferencia do resfriado comum, principalmente pelo quadro de febre e mal estar, dor muscular e prostração que estão presente em quadros gripais.

  • Posso adoecer se ficar perto de uma pessoa gripada ou resfriada?

VERDADE – A gripe é transmitida principalmente por gotículas que eliminamos durante a tosse ou espirro e por contato com superfícies contaminadas por estas gotículas. É muito frequente colocarmos a mão na boca, ouvido, nariz, e se sua mão estiver contaminada após tocar em superfícies não limpas estes vírus podem ser levados à mucosas da boca ou nariz e assim desenvolvermos a doença.

  • A vitamina C ajuda na prevenção da gripe?

MITO – Alimentos que contém vitamina C não têm influencia na aquisição de gripes. O que faz diferença, na recuperação de doenças, é uma boa alimentação e hábitos saudáveis de vida, como exercícios físicos e alimentação pouco industrializada.

  • Se expor à friagem ajuda a pegar gripe?

PARCIALMENTE VERDADE – Mudanças bruscas de temperatura podem levar à alterações na imunidade local da orofaringe e região nasal e podem favorecer a aquisição e desenvolvimento de quadro virais,portanto não é mito que mudanças de temperatura provocam gripe.

  • A vacina contra a gripe garante que não terei mais gripe?

MITO – A vacina contra gripe alcança proteção em torno de 80%, e deve ter reforço anual, portanto a vacinação não garante que não terei gripe, porém é bem melhor garantirmos os 80% de proteção e não os 100% de chance de termos uma gripe.   

  • Não há vacina contra resfriado?

VERDADE – Não há vacina contra o resfriado comum, só contra a gripe

  • Beber muita água é o melhor remédio para melhor o quadro?

VERDADE – durante o quadro gripal a hidratação é fundamental pois há fluidificação das secreções e maior facilidade de eliminação delas. 

* Respostas da Dra. Eloisa Ayub, infectologista do Hospital e Maternidade Assunção

Comentários

2 Respostas para “Mitos e verdades sobre gripe e resfriados”
  1. Bruna disse:

    Muito esclarecedor esse artigo sobre gripes e resfriados.

Comente

Deixe aqui sua opinião...