10 doencas que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as maos

importancia lavar as maos

Depois do surto da COVID-19 nos últimos anos, as pessoas começaram a valorizar mais o simples ato de lavar as mãos.

As mãos são uma das partes mais sujas do corpo humano, porque está sempre em contato com alguma coisa… corrimões, maçaneta de porta, barras de apoio no ônibus, banheiros públicos…. e como muitas pessoas passam as mãos nessas estruturas, a quantidade de vírus, bactérias e fungos circulando por ali é enorme!

Até mesmo o celular, um item pessoal, é estimado em conter até 10x mais bactérias do que vasos sanitários. E muitos desses germes podem causar doenças nos seres humanos. Por isso, é fundamental o ato de lavar as mãos.

O ato de lavar as mãos é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos contra epidemias. Conheça abaixo 10 doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos.


importancia lavar as maos


1. Hepatite A

O vírus da hepatite A é eliminado nas fezes. Por isso, quando as mãos não são higienizadas apropriadamente, o vírus pode ficar nas estruturas tocadas pela pessoa contaminada e ser transmitida ao próximo indivíduo que tocar o mesmo local. Além disso, alimentos contaminados podem contagiar a próxima pessoa através da ingestão.  

Dentre os principais sintomas dessa doença destacam-se a ânsia, vômito, olhos e pele amarelados, urina escura e dor abdominal.

Para evitar o contágio, é fundamental realizar a lavagem correta das mãos. Além disso, recomenda-se a higienização correta de frutas e legumes antes do consumo e a esterilização de utensílios para fazer as unhas.


2. Conjuntivite

Diversos fatores podem causar a conjuntivite, desde alergias a poluentes e ao cloro de piscina, até vírus e bactérias. Quando causada por estes últimos, ela é contagiosa.

Dentre os principais sintomas, destacam-se olhos vermelhos e sensíveis, inchaço nas pálpebras, sensação de ter algo incomodando os olhos, coceira e secreção.  

A principal forma de evitar a conjuntivite é evitar o contato e o compartilhamento de objetos com alguém contaminado. Além disso, evite coçar os olhos sem lavar as mãos. É por isso que esse ato do cotidiano é tão importante para evitar o contágio pela conjuntivite.


3. Herpes

O herpes é uma doença causada pelo vírus Herpes simplex. Apesar do contato poder acontecer logo no início da infância, nem sempre a doença se manifesta no mesmo momento. Geralmente, o herpes causa sintomas aparentes na fase adulta ou quando há uma alta queda da imunidade.

Dentre os principais sintomas, destacam-se a coceira e ardência no local da lesão, bolhas que podem evoluir para uma ferida.

A maneira mais eficiente de evitar a doença é a vacinação. No entanto, é importante evitar o contato com pessoas que apresentam sinais aparentes de herpes, principalmente beijar e tocar, além da pessoa já infectada poder afetar outro local do corpo. Portanto, a lavagem das mãos com água e sabão é importante para evitar a contaminação pelo herpes.


4. Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa grave que é causada por um vírus. Ela é transmitida através do contato com secreções da pessoa infectada.

Os principais sintomas do sarampo são afebre, tosse, nariz entupido ou escorrendo, irritação nos olhos e mal-estar intenso.

Como o contato é via secreções da pessoa contaminada, a lavagem das mãos é fundamental para evitar a dispersão do vírus. No entanto, a melhor maneira de evitar o contágio é a vacinação.


5. Gripe

A gripe comum é causada pelo vírus Influenza e sua principal via de transmissão é a respiratória. No entanto, ela também pode ser adquirida pelo contato das mãos com secreções respiratórias, ou pelo contato direto com outras pessoas, ou indireto.

Dentre os principais sintomas da gripe destacam-se a febre, dor de garganta, coriza e dor de cabeça.

Para evitar o contágio, a lavagem frequente das mãos é fundamental, assim como evitar locais fechados e limpar superfícies com água e sabão ou com produtos à base de álcool.


lavar as maos


6. Covid-19

A covid-19 é causada por um vírus e sua transmissão ocorre via direta ou indireta, assim como a gripe.

Dentre os sintomas da doença, podemos citar a tosse frequente, o cansaço, dor de cabeça, ânsia, dor no corpo.

Uma das principais formas de evitar o contágio é a lavagem frequente das mãos com água e sabão, ou desinfetá-la com álcool. Além disso, é fundamental a limpeza de superfícies e evitar locais aglomerados.


7. Tuberculose

A tuberculose é uma doença causada por bactérias e afeta principalmente os pulmões. A transmissão acontece via contato direto com secreções de uma pessoa para outra.

Os sintomas mais comuns são a tosse seca contínua no estágio inicial, que evolui para uma tosse com secreção e depois se transforma em uma tosse com pus ou sangue. Além disso, a pessoa infectada apresenta cansaço excessivo, febre, falta de apetite, sudorese, perda de peso e fraqueza. Nos estágios mais avançados e graves da tuberculose, a pessoa pode apresentar dificuldade de respirar, eliminar grande quantidade de sangue, e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão).

Por ser transmitido de pessoa a pessoa, uma das melhores formas de evitar o contágio é a lavagem adequada das mãos e evitar locais com alta aglomeração de pessoas. Além disso, é fundamental a vacinação das pessoas com a vacina BCG.


8. Poliomelite

A poliomielite é outra doença altamente infecciosa e causada por um vírus que pode ser evitada com o ato de lavar as mãos apropriadamente. O vírus da poliomelite invade o sistema nervoso e pode levar a paralisia total da pessoa infectada dentro de horas.

O vírus é transmitido via fecal-oral ou através da ingestão de água ou alimentos contaminados, embora essa segunda forma de transmissão seja menos frequente.

O maior problema dessa doença é que a pessoa infectada não apresenta sintomas no início da contaminação e o estágio avançado pode levar a paralisia dos membros e a morte.

A melhor maneira de prevenir a infecção é tomar a vacina contra a poliomielite. No entanto, a lavagem adequada das mãos evita o contágio, uma vez que este costuma ocorrer via oral-fecal.


9. Rotavírus

Este vírus é transmitido via fecal-oral, pelo contato direto entre as pessoas, através do compartilhamento de utensílios, ingestão de água ou alimentos contaminados.

Os principais sintomas dessa doença são vômito, febre, coriza e tosse.

Por ser transmitido via fecal-oral, é primordial a lavagem adequada das mãos principalmente após ir ao banheiro.


10. Salmonela

A salmonela é causada por bactérias.

Dentre os principais sintomas, destaca-se a diarreia, náusea e vômito.

A principal forma de evitar essa doença é lavar bem as mãos, principalmente após usar o banheiro. Além disso, é necessário higienizar os alimentos adequadamente e consuma apenas água tratada para beber e preparar alimentos.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail