Exercícios aeróbicos ou musculação: qual é o melhor para emagrecer?

Você deve saber que existe uma diferença bem grande entre fazer exercícios aeróbicos e musculação, cada uma tem suas qualidades e você deve analisar os prós e contras e escolher a melhor opção para você.

Nós vamos mostrar aqui um pouco do que cada um faz em relação ao emagrecimento, os benefícios e o tempo que você vai gastar para alcançar seus objetivos.

Exercício Aeróbico

Vamos começar pelos exercícios aeróbicos, o que é isso afinal? É muito simples, esses são os exercícios que trabalham grande quantidade dos grupos musculares como correr, nadar, pedalar e até andar, esses são apenas alguns exemplos dos exercícios aeróbicos. Os movimentos nesse tipo de atividade física são mais rápidos, ele usa o oxigênio no processo de geração de energia para os músculos.

Esse tipo de exercício trás muitos benefícios para o organismo como diminuir a chance de doenças cardiovasculares e respiratórias.

O bom do exercício aeróbico é que conseguimos suportar por mais tempo sem ficar cansado e fatigando, correr, por exemplo, é um exemplo desse exercício que faz muito bem para o corpo e não deixa o atleta tão casando. Mas é claro que isso vai depender do atleta e do seu preparo. Assim que você se acostuma e a atividade já faz parte da sua rotina é possível melhorar o condicionamento físico.

É importante que você saiba que vai conseguir queimar as reservas de gordura do seu corpo apenas com exercícios aeróbicos de longa duração.

Para que você entenda melhor e descubra qual a melhor opção para emagrecer vamos mostrar como o exercício aeróbico atua na queima de gordura. Quando pratica esse exercício, as células musculares consomem uma quantidade maior de oxigênio para produzir energia.

Já falamos que para conseguir a queima de gordura é necessário fazer um tempo maior de exercício, isso porque no primeiro momento do treino o corpo exige bem mais energia e tem mais tempo para produzir. A glicose transforma-se em ácido pirúvico e produz a enzima Aacetil-coA, essa enzima reage com o oxigênio da respiração e produz muito mais ATP que é uma molécula que armazena energia.

Como a glicose é muito importante para o corpo ele deixa de usa-la em grande quantidade e passa a usar as moléculas de gordura, por isso o exercício aeróbico consome gordura dos músculos e também de outras áreas do corpo.

Além de consumir bastante gordura o exercício aeróbico também trás outros benefícios para o corpo como diminuição da pressão arterial, fortalecimento dos músculos que trabalham na respiração, fortalecimento e aumento do músculo cardíaco, elevação do número de células vermelhas no sangue, tonificação de toda a musculatura, melhoria da circulação sanguínea, entre outros.

O exercício aeróbico é muito bom para a saúde e vai te ajudar a emagrecer bastante, mas antes de dizer qual é realmente o melhor para emagrecer vamos conhecer um pouco sobre a musculação.

Musculação

Ela é famosa nas academias, qualquer pessoa que frequenta uma academia já fez ou faz exercícios de musculação, elas não são tão legais como os exercícios aeróbicos. Pode ter certeza que correr ou nadar é bem mais legal e motivador que levantar peso, mas será que além de legal e motivador o aeróbio ajuda a emagrecer mais que a musculação?

A musculação é conhecida também como treino anaeróbico, ele também tem bastantes benefícios para o corpo, como melhora do funcionamento do sistema cardiovascular,  coração, pulmão, entre outros. Geralmente esse tipo de exercício é muito usado para desenvolver a força do atleta, ele contribui bastante para desenvolver a performance em outras atividades.

Na musculação o indivíduo também emagrece, muitas pessoas pensam que com a musculação não é possível emagrecer por causa do aumento da massa magra, mas não é bem assim. Existe uma perda da porcentagem de gordura, mas também ganho de massa magra e por isso algumas pessoas não veem a diferença na balança, quando existe muita gordura para perder é mais fácil perceber essa diferença.

Isso é bom até porque ninguém quer emagrecer e ficar flácido e fraco, emagrece não pode ser o seu único objetivo. Na verdade o ideal é aliar a atividade aeróbica que faz perder bastante gordura e a musculação que também faz perder um pouco de gordura, mas dá força, massa magra e fortalece bastante os músculos para não ficar flácido.

Nossa dica é ter sempre o acompanhamento de um profissional, ele vai analisar seu caso e preparar os exercícios físicos que vão te ajudar a perder mais peso. Mas antes disso é importante visitar um médico para saber como anda a saúde e até um nutricionista para melhorar sua alimentação. Você precisa saber que a alimentação é muito importante na perda de peso, não adianta fazer exercício físico e não se alimentar direito, da mesma forma que não adianta cuidar apenas da alimentação e não se exercitar.

Depois que você visitar o médico e descobrir o seu peso ideal e quanto você precisa perder é só procurar uma academia ou um profissional de educação física. Ele vai preparar os exercícios que vão te ajudar como já falamos, e não se preocupe, na academia você vai ter os dois tipos de exercícios, tanto o aeróbio quanto o anaeróbico. Isso porque você pode correr na esteira, fazer bicicleta, nadar e também fazer a musculação levantando peso e fortalecendo sua musculatura.

Os dois tipos de exercício emagrecem muito, eles vão trabalhar bem individualmente e você vai conseguir emagrecer de qualquer maneira, mas se você aliar os dois exercícios as vantagens serão bem maiores. Por isso quando alguém te perguntar que tipo de exercício ajuda a emagrecer mais, mostre para ela que existem vantagens nos dois tipos e que é possível fazer os dois e aproveitar mais ainda.

image 2

Para comprovar o que estamos falando vamos mostrar duas pesquisas realizadas para mostrar um pouco sobre os benefícios desses exercícios. Um estudo realizado pelo HEARTY foi feito com cerca de 300 adolescentes com sobrepeso, o estudo mostrou que os dois tipos de exercícios ajudam no emagrecimento se forem feitos isoladamente.

Mas o estudo também mostrou que a perda de gordura é maior quando é o indivíduo faz os dois treinamentos. A outra pesquisa foi feita na New York Obesity Nutrition Research Center, eles mostraram que os treinos feitos com acompanhamento diário por um profissional ajudou a perder 7% mais peso comparado ao grupo que não teve essa orientação.

Por isso faça os dois tipos de exercícios e tenha o acompanhamento de um profissional para ter ainda mais benefícios e emagrecer realmente.

Não deixe de compartilhar com outras pessoas esse artigo, ter essas informações é importantes e não são todos os médicos que indicam os dois tipos de exercícios para os pacientes, pois não tem conhecimento do benefício que eles trazem.

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. João Arthur Ferreira

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail