Dor Lombar Tensional – Tensão e rigidez na coluna

A Tensão lombar, lombalgia, é um fato da vida. Quase todo mundo vai sofrer com isso mais cedo ou mais tarde. Uma das principais causas de dor nas costas, aguda ou crónica, é a tensão lombar[1]Urits I, Burshtein A, Sharma M, Testa L, Gold PA, Orhurhu V, Viswanath O, Jones MR, Sidransky MA, Spektor B, Kaye AD. Low back pain, a comprehensive review: pathophysiology, diagnosis, and treatment. … Continue reading.

A dor lombar tensional é um problema prevalente que afeta inúmeras pessoas. É definida como dor lombar causada por problemas nos músculos, ligamentos, articulações ou discos da coluna. É um problema generalizado que pode variar de leve a grave.

Dor lombar mecânica é caracterizada por dor, rigidez e dor na parte inferior das costas, geralmente exacerbada pelo movimento. Fisioterapia, mudanças no estilo de vida, medicamentos e, em alguns casos, cirurgia podem ser usados para tratar a lombalgia mecânica.


Dor lombar: o que você precisa saber

A dor lombar tensional é uma condição comum e autolimitada que afeta uma grande porcentagem da população. Estima-se que 90% das pessoas com lombalgia se recuperarão em 3-4 meses sem tratamento, enquanto 70% se recuperarão em 1 mês sem tratamento e 50% se recuperarão em duas semanas sem tratamento.

No entanto, a taxa de recorrência de lombalgia é extremamente alta, com cerca de 60% dos indivíduos experimentando outro episódio de lombalgia dentro de 3 a 6 meses. Além disso, os 10% restantes de indivíduos com lombalgia que não respondem aos cuidados conservadores, como fisioterapia, são os casos mais desafiadores que não melhoram naturalmente e são comumente vistos por médicos e fisioterapeutas.

É importante notar que a lombalgia inespecífica é responsável por mais de 90% dos indivíduos que procuram cuidados primários, o que significa que a maioria das pessoas com lombalgia pode se beneficiar do tratamento conservador (analgesia e fisioterapia).


Causas de dor lombar e tensão muscular

dor miofascial

Existem inúmeras causas potenciais de tensão muscular, dor miofascial na região lombar e glúteos. As causas mais prevalentes de tensão muscular são o uso excessivo, má postura, alongamento insuficiente e ergonomia inadequada[2]Nourbakhsh MR, Arab AM. Relationship between mechanical factors and incidence of low back pain. Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy. 2002 Sep;32(9):447-60..

O uso excessivo do músculo ocorre frequentemente quando o músculo é usado excessivamente ou repetidamente. Os músculos podem ficar sobrecarregados devido à má postura, resultando em tensão e dor. Alongamento inadequado também pode resultar em dor e músculos tensos.

A ergonomia inadequada, como sentar em uma cadeira com assento ou ângulo das costas inadequados, também pode causar tensão na região lombar e nos glúteos.

Outras causas potenciais de tensão muscular lombar e glútea e dor miofascial incluem:

Em alguns casos, pode ser difícil identificar a causa da tensão muscular e da dor miofascial na região lombar e nos glúteos. É fundamental procurar atendimento médico para identificar a origem da dor e receber o tratamento adequado.


Causas – pensando na anatomia da coluna vertebral

A dor lombar é uma condição comum que pode ter muitas causas subjacentes. É difícil determinar uma origem patoanatômica devido à taxa de achados falso-positivos em estudos de imagem.

Mesmo quando anormalidades estão presentes, muitas vezes é difícil estabelecer uma causa e efeito direto entre o achado patológico e a condição do paciente.

Aqui estão alguns dos mecanismos potenciais que podem causar dor lombar e referida na extremidade:

  • Músculos
  • Ligamentos
  • Dura-máter
  • Raízes nervosas
  • Articulações zigapofisárias
  • Fibrose do anel
  • Fáscia toracolombar
  • Vértebras

Devido à taxa de achados falso-positivos em exames de imagem, a associação entre queixas clínicas e exame anatomopatológico concomitante com achados radiológicos deve ser considerada com cautela.

Além disso, mesmo quando anormalidades estão presentes, estabelecer uma causa e efeito direto entre o achado patológico e a condição do paciente é difícil e, na maioria das vezes, não ajuda no tratamento do paciente.

As características físicas do trabalho e os aspectos psicológicos do trabalho podem ser mais importantes do que as anormalidades do disco identificadas por ressonância magnética. Diagnosticar com precisão a causa da dor lombar continua a ser um desafio, e é importante considerar todas as causas potenciais ao diagnosticar e tratar pacientes com dor lombar.

dor lombar gravidez cama

Como são os sintomas da lombalgia

SINDROME DOLOROSA MIOFASCIAL GLUTEO

Os sintomas principais da dor lombar incluem:

  • Dor nas nádegas e nas pernas, muitas vezes na parte posterior da coxa.
  • Dor que se agrava quando há flexão, alongamento, tosse ou espirros.


Outras queixas e sintomas incluem:

Sintoma de dor lombarDescrição
Dor na região lombarDor dolorida ou em queimação na parte inferior das costas, que pode ser acompanhada por espasmos musculares, rigidez e dificuldade de movimentação.
Dor nas nádegasDor aguda, aguda ou ardente nas nádegas, que pode ser acompanhada de dormência e fraqueza nas pernas.
Dor nas pernasFormigamento, queimação ou dor nas pernas, que pode ser acompanhada por cãibras e espasmos musculares.
Rigidez na parte inferior das costasDificuldade em dobrar e endireitar a região lombar ou sentir-se “preso” em uma posição curvada ou torcida.
Amplitude de movimento limitadaDificuldade em dobrar, girar ou alcançar a parte inferior das costas, que pode ser acompanhada de dor ou rigidez.
Dor nos quadrisDor dolorida ou em queimação nos quadris, que pode ser acompanhada por rigidez, amplitude de movimento reduzida e dificuldade para caminhar.
Dor nos pésFormigamento, queimação ou dor nos pés, que pode ser acompanhada de dormência e fraqueza.
Dor ao sentarDor aguda, em pontada ou em queimação ao sentar, que pode ser acompanhada de dificuldade para se levantar.

Uma vez que alguns sintomas de tensão lombar são semelhantes aos de condições mais graves, é importante ser examinado por um médico.

Qualquer dormência e fraqueza nas pernas, ou problemas intestinais e da bexiga, podem ser um sinal de danos nos nervos – e precisa de atenção médica imediata.


Avaliação e diagnóstico de Tensão Lombar

Para realizar o diagnóstico da tensão lombar, seu médico fará um exame cuidadoso.

Etapas para avaliação e diagnóstico incluem:

  • Avaliar e entender completamente seus sintomas e quaisquer tratamentos que você tenha feito no passado.
  • Realização de um exame físico para verificar sua amplitude de movimento e quaisquer áreas sensíveis.
  • Solicitação de exames de imagem, como radiografias e ressonâncias magnéticas, para avaliar a coluna e quaisquer condições subjacentes.
  • Encaminhar a um especialista para avaliação e diagnóstico adicionais.
  • Prescrever medicamentos para ajudar a controlar a dor e a inflamação.
  • Encaminhar para fisioterapia para ajudar a fortalecer e alongar os músculos da região lombar.
  • Recomendação de mudanças no estilo de vida, como dieta, exercícios e controle do estresse.
  • Discutir possíveis intervenções cirúrgicas, se necessário (raro).

Você pode também precisar de raios-x, ressonância magnética da coluna lombossacra, bacia e/ou quadris, e Tomografia Computadorizada[3]Koes BW, Van Tulder M, Thomas S. Diagnosis and treatment of low back pain. Bmj. 2006 Jun 15;332(7555):1430-4..

ExameDiagnóstico de lombalgia
Raio-XAvalia a coluna quanto a fraturas, degeneração ou estreitamento do canal vertebral.
Ressonância MagnéticaAvalia tecidos moles, nervos e outras estruturas da coluna vertebral. Avalia discos (hérnia de disco), canal medular (estenose), alinhamento vertebral.
Tomografia ComputadorizadaFornece imagens detalhadas da coluna vertebral e estruturas adjacentes. Avalia estrutura óssea, articulações, alinhamento vertebral. Afasta fraturas não visualizadas no Raio-X
EletroneuromiografiaAvalia a função nervosa e muscular na parte inferior das costas. Útil para avaliação de dor irradiada para quadril ou pernas, para afastar comprometimento nervoso.

Estes exames extras só serão necessários se a dor não for embora por si mesma ou com tratamento convencional.


Outras causas de dor lombar

PatologiaDescrição
Hérnia de discoUma hérnia de disco ocorre quando um dos discos entre as vértebras da coluna se rompe, causando pressão nos nervos da área.
Estenose EspinhalEstreitamento do canal espinhal que pode causar pressão na medula espinhal e nos nervos que percorrem a coluna.
Síndrome da Articulação FacetáriaA síndrome da articulação facetária é causada pelo desgaste nas articulações facetárias da coluna, o que pode causar dor e rigidez.
CiáticaA ciática é causada pela compressão do nervo ciático, que pode causar dor na parte inferior das costas, nádegas e na perna.
Doença degenerativa do discoCondição na qual um disco entre as vértebras da coluna se quebra com o tempo, resultando em dor e desconforto (discopatia).

Bandeiras vermelhas – sinais de dor inflamatória ou outras causas mais severas de dor lombar

Quando se trata de avaliar pacientes com dor nas costas, é importante ficar atento a possíveis sinais de alerta. Embora apenas cerca de 1% dos problemas musculoesqueléticos na atenção primária sejam devidos a condições graves, como infecção da coluna vertebral, síndrome da cauda equina, fratura da coluna vertebral e câncer, é importante considerar essas condições como diagnósticos diferenciais quando a condição de um paciente não está melhorando ou está piorando.

Red flags são sinais e sintomas que podem indicar uma condição mais grave e devem ser identificados durante a avaliação subjetiva e objetiva do paciente.

A seguir estão as bandeiras vermelhas comuns a serem observadas:

Outros pontos a serem considerados incluem a presença ou ausência de trauma – pode haver uma fratura ou risco de fratura osteoporótica? A dor poderia ser proveniente de órgãos viscerais, como um aneurisma da aorta abdominal ou do rim?

É essencial estar ciente desses sinais de alerta ao examinar pacientes com dor nas costas, pois eles podem ser indicativos de uma condição mais séria.


Tratamento inicial (em casa) de Dor e Tensão Lombar

liberacao miofascial

A tensão lombar pode ser uma lesão dolorosa. A boa notícia é que na maioria dos casos, ela se cura sozinha com o tempo.  Para deixar a cura mais rápida você pode:

  • Passar Gelo nas costas para reduzir a dor e inchaço, logo que você se machucar. Repetir o processo por 20-30 minutos a cada 3-4 horas durante 2-3 dias. Você também pode passar gelo após atividades físicas.
  • Aplicar calor nas suas costas – mas só depois de 2-3 dias passando gelo. Use calor nas costas apenas após o inchaço inicial diminuir. Você pode usar uma bolsa elétrica de aquecimento, uma garrafa de água quente ou ainda pode apenas mergulhar em um banho quente.
  • Tomar analgésicos ou outros medicamentos, se recomendado pelo seu médico.  Anti-inflamatórios não esteróidais (AINEs), como ibuprofeno, ou diclofenaco (também presentes no torsilax), ajudarão com menor dor nas costas e inchaço. No entanto, estes medicamentos podem ter efeitos colaterais. Elas devem ser utilizadas apenas ocasionalmente, a menos que seu médico diga especificamente o oposto. Analgésicos e relaxantes musculares podem ser necessários.
  • Use uma cinta lombar ou colete (por poucos dias). Pergunte ao seu médico ou terapeuta em primeiro lugar, mas considere a obtenção de um cinto ou colete para adicionar suporte as costas. Use-o apenas por um curto prazo ou para suportar peso ou levantamento repetitivo.
  • Faça fisioterapia para ganhar força, caso o médico recomende.  Não fique na cama ou no sofá o dia todo. Isso vai fazer com que você piore.
  • Mantenha um bom tônus muscular em seu abdômen e parte inferior das costas. Fortalecimento muscular, yoga e pilates podem ajudar.

Não importa o que as pessoas lhe digam, repouso no leito não funciona. As pessoas costumavam pensar que o melhor tratamento para tensão lombar era repousar sobre as costas até se sentirem melhor. Estudos mostram que isto não ajuda.

Na verdade, após descansar por um ou dois dias, você deve começar a fazer exercícios leves.

Quando a dor da minha lombalgia irá melhorar?

O tempo de recuperação depende da gravidade da tensão lombar.  Os casos leves podem se resolver em poucos dias.  Já os casos mais graves podem levar várias semanas.  Lembre-se que todos se curam em velocidades diferentes.

Uma vez que a dor nas costas tenha passado, seu médico provavelmente vai querer que você comece a realizar exercícios regularmente. Isso vai fazer com que os músculos das costas fiquem mais forte e mais ágeis.  Isso irá ajudá-lo a se recuperar e reduzir suas chances de tensão nas costas no futuro.

O seu médico provavelmente vai solicitar que você pratique esportes de baixo impacto, como natação ou bicicleta ergométrica.

Faça o que fizer, não apresse as coisas. Não tente voltar ao seu nível anterior de atividade física até que:

  • Você possa se mover facilmente – sem rigidez – como fazia antes de sua lesão.
  • Você não sente dor quando se curva, anda, corre e salta.

Se você começar a se pressionar antes que sua tensão lombar esteja curada, você pode acabar com dor crônica nas costas e lesões permanentes.


Como dormir com dor lombar? Dicas úteis

EtapaDescrição
1Escolha a melhor posição para dormir para dores lombares. Dormir de lado com uma almofada entre as pernas ou de costas com uma almofada embaixo das pernas ajuda a manter a coluna alinhada e reduzir a dor nas costas. Outra opção: dormir de costas com uma almofada embaixo dos joelhos ajuda a distribuir o peso uniformemente e reduzir a pressão na coluna.
2Use um colchão ou colchão firme para dar suporte às suas costas.
3Use um travesseiro corporal ou uma toalha enrolada para apoiar a região lombar.
4Evite dormir de bruços. É a pior posição para alinhamento adequado da coluna vertebral.
5Evite dormir em uma cadeira ou sofá. O stress mecânico e alinhamento inadequado geram tensão excessiva desnecessária.
6Faça alguns alongamentos leves ou ioga antes de dormir para ajudar a relaxar os músculos. A ativação de alguns músculos pode melhorar a circulação local e relaxar.
7Invista em colchões e travesseiros de qualidade. Em média, passamos de 6 a 8 horas por dia dormindo. Um colchão e travesseiro de qualidade é essencial para sua saúde.

Como posso evitar a tensão lombar?

Aqui vão algumas dicas para evitar a tensão lombar:

Se você sentir qualquer dor lombar durante a atividade física, pare.

  • Se você sentir dor lombar dentro de um dia após acelerar o seu treino, vá com calma por alguns dias.
  • Se mantenha em forma. Exercite e estique os músculos das costas regularmente.
  • Evite dormir de barriga para baixo. Durma de costas ou de lado e use um travesseiro abaixo de seus pés.
  • Ao levantar algo pesado, dobre os joelhos, não a cintura.
  • Perca peso se você está acima do peso.
  • Adote uma boa postura. Sente-se ereto em cadeiras, com as costas contra a parte traseira da cadeira.

Recomendações iniciais

RecomendaçõesDescrição
GeloAplique compressas frias ou gelo envolto em uma toalha diretamente na área do espasmo muscular por 15 minutos de cada vez, várias vezes ao dia.
Terapia de calorAplique compressas térmicas ou bolsas de água quente diretamente na área do espasmo muscular por 15 minutos de cada vez, várias vezes ao dia.
AlongamentoRealize exercícios suaves de alongamento para melhorar a flexibilidade e a amplitude de movimento.
DescansarDescanse adequadamente e evite atividades que possam piorar a dor.
Medicamentos analgésicosMedicamentos analgésicos podem ajudar a estabilizar a dor
MassoterapiaReceba uma massagem para ajudar a relaxar os músculos e reduzir a tensão.
PosturaCertifique-se de manter uma boa postura ao sentar, levantar e caminhar para ajudar a reduzir a tensão nas costas.
ExercícioRealize exercícios de fortalecimento do núcleo para ajudar a fortalecer os músculos do abdômen e da região lombar.
Banhos quentes/friosTome banhos quentes/frios para ajudar a relaxar os músculos e aliviar a tensão.
FisioterapiaVisite um fisioterapeuta para um tratamento mais abrangente.

Quanto tempo leva para eu me recuperar da dor lombar?

O quanto mais cedo você buscar cuidados profissionais e for consistente com o seu programa de reabilitação prescrito, mais provável será que você tenha uma recuperação suave.

Há muitas variáveis que influenciarão o tempo de dor, podendo levar de 4 semanas a 6 meses.

É importante ter paciência e seguir os tratamentos e planos de reabilitação prescritos pelo seu médico, pois é o fator mais importante para a recuperação da dor mecânica nas costas.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Urits I, Burshtein A, Sharma M, Testa L, Gold PA, Orhurhu V, Viswanath O, Jones MR, Sidransky MA, Spektor B, Kaye AD. Low back pain, a comprehensive review: pathophysiology, diagnosis, and treatment. Current pain and headache reports. 2019 Mar;23(3):1-0.
2 Nourbakhsh MR, Arab AM. Relationship between mechanical factors and incidence of low back pain. Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy. 2002 Sep;32(9):447-60.
3 Koes BW, Van Tulder M, Thomas S. Diagnosis and treatment of low back pain. Bmj. 2006 Jun 15;332(7555):1430-4.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail