Meralgia Parestésica: queimação e dor na região anterior da coxa

alongamento meralgia parestesica

O que é meralgia parestésica?

A meralgia parestésica é uma neuropatia, ou seja, um transtorno do sistema nervoso. Mais especificamente, ela atinge um nervo na região anterior-lateral da coxa.

A palavra meralgia está construída por dois termos originários do grego: meros e algos. O primeiro significa parte e o segundo dor. Já parestesia é composta por para (se referindo a funcionamento anormal) e esthesia, que denota sensibilidade.[1]Grossman MG, Ducey SA, Nadler SS, Levy AS. Meralgia paresthetica: diagnosis and treatment. JAAOS-Journal of the American Academy of Orthopaedic Surgeons. 2001 Sep 1;9(5):336-44.

Essa condição clínica foi descrita em 1878 por Bernhardt (neuropatologista alemão) e depois renomeada em 1895 por Roth (neurologista russo). Por isso ela é também chamada síndrome de Berhhardt-Roth.

Vários nervos se projetam para o interior do corpo a partir da coluna vertebral. Um deles é o nervo cutâneo lateral femoral (NCLF). A função desse nervo é receber os estímulos sensoriais da parte anterior e lateral da coxa e levar esses estímulos ao cérebro, onde são interpretados[2]Patijn J, Mekhail N, Hayek S, Lataster A, van Kleef M, Van Zundert J. 20. Meralgia paresthetica. Pain Practice. 2011 May;11(3):302-8..

O nervo cutâneo lateral femoral deixa a coluna e faz um trajeto para a parte baixa do corpo. Partindo de algum ponto entre as vértebras lombares 1 e 3, o nervo cruza o osso ilíaco, passa sobre o músculo da coxa chamado sartório e se divide em dois ramos: anterior e posterior[3]Keegan JJ, Holyoke EA. Meralgia paresthetica: an anatomical and surgical study. Journal of Neurosurgery. 1962 Apr 1;19(4):341-5..

Se algum trecho desse nervo sofre um trauma físico ou está sob compressão, o nervo passa a transmitir impulsos nervosos de forma desordenada. Então, aparecem sensações desagradáveis.


Sintomas de meralgia parestésica

meralgia parestesica
Meralgia parestésica – dor e queimação na região anterior da coxa

A maioria dos acometidos por meralgia parestésica relata um ou mais desses sintomas:

  • Dor
  • Dormência ou formigamento
  • Coceira
  • Queimação ou sensação de frio.

Geralmente o problema aparece em uma das pernas. Porém, em cerca de 20% dos pacientes pode ser bilateral. A intensidade das sensações pode variar entre moderada até altamente desconfortável a ponto de incapacitar o indivíduo a realizar suas atividades rotineiras.


Dores secundárias

Área de Dor na Meralgia Parestésica - Dor na Coxa
Fonte: Ivins, Gregory. Annals of Surgery (2000)

Os pacientes podem ter dor secundária no quadril, joelho e panturrilha ao tentar modificar suas atividades para minimizar os sintomas.

Alguns portadores podem sentir dor também no joelho e na panturrilha. O motivo é que ao se movimentar, naturalmente o portador procura diminuir a dor colocando mais peso sobre outro músculo dos membros posteriores.


Posições que aliviam a dor na meralgia

Os sintomas podem ser exacerbados quando o quadril é estendido e os pacientes podem evitar ficar ereto ou podem ter dificuldade para dormir.

Sentar-se pode aliviar os sintomas em alguns pacientes, mas exacerbá-los em outros.

Eventualmente, pode não haver posição que forneça alívio.


Prevalência da meralgia parestésica

Dor e queimação na região lateral da coxa
Fonte: Cheatham et al. International Journal of Sports Physical Therapy (2013)

Esse problema costuma ser mais comum em adultos com idade entre 30 a 40 anos. Quando se trata da população como um todo, a meralgia parestésica aparece em 4,3 a cada 10.000 pessoas. Mas em se tratando de pacientes com diabetes, ela pode acometer 24,7 a cada 10.000 indivíduos[4]Parisi TJ, Mandrekar J, Dyck PJ, Klein CJ. Meralgia paresthetica: relation to obesity, advanced age, and diabetes mellitus. Neurology. 2011 Oct 18;77(16):1538-42..


Patogênese

Muitos casos de meralgia parestésica começaram a surgir em países desenvolvidos depois de 1970, época em que a laparoscopia foi introduzida. Essa técnica cirúrgica passou a ser usada em cirurgias de remoção de apêndice, de partes do cólon e de útero.

A suspeita é que o trânsito na região inguinal de artefatos cirúrgicos resultaria em algum trauma mecânico do nervo cutâneo femoral lateral. No entanto, mesmo em cirurgias convencionais (ortopédicas, parto por cesárea, retirada de hérnia e outras) pode ser que uma injúria seja inadvertidamente provocada no nervo.

Algumas condições e hábitos resultam em uma compressão do nervo cutâneo lateral femoral. Nesse caso existe um fator físico envolvido. Por exemplo, depois de se submeter a uma cirurgia bariátrica, a maioria dos pacientes perde peso.

Essa perda de peso pode predispor o paciente à meralgia parestésica. Isso porque a camada de tecido adiposo protetora da região da virilha diminui. Então, o nervo cutâneo femoral lateral está mais exposto a pressões mecânicas.

O excesso de peso ou mesmo o ganho natural de peso durante a gestação pode resultar em compressão desse nervo.

Outros exemplos de fatores que levam ao desenvolvimento da meralgia parestésica:

  • Uso frequente de cintos e de roupas muito apertadas
  • Lesão por cinto de segurança durante um acidente
  • Desenvolvimento de tumor na região abdominal
  • Diabetes não tratada
  • Obesidade (Índice de massa corpórea acima de 30)
  • Alcoolismo
  • Hipotireoidismo
  • Exposição frequente a chumbo

Causas mais raras de fatores de risco para meralgia parestésica, de acordo com a literatura médica[5]Harney D, Patijn J. Meralgia paresthetica: diagnosis and management strategies. Pain Medicine. 2007 Nov 1;8(8):669-77.

  • Degeneração da sínfise púbica
  • Dismetria de membros inferiores
  • Em crianças – sarcoma osteóide, osteotomia pélvica e fraturas pélvicas
  • Fatores metabólicos – intoxicação por chumbo
  • Lepra
  • Iatrogenia em procedimentos ortopédicos


O que é o nervo cutâneo femoral lateral?

sacro e coccix 1
Anatomia do Sacro e Cóccix

O nervo cutâneo femoral lateral faz parte do plexo lombar.

Funciona principalmente como um nervo sensorial e sua composição varia entre indivíduos com várias combinações diferentes de nervos lombares que se originam de L1 a L3.

Classicamente, a meralgia parestésica é descrita como uma síndrome de disestesia ou anestesia na distribuição do nervo cutâneo femoral lateral

Os sintomas podem ser leves e resolver-se espontaneamente ou podem limitar severamente o paciente por muitos anos.


Diagnóstico

A meralgia parestésica, embora descrita há muito tempo, ainda se caracteriza por ser de diagnóstico desafiador.

O histórico do paciente, que é avaliado através das descrições dos sintomas e de seus hábitos, além do exame do local, é de extrema importância.

O motivo do nervo estar sendo comprimido, no caso dele não ter sido lesado, precisa ser elucidado. Então, o médico poderá solicitar exames com o objetivo de descartar patologias que estejam provocando a compressão.

Alguns dos exames são:


Eletroneuromiografia para meralgia parestésica

O exame de eletromiografia consiste na disposição de eletrodos na forma de pequenas agulhas na coxa e no quadril. É pedido que o paciente realize alguns movimentos curtos afim de que os eletrodos detectem os sinais emitidos pelos músculos.

No exame de eletroneuromiografia, alguns sensores são colocados sobre a pele do paciente. Em seguida, ele recebe pequenos estímulos elétricos que ativam nervos e músculos. A resposta dessas estruturas é registrada pelos sensores e avaliada posteriormente.


Outros exames para afastar causas secundárias

Outros exames que podem ser necessários para eliminar doenças:

  • Exames de sangue para verificar se o paciente apresenta diabetes e/ou se uma gravidez ainda não percebida está em curso
  • Ultrassom abdominal: em mulheres esse exame indica a ocorrência de endometriose e outros transtornos ginecológicos
  • Ressonância magnética: é capaz de detectar tumores, processos inflamatórios

O exame de neurografia por ressonância magnética vem sendo desenvolvido e aperfeiçoado. Ele oferece uma imagem precisa dos nervos medulares. Segundo alguns estudos, a confiabilidade nos resultados atinge 90%. Porém, a rede de laboratórios de exames de imagens que o oferece ainda é bem restrita[6]Schestatsky P, Lladó-Carbó E, Casanova-Molla J, Álvarez-Blanco S, Valls-Solé J. Small fibre function in patients with meralgia paresthetica. Pain. 2008 Oct 15;139(2):342-8..

Após todas as alternativas serem descartadas, o exame que pode diagnosticar definitivamente a ocorrência de meralgia parestésica é o teste de bloqueio do nervo. Ao mesmo tempo, o desdobramento técnico desse exame corresponde a uma possibilidade de intervenção.

Com uma seringa, o médico injeta um anestésico em baixa concentração na região inguinal. Considera-se que o indivíduo é portador de meralgia parestésica se os sintomas cessam completamente dentro de 30-40 minutos.


Tratamento da meralgia parestésica

Estão disponíveis duas categorias de tratamento: conservador e cirúrgico. A maioria dos pacientes alcança uma melhora significativa ao se submeter ao tratamento conservador.

Tratamento inicial inclui


Opções de Tratamento Farmacológico para Dor Recorrente e Dor Crônica

  • Antidepressivos: Os antidepressivos tricíclicos demonstraram ser eficazes no tratamento da meralgia parestésica. Esses medicamentos funcionam bloqueando os sinais de dor que são enviados ao cérebro.
  • Opioides: Opioides, como a codeína, podem ser prescritos para reduzir a dor associada à meralgia parestésica. Esses medicamentos devem ser usados apenas a curto prazo e devem ser usados com cautela devido ao seu potencial de dependência.
  • Anticonvulsivantes: Anticonvulsivantes, como a gabapentina e pregabalina, podem ser prescritos para reduzir a dor do nervo associada à meralgia parestésica. Esses medicamentos funcionam diminuindo a atividade das células nervosas que estão enviando sinais de dor.
  • Tratamentos tópicos: tratamentos tópicos, como cremes de lidocaína, podem ser usados para reduzir a dor associada à meralgia parestésica. Esses medicamentos são aplicados diretamente na pele e podem proporcionar alívio a curto prazo.


Tratamento não farmacológico para Meralgia Parestésica

  1. Fisioterapia: A fisioterapia pode ajudar a fortalecer os músculos abdominais e restaurar a amplitude de movimento da área afetada. Exercícios como alongamento, fortalecimento e amplitude de movimento podem ajudar a aliviar a dor associada à meralgia parestésica.
  2. Acupuntura: A acupuntura é uma forma de medicina tradicional chinesa que envolve o uso de agulhas para estimular pontos no corpo. Isso pode ajudar a reduzir a dor associada à meralgia parestésica.
  3. Yoga: Yoga é uma forma de exercício que pode ajudar a alongar e fortalecer os músculos da área afetada. Isso pode ajudar a reduzir a dor associada à meralgia parestésica.
  4. Pilates: Pilates é uma forma de exercício que se concentra no fortalecimento dos músculos centrais. Isso pode ajudar a aliviar a dor associada à meralgia parestésica.
  5. Massagem: A massagem pode ajudar a reduzir a tensão e o estresse na área afetada. Isso pode ajudar a reduzir a dor associada à meralgia parestésica.
  6. Terapia de calor: A terapia de calor pode ajudar a reduzir a dor e melhorar a circulação na área afetada. Isso pode ajudar a reduzir a dor associada à meralgia parestésica.
  7. Terapia fria: A terapia fria pode ajudar a reduzir a inflamação e a dor associada à meralgia parestésica. O gelo pode ser aplicado por 15 minutos, em casos de dor aguda, na região anterior da coxa.
  8. Estimulação nervosa elétrica transcutânea (TENS): TENS é uma forma de estimulação elétrica que pode ajudar a reduzir a dor associada à meralgia parestésica.


Em casos de dor ou falha de tratamento – Bloqueio e infiltração para meralgia parestésica

O bloqueio de raiz nervosa é uma técnica de tratamento semelhante ao teste de bloqueio do nervo. Ela é um tipo especial de infiltração.

Nessa intervenção, o médico injeta na área pélvica um anestésico (associado ou não a corticosteroides, ou fármacos de outras classes). As infiltrações são realizadas em intervalos pré-definidos.


Vou precisar de cirurgia para meralgia parestésica?

Quando os sintomas não desaparecem com as técnicas do tratamento conservador, o que ocorre com baixa frequência, surge a possibilidade de cirurgia. Porém, ela se aplica somente aos casos de fator anatômico promovendo uma compressão do nervo cutâneo lateral femoral[7]Philip CN, Candido KD, Joseph NJ, Crystal GJ. Successful treatment of meralgia paresthetica with pulsed radiofrequency of the lateral femoral cutaneous nerve. Pain Physician. 2009 Sep 1;12(5):881-5..

A cirurgia não se aplica aos casos de trauma físico desse nervo. Esses casos ficam restritos à administração de medicamentos que aliviarão a dor e a alta sensibilidade.


Reabilitação de meralgia parestésica

Existem poucos estudos randomizados controlados na literatura.

Fisioterapia motora, com analgesia local (TENS, ultrassom, laser), exercícios de alongamento e fortalecimento são recomendados.

Ao avaliar a meralgia parestésica, os músculos a serem tratados incluem o músculo iliopsoas, o músculo reto femoral, o músculo sartório e o músculo tensor da fáscia lata. Esses músculos estão localizados na região do quadril e da coxa e podem ser tratados com terapia manual, alongamento e exercícios de fortalecimento para ajudar a reduzir a dor e melhorar a mobilidade.

Terapia manual, com manipulação local, para mobilização e manipulação da pelve, e liberação do reto femoral e iliopsoas pode ser realizado, associado a exercícios de alongamento para a musculatura do pélvica e do quadril. Exercicios de estabilização do core podem ser adicionados.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Grossman MG, Ducey SA, Nadler SS, Levy AS. Meralgia paresthetica: diagnosis and treatment. JAAOS-Journal of the American Academy of Orthopaedic Surgeons. 2001 Sep 1;9(5):336-44.
2 Patijn J, Mekhail N, Hayek S, Lataster A, van Kleef M, Van Zundert J. 20. Meralgia paresthetica. Pain Practice. 2011 May;11(3):302-8.
3 Keegan JJ, Holyoke EA. Meralgia paresthetica: an anatomical and surgical study. Journal of Neurosurgery. 1962 Apr 1;19(4):341-5.
4 Parisi TJ, Mandrekar J, Dyck PJ, Klein CJ. Meralgia paresthetica: relation to obesity, advanced age, and diabetes mellitus. Neurology. 2011 Oct 18;77(16):1538-42.
5 Harney D, Patijn J. Meralgia paresthetica: diagnosis and management strategies. Pain Medicine. 2007 Nov 1;8(8):669-77.
6 Schestatsky P, Lladó-Carbó E, Casanova-Molla J, Álvarez-Blanco S, Valls-Solé J. Small fibre function in patients with meralgia paresthetica. Pain. 2008 Oct 15;139(2):342-8.
7 Philip CN, Candido KD, Joseph NJ, Crystal GJ. Successful treatment of meralgia paresthetica with pulsed radiofrequency of the lateral femoral cutaneous nerve. Pain Physician. 2009 Sep 1;12(5):881-5.

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Andrew Seung Ho Park

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail