Ocultar

Campanha publicará fotos de peitos para conscientizar sobre o câncer de mama


A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lançou campanha nacional de prevenção ao câncer de mama que promete chamar a atenção. A iniciativa publicará fotos de peitos produzidas por internautas anônimas no hotsite “Eu Amo Meus Peitos”. A ideia é conscientizar as mulheres que basta ter peitos para entrar no grupo de risco da doença.

No Brasil, aproximadamente 50 mil novos casos surgem por ano. Desses, 10 mil resultam em mortes. A principal causa dessas mortes é o diagnóstico tardio, segundo a SBM. A importância de realizar exames preventivos é explicada pela sociedade de mastologistas da seguinte forma:

“Para ter uma ideia da importância do diagnóstico precoce, vamos fazer uma conta: sabe-se que um nódulo fatal tem, em média, mais de 3 cm. Sabe-se também que  o nódulo da mama demora em geral 8 a 10 anos para crescer 1 cm. Ou seja, muitas mulheres passam mais de 20 anos convivendo com a doença sem tratamento ou acompanhamento.”

O diagnóstico precoce pode ser adquirido através do autoexame, onde a mulher usa sua própria mão para descobrir caroços nos seios, e a mamografia, que possibilita a detecção de nódulos não palpáveis.

O que acharam da campanha, mulheres? Vocês publicariam uma foto dos seus seios? Para aquelas que se sentem a vontade, basta acessar o hotsite da campanha e enviar uma foto (acesse aqui).

Confira mais informações sobre os cânceres que mais atingem a população brasileira no infográfico abaixo, produzido pela UOL com informações do Instituto Nacional do Câncer:

 


Comente

Deixe aqui sua opinião...