Síndrome tecnológica: tech neck, laptotite e tabletite – dores na coluna

dor recorrente cervical celular e laptop

“Pescoço de texto” é um termo cunhado para descrever a postura formada por se inclinar para a frente por períodos prolongados, por exemplo, ao ver um celular enquanto lê e envia mensagens de texto, relatada como causadora de lesões por estresse.

Essa postura muitas vezes resulta em dores cervicais e nos ombros, dores de cabeça e hipercifose torácica.

A tecnologia é uma coisa maravilhosa. Em nosso mundo moderno, qualquer um de nós pode acessar qualquer informação que quiser, quando quiser. No entanto, a tecnologia moderna também produz doenças modernas. E, neste caso, essa tecnologia está transformando uma geração inteira em corcundas.

O pescoço de texto é o resultado de sua cabeça descansando em um ângulo não natural por um período prolongado de tempo, como quando usamos computadores, tablets, videogames e, principalmente, telefones celulares.

É exatamente por isso que isso é um problema. De acordo com um estudo de 2016, a idade média das crianças que recebem seu primeiro celular é de 10 anos. Nessa idade, os problemas são agravados à medida que os corpos das crianças ainda estão em desenvolvimento.

Isso é excesso de tensão sobre a coluna cervical durante centenas de horas por ano. Isso pode causar dor de cabeça, dor no pescoço, dor nos braços e até dormência.

Essa tensão, dormência e fraqueza podem ser transferidas para sua postura cotidiana enquanto você se senta, fica de pé, trabalha e se exercita.

Também pode complicar ainda mais a degeneração do disco, hérnia, osteoartrite e o arredondamento dos ombros.


Sua cabeça é mais pesada do que você pensa.

Tensão cervical e angulos no disco

Mesmo quando você está de pé, a fina coluna cervical em seu pescoço tem uma carga pesada para carregar. A cabeça adulta média pesa de 3 a 4 kg quando sua coluna está alinhada e você está de pé corretamente.


Dobre a cabeça apenas 15 graus para assistir a um vídeo, e agora seu pescoço está segurando 12 kg. Dobre-o 45 graus para ver o Instagram, e seu pescoço se estica para suportar até 60 quilos de peso.


Os músculos, tendões e ligamentos do pescoço não estão equipados para lidar com forças tão tremendas.

Olhar para o seu telefone ou laptop por horas a fio pode rasgar seus músculos e tendões, herniar seus discos vertebrais e irritar seus nervos. O pescoço tecnológico não tratado pode até causar danos permanentes à coluna cervical.


Como é a dor da laptotite ou text neck?

A dor geralmente aumenta com o tempo e pode desaparecer após vários dias ou semanas, ou pode desaparecer e voltar esporadicamente ao longo de muitos anos.

O torcicolo e a dor no pescoço podem se espalhar para o meio das costas e as omoplatas, talvez até para os braços.

Pode ser agudo às vezes quando você se move ou apenas uma dor maçante.

Pode causar dores de cabeça. Você pode sentir isso quando estiver usando um dispositivo eletrônico ou pode incomodá-lo durante a noite. Eventualmente, a dor irá distraí-lo e impactar negativamente sua vida diária.


Como essa dor pode te afetar?

dor recorrente cervical celular e laptop

PROBLEMAS ESTRUTURAIS NAS COSTAS E PESCOÇO

À medida que sua postura piora, os músculos da parte superior das costas se alongam e os músculos da frente do corpo começam a ficar mais fracos, o pescoço avança alguns centímetros e a cabeça parece 10 quilos mais pesada.

O pescoço tecnológico não apenas causa problemas estruturais nas costas e no pescoço, mas também pode criar problemas respiratórios e de pânico. Permanecer em uma postura virada para a frente pode afetar profundamente sua respiração.


RIGIDEZ

A inflamação e o estresse dos tecidos conjuntivos e dos músculos do pescoço podem causar enrijecimento ou endurecimento dos tecidos e limitar a rotação do pescoço.


DOR NO OMBRO

Além da dor no pescoço por enviar mensagens de texto em seu smartphone, você também pode sentir dor no ombro. Como os smartphones são pequenos, muitas pessoas tendem a curvar os ombros para segurar o smartphone em uma mão para que possam enviar mensagens de texto com a outra.

A ergonomia incorreta enquanto você se senta na frente do computador também pode fazer com que você se debruce sobre o teclado. Você precisa esticar os ombros para dar uma pausa periodicamente e praticar rolos de ombro para frente e para trás.


DOR DE CABEÇA

Você também pode sentir dores de cabeça, seja por ter a cabeça para a frente sobre os ombros enquanto lê o monitor do computador ou por inclinar a cabeça para baixo para ler a tela do celular.

Qualquer uma dessas posições sobrecarregará sua cabeça e poderá desencadear dores de cabeça. Em vez disso, tente levantar o telefone na altura dos olhos e ajustar o assento para ficar sentado ereto e ao nível dos olhos do monitor do computador.


Como prevenir laptotite ou text neck?

text neck dor no pescoco cervical


Preste atenção na postura

Embora você não precise passar uma hora por dia andando com um livro equilibrado em sua cabeça, tornar-se mais consciente de sua postura pode ajudá-lo a evitar o pescoço tecnológico. Fique em pé com a cabeça centralizada sobre o pescoço, em vez de se projetar para a frente ou para trás.


Levante seu telefone

Em vez de segurar o telefone perto da cintura, coloque-o na altura dos olhos. Apenas esse ajuste diminui a quantidade de peso que seu pescoço deve suportar.


Consulte um médico para reparo e alívio

O pescoço de tecnologia não tratado pode danificar sua coluna. Seu torcicolo também pode ser um sinal de outra condição, como artrite, meningite ou hérnia de disco.

Levante seu computador também

Se você usa um computador no trabalho ou em casa, eleve o monitor ao nível dos olhos também. Se você tiver um laptop, talvez seja necessário obter um teclado sem fio para poder olhar a tela na altura dos olhos, enquanto mantém as mãos trabalhando em um nível mais baixo.

Imobilização de curta duração

Nos casos mais extremos, pode ser necessário usar um colar que apoia o pescoço para ajudar a aliviar a dor, tirando a pressão das estruturas do pescoço. O uso deve ocorrer conforme indicação médica.


Dor no pescoço no trabalho: seja proativo!

  • Pense em maneiras de melhorar seu ambiente de trabalho
  • Esteja ciente da posição do seu pescoço, bem como do resto do seu corpo
  • Defina lembretes para fazer pausas ao longo do dia
  • Um pouco de desconforto é um aviso: é hora de alongar

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail