Qual o papel da terapia nutricional no tratamento do Diabetes Mellitus?

diabetes tratamento

O diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada pela elevação das concentrações de glicose no sangue resultante da ausência, deficiência e/ou resistência à ação da insulina.

A insulina é um hormônio anabólico sintetizado pelas células betapancreáticas que está envolvido no metabolismo dos carboidratos, proteínas e gordura.

No caso do Diabetes Mellitus Tipo 1, a hiperglicemia ocorre pela deficiência na secreção de insulina, que progride para ausência total deste hormônio.

No Diabetes Mellitus Tipo 2, a hiperglicemia é resultado tanto da resistência à ação da insulina como por deficiência na secreção deste hormônio.

Os gastos médicos relacionados ao tratamento do paciente a nível hospitalar, ambulatorial e o cuidado total em domicílio, além do custo indireto, como a incapacidade, a perda do emprego e a morte prematura são bastante elevadas.

Dessa forma, o aporte da terapia nutricional no tratamento do diabetes representa um grande potencial para reduzir custos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes devido à redução do risco de complicações e mortalidade prematura.


Importância da Nutrição

Importância da dieta e nutrição para diabetes tipo 2
Manter uma dieta saudável e seguir as orientações nutricionais pode ajudar as pessoas com diabetes tipo 2 a controlar seus níveis de açúcar no sangue, reduzir o risco de complicações e se sentir melhor.
Comer uma variedade de alimentos ricos em nutrientes nas proporções certas pode ajudar a prevenir flutuações de açúcar no sangue.
Escolher alimentos com baixo índice glicêmico ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.
Limitar o tamanho das porções e comer lanches saudáveis pode evitar comer demais.
Manter-se hidratado bebendo quantidades adequadas de água pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.
Reduzir a ingestão de sódio pode ajudar a melhorar a pressão arterial.
Incluir alimentos ricos em fibras na dieta ajuda a retardar a absorção de glicose.
Consumir gorduras saudáveis pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol.


Influência do Diabetes Mellitus no metabolismo e estado nutricional

como tratar diabetes

A disglicemia, termo que se refere a uma anormalidade na estabilidade da glicose sanguínea, resulta em consequências no metabolismo energético. Na incapacidade de usar a glicose como fonte de energia, por ausência de insulina, o organismo utiliza as proteínas e gorduras como substrato energético.

Assim, essa alteração metabólica causa frequentemente perda de peso involuntária no indivíduo, compromete seu estado nutricional e pode piorar o quadro de hiperglicemia, desenvolver cetoacidose diabética e até coma.

A desnutrição em decorrência da hiperglicemia e do catabolismo orgânico pode levar ao comprometimento do sistema imunológico e aumentar o risco de infecções, o que piora o estado geral do paciente.

Já nos casos em que há resistência dos tecidos periféricos à ação da insulina, o corpo provoca um aumento de glucagon com estímulo à proteólise e à lipólise, consequentemente, desenvolve o quadro de hiperglicemia. Entretanto, a cetose é raramente encontrada e o paciente mantém um estado nutricional de eutrofia ou na faixa de sobrepeso e obesidade.


Impacto do estado nutricional no desenvolvimento do Diabetes Mellitus

acucar e diabetes

O estado nutricional tem impacto tanto no desenvolvimento quanto na evolução do diabetes. Existe um risco maior de desenvolvimento do diabetes tipo 2 em pessoas com sobrepeso ou obesidade.

Em pacientes com excesso de peso e resistência à insulina, a intervenção dietética, com a restrição energética e redução no consumo de gorduras saturadas, associado à prática de atividade física regular e redução moderada de peso, definida como a redução sustentada de 5 a 7% do peso corporal inicial, melhoram a sensibilidade à insulina, logo, contribuem no controle glicêmico.

Então, a avaliação do estado nutricional nos indivíduos com Diabetes Mellitus é uma ferramenta importante para identificar e tratar possíveis alterações no peso. Os dados usados para avaliação antropométrica na prática clínica compreendem o peso, altura, índice de massa corporal, pregas cutâneas e circunferências.

Nos adultos, em especial, a circunferência da cintura considerada elevada (Homens ≥ 102 e Mulheres ≥ 88), pode estimar o risco cardiovascular que é a principal causa de mortalidade no Diabetes tipo 2.

Por isso, é fundamental classificar a obesidade com base na distribuição da gordura corporal, e não apenas através do índice de massa corporal.

Pacientes com Diabetes Mellitus Tipo 2 que não são classificados com obesidade, segundo o IMC, quase sempre apresentam aumento no percentual de gordura corporal, sobretudo na região abdominal.


Quando indicar a terapia nutricional?

A indicação da Terapia Nutricional, independente da sua via de administração (oral, enteral ou parenteral), leva em consideração os mesmo parâmetros para os pacientes não diabéticos: no geral em situações de contraindicação da via oral e/ou enteral; ou quando a via oral for insuficiente, mesmo com a prescrição de suplemento oral; e com a função gastrintestinal preservada ou não.

O que difere é que normalmente os pacientes diabéticos seguem um regime alimentar específico.

Além disso, para atingir seus objetivos, a terapia nutricional deve ser individualizada e ajustada às necessidades de cada paciente, pois a manutenção do adequado estado nutricional pode sofrer interferência, como nos casos de aumento das necessidades nutricionais pelo estresse catabólico, uso de medicações que interferem no controle glicêmico e inapetência causada pela doença.


Terapia Nutricional Clínica para Diabetes

rotulos-dos-alimentos

Por muito tempo, foi encorajada a prescrição nutricional restritiva e com exclusão total de alimentos com sacarose. De fato, o consumo de carboidrato influencia diretamente os níveis de glicose pós-prandial, sendo este o macronutriente de maior atenção no manejo glicêmico.

No entanto, a terapia nutricional está mais focada no equilíbrio dos macronutrientes para a manutenção de um bom controle metabólico.

Atualmente, o tratamento dietético no diabetes engloba uma abordagem não somente prescritiva, mas também de caráter mais subjetivo, ter um olhar comportamental, colocando o paciente no centro do cuidado.

Esse manejo considera o quão disposto o paciente está para mudar, suas preferências pessoas, possibilitando, adaptações às recomendações e realizando uma tomada de decisão conjunta (profissional e paciente).

O Guia Alimentar para a População Brasileira incentiva o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias em vez de alimentos ultraprocessados, visando o consumo saudável e o combate à obesidade.

Para auxiliar na prescrição nutricional, existem algumas diretrizes baseadas em evidências científicas, que descrevem as recomendações nutricionais nos pacientes com diabetes, levando em consideração o controle metabólico e glicêmico.

Veja a seguir algumas das principais recomendações de macronutrientes:


Quadro 1. Recomendação das necessidades nutricionais para pessoas com diabetes mellitus

VETCHOSacarosePTNLIPFibrasVitaminas e minerais
Projeto Diretrizes, 2005De acordo com as necessidades individuais55% do VET12-16% do VETmenos de 30% do VET20 a 35g/dSeguem as recomendações da população sem diabetes
ADA, 2019De acordo com as necessidades individuaisDe acordo com as necessidades individuaisOs Açúcares são fortemente desencorajados1-1,5 g/kg/dia (15-20% do VET)20 a 25% do VETMínimo 14g/1.000 kcalSeguem as recomendações da população sem diabetes
SBD, 2019-2020De acordo com as necessidades individuais45 a 60%; é possível usar padrões alimentares com menor teor de carboidratos para DM2 de forma individualizada e acompanhada por profissional especializadoMáximo 5 a 10% do VET1-1,5 g/kg/dia (15-20% do VET)20 a 35% do VETMínimo 14g/1.000 kcal para DM1;  20g/1.000 kcal para DM2Seguem as recomendações da população sem diabetes
BRASPEN, 202025 a 35 kcal/kg de peso, em Hospitalização ou terapia nutricional domiciliar45-60%, mas é essencial que a distribuição seja individualizadamenos de 5% do VET1-1,5 g/kg/diamenos de 30% do VETMínimo 14g/1.000 kcalSeguem as recomendações da população sem diabetes

VET: valor energético total; CHO: carboidrato; PTN: proteína; LIP: lipídeos.

ADA: American Diabetes Association; SBD: Sociedade Brasileira de Diabetes;

BRASPEN: Brazilian Society of Parenteral and Enteral Nutrition

 

Na leitura de hoje, você conferiu a importância da terapia nutricional no tratamento do diabetes, melhorando a qualidade de vida do indivíduo, seu quadro clínico e contribuindo para a prevenção de complicações da doença.

Raísa Vitena da Silva Araújo

CRN5 9100. Nutricionista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Nutrição Clínica sob a forma de Residência pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ex-colaboradora da equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Instituto Couto Maia. Atendimento Nutricional em Salvador - Bahia (Clínica Nutrir & Saúde) e Online para todo o Brasil.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Raísa Vitena da Silva Araújo

Raísa Vitena da Silva Araújo

CRN5 9100. Nutricionista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Nutrição Clínica sob a forma de Residência pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ex-colaboradora da equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Instituto Couto Maia. Atendimento Nutricional em Salvador - Bahia (Clínica Nutrir & Saúde) e Online para todo o Brasil.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail