Arritmia e Morte Súbita

A parada cardíaca súbita é uma emergência na qual seu coração pára de bater repentinamente. Um problema elétrico faz seu coração parar de bombear sangue. Isto deixa suas células incapazes de receber o oxigênio de que necessitam.

Devido à falta de oxigênio para suas células, a parada cardíaca súbita pode se tornar fatal em apenas alguns minutos. As chances de sobrevivência são melhores quando a ajuda é imediata.


O que é morte súbita?

coracao_cuidado

A morte súbita descreve a morte natural inesperada de uma causa cardíaca dentro de um curto período, geralmente ≤1 hora desde o início dos sintomas, em uma pessoa sem qualquer condição prévia que pareceria fatal.

Somente um ECG ou um eletrograma ventricular registrado de um dispositivo implantado no momento da morte pode fornecer informações definitivas sobre uma arritmia. Os sintomas pródromos são freqüentemente inespecíficos, e mesmo aqueles tomados para indicar isquemia (dor no peito), taquiarritmia (palpitações), ou sintomas de insuficiência cardíaca congestiva (dispnéia) só podem ser considerados sugestivos.


Qual é a diferença entre uma parada cardíaca súbita e um infarto do miocárdio?

Um infarto do miocárdio é diferente de uma parada cardíaca súbita. Um infarto do miocárdio acontece quando o fluxo de sangue para o coração é bloqueado. Durante um infarto do miocárdio, o coração normalmente não pára de bater de repente.

Às vezes, uma morte súbita pode acontecer após ou durante a recuperação de um infarto do miocárdio.

Sintomas

Os sinais de parada cardíaca repentina são imediatos e drásticos e incluem:

  • Colapso súbito
  • Ausência de pulso
  • Ausência de respiração
  • Perda de consciência

O que causa a parada cardíaca súbita?

Seu coração tem um sistema elétrico que controla o ritmo e o ritmo do seu batimento cardíaco.

Uma morte súbita pode acontecer quando o sistema elétrico do coração não está funcionando corretamente e causa batimentos cardíacos irregulares. Os batimentos cardíacos irregulares são chamados de arritmias. Existem diferentes tipos.

Elas podem causar batimentos cardíacos muito rápidos, muito lentos ou com um ritmo irregular. Alguns podem fazer com que o coração pare de bombear sangue para o corpo; este é o tipo que causa morte súbita cardíaca.


Certas doenças e condições podem causar os problemas elétricos que levam a morte súbita cardíaca.

Elas incluem:

  • Fibrilação ventricular, um tipo de arritmia onde os ventrículos (as câmaras inferiores do coração) não batem normalmente. Em vez disso, eles batem muito rápido e de forma muito irregular. Eles não podem bombear sangue para o corpo. Isto causa a maioria da morte súbita cardíaca.
    Doença arterial coronariana, também chamada de doença isquêmica do coração. A doença arterial coronariana acontece quando as artérias do coração não conseguem bombear sangue rico em oxigênio suficiente para o coração. É frequentemente causada pelo acúmulo de placa, uma substância cerosa, dentro do revestimento de artérias coronárias maiores. A placa bloqueia parte ou a totalidade do fluxo de sangue para o coração.
  • Alguns tipos de estresse físico podem causar falhas no sistema elétrico de seu coração, tais como
    Intensa atividade física na qual seu corpo libera a adrenalina hormonal. Este hormônio pode desencadear morte súbita cardíaca em pessoas com problemas cardíacos.
  • Níveis sanguíneos muito baixos de potássio ou magnésio. Estes minerais desempenham um papel importante no sistema elétrico do seu coração.
  • Grande perda de sangue
  • Súbita falta de oxigênio (queda da saturação)
  • Certas desordens herdadas que podem causar arritmias ou problemas com a estrutura do seu coração.
  • Mudanças estruturais no coração, tais como um coração aumentado devido à pressão alta ou a uma doença cardíaca avançada. As infecções cardíacas também podem causar mudanças na estrutura do coração.


Que testes são feitos para diagnosticar uma parada cardíaca súbita?

Para evitar futuros episódios de parada cardíaca súbita, seu prestador de serviços de saúde vai querer fazer testes para descobrir o que causou seu evento cardíaco.

Os testes podem incluir:


Quando consultar um médico.

Ligue para serviços de emergência se você apresentar algum desses sinais e sintomas:

  • Dor ou desconforto no peito
  • Palpitações cardíacas
  • Batimentos cardíacos rápidos ou irregulares
  • Sibilância inexplicada
  • Falta de ar
  • Desmaio ou quase desmaio
  • Tonturas ou vertigens

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail