Bebes Prematuros – Calendário de Vacinação Diferente

O nascimento de um bebê prematuro traz para a família uma série de preocupações, que envolvem tanto a saúde quanto o desenvolvimento do recém-nascido.

Uma dessas preocupações é com a vacinação do bebê, uma vez que eles possuem um sistema imunológico mais frágil e por isso uma chance maior de contraírem algumas doenças infecciosas.


A Importância da Vacinação

A vacinação é algo de extrema importância para pessoas de todas as idades, principalmente quando consideramos que elas possibilitam o controle e mesmo a erradicação de doenças que, algumas décadas atrás, eram consideradas fatais.

E isso é ainda mais importante para bebês com certas condições de saúde que afetam a imunidade, como é o caso do nascimento prematuro.


Bebês Prematuros

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como prematuros os bebês nascidos com menos de 37 semanas completas de gestação. Assim, temos 3 níveis de prematuridade:

  • Prematuros extremos (menos de 28 semanas);
  • Muito prematuros (entre 28-31 semanas);
  • Prematuros moderados ou tardios (32-36 semanas de gestação).


Os Anticorpos do Bebê

Durante a gestação, especialmente no último trimestre, os anticorpos da mãe passam para o bebê, o que dá a ele uma certa proteção contra algumas doenças infecciosas, até que ele possa receber as vacinas.

Esse processo começa a ocorrer a partir da trigésima semana de gestação, e é complementado pela amamentação, que também participa dessa transferência de anticorpos.

Assim, as diferenças na vacinação de bebês prematuros deve principalmente à quantidade de anticorpos que esses bebês possuem, já que eles passam menos tempo no útero e muitas vezes não podem ser amamentados.


Como É O Calendário Vacinal de Bebês Prematuros?

vacina

De forma geral, as vacinas comumente aplicadas no primeiro ano de vida do bebê  devem ser aplicadas de acordo com a idade cronológica, independentemente do peso ou idade gestacional da criança.

Entretanto, um ponto importante a se destacar é que as vacinas dadas em postos de saúde são feitas com células inteiras, o que pode causar muita reação em um bebê prematuro, principalmente naqueles que nasceram com menos de 31 semanas.

Por isso, para esses bebês, é recomendado o uso de vacinas acelulares.

Ademais, existem outras especificidades no calendário vacinal de um bebê prematuro, que são:

  • BCG: É aplicado uma dose única ao nascer, caso o bebê tenha mais de 2kg. Caso contrário, deve-se esperar a criança atingir esse peso;
  • Rotavírus: Não deve ser utilizada enquanto a criança estiver internada;
  • Poliomielite: Caso a criança ainda esteja internada na época da vacinação, é recomendado utilizar a vacina inativada.
  • Palivizumabe: Apesar de não ser exatamente uma vacina, esse anticorpo é usado em bebês prematuros para prevenir a infecção e o agravamento causado pelo Vírus Sincicial Respiratório. A aplicação do anticorpo ocorre no período de maior circulação do vírus, que pode variar de um estado para o outro.


Referências Bibliográficas

Calendário de vacinação SBIm prematuro – a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Born too soon: the global action report on preterm birth – World Health Organization.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail