Ocultar

Para quem quer correr e não sabe como começar


A corrida dá a sensação de liberdade e de leveza, além de ser um exercício super intenso. Por isso, algumas dicas podem ser cruciais para ter um bom desempenho e evitar qualquer tipo de lesão.

Para que seja uma atividade somente prazerosa, o Blog da Saúde entrou em contato com a Professional Fitness Lu Oliveira, que esclareceu as principais dúvidas – aquelas que as pessoas parecem saber, mas no fim, desejam um profissional por perto para tirar a limpo. Soa familiar?

A primeira verdade é que: quem quer começar a correr deve começar caminhando. A caminhada é o primeiro passo para a corrida.

Coloque metas de caminhadas. Por exemplo: caminhe por 30 minutos, depois aumente para 35 e depois para 40. Após se sentir mais condicionado, poderá introduzir leves trotes a cada 10 minutos de caminhada (caminhada 10 minutos e trote 1 minuto, até completar os 40 minutos totais de exercício).

A medida que os trotes de 1 minuto se tornarem fáceis de realizar, deve aumentar para 1 minuto e meio ou 2 minutos e assim por diante – até conseguir trotar mais rápido ou conseguir correr por períodos maiores, explica Lu Oliveira.

Portanto, como deu para perceber, o processo é lento e minucioso. Não é de um dia para o outro que será possível correr 30 minutos sem parar; é preciso progredir lentamente, mesmo tendo a ilusão, quando observa os corredores, de que eles começaram ágeis.

Sobre aquecimento e alongamento, a profissional afirma que sim, é necessário aquecer as articulações do tornozelo, joelhos e quadril, para prevenir possíveis lesões. O aquecimento inicial inclui movimentos articulares e também os alongamentos de coxa, posterior de coxa, panturrilha e região lombar.

Devo procurar auxílio de um profissional de educação física? Com certeza. “Vemos em parques e ruas pessoas correndo, e até caminhando, de forma errada. Um profissional especializado dará todo o suporte quanto ao aquecimento, alongamento e ainda poderá verificar se executa a caminhada, trote ou corrida de forma correta”, afirma.

A escolha do tênis também é fator de grande relevância para poupar o impacto nas articulações. Segundo a profissional, “existem tênis específicos para cada modalidade. Os tênis de corrida geralmente vêm com amortecimento na região do calcanhar e na região anterior do pé”. São essenciais para potencializar os resultados e proporcionar conforto, completa.

Água, calorias e alimentação

Muitos iniciantes têm dúvida em relação a beber água durante a corrida. Ela diz que se recomenda pequenos goles a cada 10 minutos para que não haja desconfortos abdominais.

Mas carregar a garrafinha em uma das mãos poderá gerar dor nas costas. “Recomendo utilizar aquelas pochetes de suporte para garrafas de água.”

Em relação ao gasto calórico, isso depende da velocidade e do empenho de cada um. A Lu explica que, de modo geral, em 30 minutos de corrida constante a uma velocidade média de 8.0 km/h, podemos gastar 400 calorias.

Os músculos das coxas, posteriores de coxa e do bumbum são muito solicitados durante a corrida, por isso é uma prática que agrada a maioria das pessoas.

Por fim, o Blog da Saúde quis saber: tem alguma dica especial que você segue em relação à alimentação antes de fazer exercícios?

“Minha maior dica é que se alimente bem pelo menos 40 minutos antes de praticar qualquer atividade física. Tenho um nutricionista que me acompanha a cada troca de rotina alimentar e que ajusta minha dieta para cada fase e treinamento. Mas de modo geral, nunca fico mais de 3 horas sem me alimentar e programo meu dia para a alimentação antes e depois dos treinos.”

Ouça seu corpo para respeitá-lo. Restou alguma dúvida? Não deixe de perguntar.

Para saber mais:
- Quando corro a dor do lado aparece
- Com que tênis eu vou?


Comentários

8 Respostas para “Para quem quer correr e não sabe como começar”
  1. Olá adorei este blog sobre saúde, sou representante de uma farmácia e criamos também um blog que fala sobre saúde, beleza, dúvidas sobre medicamentos, etc.
    Coloquei o seu blog em minha lista, estamos em busca de parcerias para divulgação.

    Visite nosso blog: http://www.blogdasaude.com.br/

  2. Jessica Gomez disse:

    Nossa que legal, eu corro a umas 3 semanas, e já vi que faço mil coisas erradas ! hahaha
    super legal vou deixar vocês como favorito aqui para sempre ler suas notícias!

    Parabens ótimo post adorei!

    beijinhos

  3. Toesa disse:

    Com a prática do exercício a respiração melhora, já que o ar residual é expulso dos pulmões e ocorre a oxigenação dos tecidos do corpo.

Comente

Deixe aqui sua opinião...