Ocultar

É possível prever com quantos anos você vai entrar na menopausa?


O questionamento é comum entre as mulheres, especialmente quando estão planejando aumentar a família e seus 20 anos são apenas uma memória distante. Quantos anos de fertilidade você ainda tem e quanto tempo terá antes de começar a experimentar a mudança?

O fator principal

Há uma série de fatores que afetam a chegada desta fase, mas um é mais importante do que qualquer outro: a idade em que sua mãe entrou na menopausa.

“A menopausa tem grande influencia genética, então é muito provável que a idade em que sua mãe atingiu a menopausa seja próxima à idade em que você entrará nesta fase”, diz Nanette Santoro, Diretor da Divisão de Endocrinologia Reprodutiva e Infertilidade da Universidade de Medicina de Colorado-Denver e membro do conselho de administração da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.

Isso nem sempre é verdade, claro. Algumas mulheres chegam à menopausa em uma idade inusitadamente precoce – antes dos 45, por exemplo – sem causa conhecida, o que poderia ser o resultado de um problema herdado ou de uma mutação genética. “Esses eventos podem ser aleatórios, mas também podem ser transmitidos para a próxima geração”, diz Howard Zacur, que dirige a Divisão de Endocrinologia Reprodutiva e Infertilidade na Escola de Medicina Johns Hopkins.

Portanto, se sua mãe chegou a menopausa aos 40, mas suas irmãs e sua avó o fizeram em torno da 50 anos, não está claro qual caminho você vai seguir.

Idade da menopausa: mais 4 influências

A idade em que sua mãe chega à menopausa é o fator chave, mas não é o único. Outros 4 fatores a considerar:

1. Fumo. Nenhum outro hábito traz mais danos aos seus ovários que fumar. Então, se você fuma e sua mãe não, você provavelmente vai chegar à menopausa um ou dois anos mais cedo do que ela chegou. Se ela fumou e você não, você provavelmente tem um ou dois anos a mais no calendário.

2. Quimioterapia. A maioria das formas de quimioterapia utilizada em mulheres mais jovens são pelo menos levemente tóxicas para os ovários. Muitas mulheres passam pela menopausa temporária, enquanto estão em tratamento; se os ciclos retornarem (nem sempre acontece), você ainda pode esperar atingir a menopausa dois anos mais cedo do que você atingiria naturalmente.

3. Cirurgias de ovário. quanto mais cirurgias, mais danos aos tecidos, diz Marcelle Cedars, diretora da Divisão de Endocrinologia Reprodutiva na Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia, SãoFrancisco. Portanto, se houve diagnóstico de endometriose, por exemplo, Marcelle recomenda o uso de alternativas médicas como a supressão hormonal) para tratar a doença, a fim de evitar cirurgias repetitivas.

4. Etnia. Determinados grupos étnicos podem chegar à menopausa em idades um pouco diferentes, segundo Santoro. “As mulheres hispânicas e com descendência africana chegam à menopausa um pouco mais cedo; e as mulheres chinesas e japonesas um pouco mais tarde que a média da mulher branca, que atinge a menopausa em por volta dos 51,5 anos.” Essas são as medias; cada mulher é diferente.

Aqui estão três coisas que você poderia pensar que influenciaria, mas não:

1. Idade da primeira menstruação. Embora a idade média da menarca tenha acontecido cada vez mais cedo em mulheres americanas, não houve uma mudança correspondente na idade média da menopausa. A idade média da menarca é agora por volta dos 12,4 anos, contra 13,3 anos em mulheres nascidas antes de 1920, mas a idade média da menopausa foi por volta dos 51,5 anos por décadas.

2. Gravidez e amamentação. Não têm nenhum impacto na menopausa.

3. O uso de métodos contraceptivos. “Mesmo se você estiver usando um método contraceptivo que impede a ovulação, não para a perda dos folículos, o processo constante do ovário,” Cedars diz. O controle da natalidade não parece atrasar a menopausa.

Não há nenhuma maneira de atrasar a menopausa – só pode ser acelerada, por fatores externos.

E existem alguns fatores que ainda são incógnitas. Por exemplo, os pesquisadores estão estudando o bisfenol A (BPA), um produto químico usado para fazer determinados plásticos, em relação aos vários tipos de câncer, bem como em relação ao sistema reprodutivo e aos processos metabólicos.

A exposição ao bisfenol A poderia influenciar a chegada da menopausa? “Meu palpite seria não, porque a idade da menopausa não mudou muito ao longo dos anos em que temos sido expostos a mais quantidade destas toxinas ambientais. Mas a pesquisa irá explorar o papel das substâncias, como o BPA, em função do ovário”,  afirma Santoro.

Previsão da idade da menopausa

À exceção do combate ao fumo, provavelmente não há muito que se possa fazer para influenciar a idade em que entrará na menopausa. Mas, conforme você se aproxima desta data, será mais fácil de prever com mais precisão quando isso vai acontecer.

“Se você tem mais de 45 anos e saltar pelo menos três períodos consecutivos, indica que você vai entrar na menopausa relativamente breve”, diz Santoro. “Mas nós ainda estamos trabalhando em exames de sangue para ver se podemos prever isso com mais precisão.”

O estudo foi publicado no site americano WebMD.


Comentários

3 Respostas para “É possível prever com quantos anos você vai entrar na menopausa?”
  1. aldinici memdes disse:

    eu estou com dois meses sem mestrua eu queria saber se eu estou na menopausa eu 37 anos e tenho 2 filhos 1 de 19 e aoutra de 17 anos agora eu estou com dois meses sem mestuar eu tou com medo de esta gravida mais eu fiz uma laguiadura a 17 anos posso esta gravisa

    • blogdasaude disse:

      Aldicini, o único jeito de você tirar essa dúvida é procurar um médico (para saber se já entrou na menopausa) ou fazer o teste de gravidez. Um abraço!

  2. Kátia disse:

    Tenho 43 anos, minha mesntruaçaão sempre foi regular, o ciclo sempre foi no máximo 7 dias e o fluxo em uma quantidade volumosa.Porém,nesta última menstruação o fluxo foi bem menor, mas já me encontro no 9° dia da menstruação e ainda está saindo sangue vermelho e coagulado. Outro detalhe uns meses para cá sinto ondas de calor a noite e durante o dia no período da TPM e angústia também. Será que estes sintomas são sinais da menopausa ou podem ser um mimoma? Não tenho cólicas e nem corrimento. O que devo fazer? Obrigada

Comente

Deixe aqui sua opinião...