Ocultar

Cirurgia plástica: Quando posso voltar a praticar exercícios físicos?


Que a prática de atividades físicas é essencial na vida das pessoas, à saúde e o bem-estar, nós já falamos. Mas e quando envolve cirurgias plásticas?

Segundo especialistas, é recomendado praticar atividades físicas após esse tipo de procedimento para fortalecer e tornear os músculos, equilibrar o gasto calórico e  manter o resultado conquistado com a cirurgia.

“A cirurgia plástica, sozinha, não opera transformações milagrosas na vida. Ela integra um plano de bem-estar, que inclui atividade física e dieta alimentar equilibrada. Quando a pessoa não segue esse plano, a tendência é que volte a engordar e a se sentir insatisfeita, como antes do procedimento”, explica o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada.

As atividades físicas também contribuem na prevenção do aparecimento da flacidez muscular, já que melhoram a circulação sanguínea da pele, o que proporciona mais elasticidade.

“Exercícios físicos são fundamentais em cirurgias ligadas ao contorno corporal, como a lipoescultura ou lipoaspiração. Como os músculos estão abaixo da gordura e da pele, se eles estiverem tonificados, o resultado será melhor. Músculos tonificados por meio de exercícios físicos melhoram o contorno corporal, deixando a barriga mais reta”, explica Penteado.

No entanto, para que os exercícios não interfiram nos resultados é preciso avaliar caso a caso!

É muito importante não negligenciar o pós-operatório. De acordo com o cirurgião, é preciso respeitar o tempo de repouso estipulado, que varia de cirurgia para cirurgia e de paciente para paciente.

“Após a plástica, o paciente não deve retomar os exercícios por conta própria. É essencial o acompanhamento do cirurgião plástico e de um educador físico nesta decisão”, ressalta Ruben Penteado.

Segundo ele, enquanto existirem pontos na região operada, o paciente não pode fazer exercícios físicos.

A seguir, o especialista enumera as cirurgias plásticas mais realizadas e o tempo médio necessário para que o paciente volte a se exercitar, após o procedimento:

PROCEDIMENTO TEMPO MÉDIO
Prótese de mamas Exercícios físicos que utilizem os braços de forma intensa só são permitidos após 60 dias. A paciente também deverá utilizar, desde o início da prática da atividade física, tops que ofereçam um bom suporte para evitar que os seios balancem.
Prótese de glúteo Exercícios físicos liberados após 90 dias.
Lipoaspiração Exercícios depois de 30 dias. O uso da cinta não é necessário durante a atividade física, mas ela deve ser recolocada quando o paciente terminar às atividades.
Abdominoplastia Exercícios que movimentam o abdômen são liberados após 60 dias.
Rinoplastia Exercícios após 30 dias. No entanto, esportes de contato e modalidades com bola devem ser evitados por, pelo menos, 2 meses.

É importante exercitar-se após a cirurgia, mas no ritmo apropriado a cada paciente e tipo de cirurgia. O início e aumento da intensidade da atividade física devem ser graduais e sempre com o acompanhamento de um profissional!

Ainda restam dúvidas?

- Silicone – Dúvidas sobre o pós-operatório

- Rosto, mama, abdômen – Atenção! Combinar vários procedimentos em uma única cirurgia pode ser perigoso!


Comentários

Uma Resposta para “Cirurgia plástica: Quando posso voltar a praticar exercícios físicos?”
  1. fabio disse:

    Cirurgia do Abdomen
    clínica Cirurgia plástica – iPANEMA, RIO DE JANEIRO – RJ E pORTO ALEGRE, POA – RS
    Cirurgia Plástica Abdominal (dermolipectomia abdominal)

    RECOMENDAÇÕES SOBRE A CIRURGIA DE DERMOLIPECTOMIA ABDOMINAL

    A) RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS:

    1. Comunicar-se com seu médico até 2 dias antes da cirurgia, em caso de gripe, período menstrual, indisposição, etc.
    2. Internar-se no hospital indicado na guia, obedecendo ao horário de internação.
    3. Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas, na véspera da cirurgia.
    4. Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também certos diuréticos.
    5. Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 2 a 3 semanas.

    B) RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS:

    1. Evitar esforços por 14 dias.
    2. Levantar-se tantas vezes quanto lhe for recomendado por ocasião da alta hospitalar, obedecendo aos períodos de permanência sentada, assim como evitar ao máximo escadas longas.
    3. Evitar molhar o curativo durante a primeira fase .
    4. Não se exponha ao sol ou friagem, por um período mínimo de 2 semanas.
    5. Andar curvada, com ligeira flexão do tronco, e manter passos curtos, por um período de 14 a 20 dias.
    6. Obedecer à prescrição médica.
    7. Voltar ao consultório para os curativos subseqüentes, nos dias e horários estipulados.
    8. Provavelmente você estará se sentindo tão bem, a ponto de olvidar-se que foi operada recentemente. Cuidado! A euforia poderá levá-la a um esforço inoportuno, o que determinará certos transtornos.
    9. Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire com seu cirurgião, e somente com ele, quaisquer dúvidas.
    10. Em caso de pacientes muito obesas, poderá ocorrer, após o 8o. dia, a eliminação de certa quantidade de líquido amarelado ou sanguinolento, por um ou mais pontos de cicatriz. Não se preocupe, porque se isto lhe ocorrer não significa complicação.
    11. Salvo em casos especiais, alimentação livre, a partir do segundo dia, principalmente à base de proteínas ( carnes, leite, ovoe ) e vitaminas (frutas)..
    12. Aguarde para fazer sua “dieta ou regime de emagrecimento”, após a liberação médica. A antecipação desta conduta por conta própria, poderá determinar conseqüências difíceis a serem sanadas.

    · Esta despretensiosa mensagem foi elaborada com intuito de informa-lo(a) a respeito da DERMOLIPECTOMIA ABDOMINAL. Através do Site da SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA na INTERNET, você poderá obter maiores esclarecimentos, se assim o desejar.

Comente

Deixe aqui sua opinião...