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Gorduras saturadas, insaturadas e gordura trans: não consuma sem saber


Manteiga, margarina e creme vegetal. Gordura saturada, insaturada e gordura trans. Os nomes tornam-se tão cotidianos e nos esquecemos de saber, ao menos, o que são.

Antes de tudo, as gorduras são importantes para nosso corpo. Elas são fontes de energia, fornecendo 9 calorias por grama, e têm boas doses de vitaminas e ácidos graxos essenciais, responsáveis por manter as paredes das células funcionando em boas condições.

Na média, nosso consumo diário de gordura não deve ultrapassar 30% da ingestão calórica total.

Gordura insaturada

É líquida em temperatura ambiente e se encontra, principalmente, em vegetais.

Pode ser encontrada no azeite de oliva, óleo de canola e de milho, castanhas no geral, abacate, semente de linhaça, truta e salmão.

Ao ser consumida ajuda a reduzir o colesterol ruim, a pressão arterial e o triglicérides (tipo de gordura que, em níveis elevados, pode causar doenças cardiovasculares).

Atenção: Os óleos vegetais devem sempre ser consumidos na temperatura ambiente, e não aquecidos, para que não haja modificação na molécula, tornando-0 um coadjuvante na formação de radicais livres.

Os óleos mais saudáveis e recomendados são: azeite extra-virgem de oliva, óleo de soja e óleo de semente de linhaça, porque contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso, imunitário e cardíaco.

Além disso, são fontes de vitamina E, que auxiliam no retardo do envelhecimento das células e dos tecidos do organismo.

Consumo máximo por dia* – 44 gramas

Gordura saturada

É um tipo de gordura encontrado com maior frequência em produtos de origem animal e se apresenta em estado sólido quando em temperatura ambiente.

Presente em carnes vermelhas e brancas (principalmente gordura da carne e pele das aves), leite e derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte, nata) e azeite de dendê.

No corpo, aumenta o colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias, elevando o risco de problemas no coração.

Consumo máximo por dia*- 20 gramas

Gordura Trans

Por fim, aquela que, de uns tempos para cá, foi considerada vilã. A gordura trans é formada por um processo químico no qual óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans, uma gordura sólida.

Onde é encontrada? Margarina, biscoitos, batatas fritas, sorvete e salgadinhos de pacote. Vale lembrar que várias marcas já reduziram ou eliminaram a gordura trans de seu produto, fique de olho!

Não faz nada bem à saúde: aumenta o colesterol ruim e, ao mesmo tempo, reduz o bom.

Consumo máximo por dia* – 2 gramas

* Os valores são baseados numa dieta de 2.000 calorias diárias


Comentários

3 Respostas para “Gorduras saturadas, insaturadas e gordura trans: não consuma sem saber”
  1. ronny disse:

    vlw esse site explica muito bem ..
    obrigado…

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