Cigarro envelhece mais que o sol

cigarro sol pele

O tabagismo e a radiação ultravioleta são conhecidos por terem um efeito prejudicial na pele humana.

Introdução ao tabagismo e à saúde da pele

Fumar está associado a uma série de efeitos prejudiciais à saúde, sendo os mais conhecidos o câncer de pulmão e as doenças cardiovasculares[1]Ortiz A, Grando SA. Smoking and the skin. International journal of dermatology. 2012 Mar;51(3):250-62..

Existem muitos efeitos de saúde menos conhecidos também, incluindo efeitos sobre a pele.

Em muitos casos, essas alterações na pele não são fatais, embora possam alterar a aparência física do fumante. Por exemplo, fumar está associado ao envelhecimento prematuro e rugas. Fumar também está associado a doenças de pele muito graves, incluindo carcinoma de células escamosas da pele (um tipo de câncer de pele) e psoríase[2]Boyd AS, Stasko T, King Jr LE, Cameron GS, Pearse AD. Cigarette smoking–associated elastotic changes in the skin. Journal of the American Academy of Dermatology. 1999 Jul 1;41(1):23-6..

A consciência das mudanças na aparência física e das graves condições de pele associadas ao tabagismo pode ajudar a motivar os indivíduos a parar de fumar.


Fatores que contribuem para o envelhecimento da pele

tabagismo e envelhecimento da pele

Há uma variedade de fatores que contribuem para o nível e a velocidade que nossa pele envelhecerá. Esses incluem:

  • Tipo de pele – se temos pele clara ou escura
  • Exposição ao sol – particularmente onde vivemos a maior parte de nossa vida e quantidade de danos sofridos por raios UV
  • Trabalho ao ar livre ou hobbies
  • Herança genética
  • Estilo de vida, principalmente fumar
  • Nutrição e saúde geral.


A pele muda à medida que envelhecemos, devido a uma série de razões

  • Envelhecimento intrínseco: as mudanças inevitáveis causadas pela passagem do tempo à medida que envelhecemos.
  • Fotoenvelhecimento: causado pelos efeitos do sol ao longo do tempo, 90% dos sinais visíveis de envelhecimento nos australianos são causados pela exposição crônica ao sol.
  • Estilo de vida: a natureza do nosso estilo de vida, o tabagismo e as características genéticas também desempenham um papel nessas mudanças.


O tabagismo faz com que a pele envelheça mais rápido

Quando muitas pessoas pensam em coisas que podem fazer com que sua pele envelheça mais rápido, elas só pensam no sol. No entanto, fumar pode realmente fazer com que sua pele envelheça mais rápido que o sol. Existem várias maneiras pelas quais fumar pode acelerar o processo de envelhecimento. Quando você fuma, você aperta a boca e aperta os olhos. Isso pode causar rugas ao redor dessas áreas.[3]Leung WC, Harvey I. Is skin ageing in the elderly caused by sun exposure or smoking?. British Journal of Dermatology. 2002 Dec;147(6):1187-91.

Também pode fazer com que sua pele perca umidade. As rugas são mais propensas a se desenvolver se sua pele estiver seca. Houve estudos feitos para confirmar que fumar pode acelerar o processo de envelhecimento.

Um dos estudos comparou não fumantes com fumantes. Os resultados dos estudos mostraram que os fumantes moderados eram duas vezes mais propensos a desenvolver rugas. Fumantes pesados ​​eram três vezes mais propensos a desenvolver rugas.

Houve outro estudo feito que examinou pessoas que fumavam 30 cigarros por dia. Os resultados do estudo mostraram que uma pessoa que fuma um maço de cigarros por dia parece ter 84 anos quando tiver 70 anos.


Estudos científicos

protecao da pele sol

Um estudo publicado no Journal of Investigative Dermatology acompanhou 966 pessoas para investigar os fatores de riscos genéticos e do ambiente para câncer de pele[4]Kennedy C, Bastiaens MT, Willemze R, Bavinck JN, Bajdik CD, Westendorp RG. Effect of smoking and sun on the aging skin. Journal of investigative dermatology. 2003 Apr 1;120(4):548-54..

Segundo os autores, uma forte associação foi observada entre o aumento da idade e a quantidade de elastose entre homens e mulheres. Houve também uma forte associação entre o aumento da idade e a quantidade de telangiectasias entre os homens, mas esse efeito foi menos pronunciado entre as mulheres.


Estudo científico: Tabagismo e rugas

Numerosos estudos descobriram que o enrugamento prematuro está associado ao tabagismo. Há evidências de que quanto mais um indivíduo fuma, mais o efeito do envelhecimento prematuro ocorre, de modo que os fumantes pesados terão mais rugas prematuras do que aqueles que fumam apenas ocasionalmente.

Um estudo, no qual oito pesquisadores classificaram individualmente a idade de fumantes e não fumantes a partir de suas fotografias, relatou que os fumantes foram, em média, classificados como sendo 2,7 anos mais velhos do que sua idade real, enquanto os não fumantes foram classificados como 0,7 anos mais jovens do que sua idade real.

Há evidências de que indivíduos expostos tanto à fumaça do tabaco quanto à luz solar fraquejam prematuramente mais do que indivíduos expostos apenas à fumaça do tabaco ou à luz solar.

Um estudo descobriu que os fumantes tinham 5,8 vezes mais chances de desenvolver rugas do que os não fumantes, enquanto aqueles com exposição excessiva ao sol (ou seja, mais de duas horas por dia) eram apenas 2,65 vezes mais propensos a rugas do que aqueles que não foram excessivamente expostos à luz solar.


Qual é a quantidade adequada de exposição solar?

A quantidade certa de sol para você envolve a abordagem que maximiza os benefícios da exposição solar adicional, enquanto limita os danos potenciais.

A seguir, uma pequena lista de dicas para ajudá-lo a encontrar a dose certa:

  • Nunca deixe sua pele queimar. Se você tem a pele clara, procure cerca de 10 a 15 minutos de exposição ao sol – o suficiente para deixar sua pele muito rosada (mas nunca vermelha ou queimada).
    Se você tem pele mais escura, precisa de mais luz solar. Matenha uma exposição solar de 20 minutos a 2 horas, dependendo do indivíduo. (Mais uma vez, nunca deixe sua pele queimar.)
  • Exponha-se à luz solar da manhã diariamente.
  • Sair de casa. A luz solar é a forma mais pura de vitamina D.
  • Cubra-se! Se você sabe que vai ficar ao ar livre o dia todo, cubra o rosto e o nariz com protetor solar durante as partes mais quentes do dia.


Como prevenir o envelhecimento da pele?

A verdade é que não podemos evitar completamente que os sinais da idade apareçam em nossa pele.

Felizmente, existem alguns passos que podemos tomar para prevenir o envelhecimento prematuro da pele.

  • Sempre aplique protetor solar quando o índice UV estiver acima de 3. Para ser eficaz, o protetor solar deve ser de amplo espectro (proteger contra UVA e UVB) e deve ser reaplicado a cada duas a quatro horas. Os protetores solares de amplo espectro são melhores na proteção contra danos ao DNA e fotocarcinogênese, e em retardar o desenvolvimento do câncer de pele em comparação com protetores solares de não amplo espectro. Você deve usar um protetor solar com FPS 50+.
  • Evite ou minimize seu tempo ao sol – entre 10h e 15h de setembro a abril, quando os níveis de UV são geralmente altos. Observação: Se você mora no norte da Austrália (QLD, NT e WA), deve evitar a exposição ao sol entre 10h e 15h durante todo o ano.
  • Use um chapéu protetor de aba larga, camisa feita de material UPF alto com gola e mangas compridas e calças compridas ou saia.
  • Procure sombra ao ar livre quando o índice UV estiver acima de 3.
  • Não comece a fumar ou, se fumar, tente deixar de fumar.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Ortiz A, Grando SA. Smoking and the skin. International journal of dermatology. 2012 Mar;51(3):250-62.
2 Boyd AS, Stasko T, King Jr LE, Cameron GS, Pearse AD. Cigarette smoking–associated elastotic changes in the skin. Journal of the American Academy of Dermatology. 1999 Jul 1;41(1):23-6.
3 Leung WC, Harvey I. Is skin ageing in the elderly caused by sun exposure or smoking?. British Journal of Dermatology. 2002 Dec;147(6):1187-91.
4 Kennedy C, Bastiaens MT, Willemze R, Bavinck JN, Bajdik CD, Westendorp RG. Effect of smoking and sun on the aging skin. Journal of investigative dermatology. 2003 Apr 1;120(4):548-54.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail