Ocultar

Sangramento durante a relação sexual: dúvidas que não saem da cabeça


Neste caso, nos referimos aos sangramentos inesperados, sem contar com a possível perda de sangue na primeira vez de uma mulher.

Isso porque, se de fato ocorrer durante a primeira relação sexual, a causa já é bem conhecida e não preocupa a mente feminina. Ao romper o hímen, vasos sanguíneos podem estar no local e então o sangramento é inevitável – como também pode não acontecer.

O sangramento durante a relação sexual pode, ainda, ocorrer quando a mulher está no início ou no final do período menstrual. Na verdade, próximo à data da menstruação as chances são bem grandes.

No entanto, existem outros motivos que merecem maior preocupação. Quando há algum tipo de infecção, a relação sexual pode também causar incômodo, ardência ou dor e é preciso consultar um ginecologista.

Algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) provocam inflamação no colo do útero, que podem levar ao sangramento. Os pólipos (pequenas protuberâncias) e lesões neoplásicas também estão entre as possíveis causas. Entre os últimos citados, o destaque é dado para o câncer de colo de útero e câncer de vagina.

A endometriose, consiste na presença do endométrio (revestimento interno do útero) em locais fora do útero, como o canal vaginal, por exemplo, e se houver toque na região afetada, o sangramento acontece.

Na menopausa, as causas podem ser diferentes destas já citadas. Viu só como a avaliação é indispensável, já que podem ser inúmeros os motivos?

Durante esse período, há queda na produção do hormônio responsável pela lubrificação vaginal. Esse ressecamento e redução da elasticidade vaginal podem ser os vilões da vez.

O Dr. Henrique Oti Shinomata, ginecologista, responde dúvidas frequêntes e explica o que acontece com o corpo feminino:

Quais são os principais motivos que podem levar ao sangramento durante uma relação sexual?
O sangramento durante a relação é devido ao traumatismo da mucosa vaginal ou do colo uterino. Estas estruturas podem estar mais suscetíveis ao sangramento se estiverem acometidas de alguma patologia, como inflamação, pólipos entre outros.

Se o ato for próximo à data da menstruação, pode acelerá-la?
Perto da menstruação há uma retenção hídrica em várias tecidos do corpo da mulher, podendo levar a uma fragilidade maior da mucosa vaginal.

Preciso procurar um médico se acontecer uma única vez?
Após um sangramento anormal é sempre necessário um exame completo ginecológico para diagnosticar ou não alguma alteração genital.

DSTs provocam sangramento? Se sim, quais?
Sim, toda infecção que leva a uma diminuição da integridade da mucosa genital pode levar ao sangramento, principalmente as infecções por Clamídia, Gonorréia, Herpes Genital, entre outros.

Alergia a preservativos pode provocar irritação a ponto de sangrar?
Sim, tanto a alergia ao látex do preservativo como ao lubrificante que o acompanha.

Sangramento na menopausa tem outro diagnóstico?
O sangramento da menopausa pode ser de várias causas, quando ocorrer é obrigatório uma avaliação ginecológica completa.

Portanto, não espere ocorrer várias vezes para procurar seu médico. E lembre-se de estar em dia com seu ginecologista, além de usar preservativo sempre.


Comentários

295 Respostas para “Sangramento durante a relação sexual: dúvidas que não saem da cabeça”
  1. fabiana disse:

    uso anticoncepcional a anos, ontem tive relação e sangrei msm tomando certinho a cartela, porem já é a terceira cartela q tomo em seguida.
    posso tomar a pilula do dia seguinte?
    tenho chance de engravidar?

  2. leticia disse:

    eu nunca sangranva mais nesses ultimos dias duas vezes que tive relaçao com meu namorado eu sangrei bastante ,fiquei muito assustada to com medo de ser algo grave

  3. pamella disse:

    e estou tomando um enticoncepcional injetavel a uns meses no começo fiquei sangrando pouco mas parou ai ja faz uns 5 meses que tomo tinha parado ai do nada quando tive relaçao com meu namorado sangrei um montao mas depois foi parando e diminiu e parou e agora em vez quando sangro um pouco mela e depois para e na ultima vez que tive relaçao sagrou de novo um pouco o que e isso me responda com urgencia

  4. pamella disse:

    e me esqueci de falar tenho miomas e meu utero esta com 495 cm por isso tomo essa injeçao contracept mas esta acontecendo isso

  5. Scheila disse:

    Ola, após a ultima relação tive sangramento, tenho tomado o anticoncepcional direto sem fazer o intervalo pra menstruar e usamos camisinha, o que pode ser? Fiquei um mês sem ter relação será q tem algo a ver?

  6. graziele disse:

    oi esse imail e do meu marido tem cisto no ovário e ontem a noite tive relação e sangrou o que pode ser

  7. DEBORAH disse:

    olá,eu tansei com o meu namorado a 4 diasno ultimo dia da minha menstruação,basicamente….só que depois deste tempo desceu sangue em grande quantidade na minha calçinha com umas pontinhas pretas o que pode ser?gravidez?

  8. Aline disse:

    Ola tenho 18 anos e ha 6 meses atras fiz uma calterização no colo do utero por conta de um hpv, retornei a 15 dias e refiz o papanicolau e não mostrou nenhuma alteração. sofria de ovarios poliscistos, comecei o tratamento há 3 meses, a dra me passou selene por tres meses, agora retornei e na minha transvaginal mostrou que haviam sumidos os poliscistos, Ontem tendo relaçoes com meu namorado, não senti nada, somente uma ardencia por falta de lubrificação, quando paramos e acendemos as luzes. eu estava toda ensanguentada, e a cama tbm, não entendo porque isso aconteceu, minha menstruação parou tem uns 6 dias e ainda tomo selene. Estou muito preocupada, retornarei na minha dra na proxima semana, mas enquanto isso estou muito aflita.

Comente

Deixe aqui sua opinião...