Ocultar

Sangramento durante a relação sexual: dúvidas que não saem da cabeça


Neste caso, nos referimos aos sangramentos inesperados, sem contar com a possível perda de sangue na primeira vez de uma mulher.

Isso porque, se de fato ocorrer durante a primeira relação sexual, a causa já é bem conhecida e não preocupa a mente feminina. Ao romper o hímen, vasos sanguíneos podem estar no local e então o sangramento é inevitável – como também pode não acontecer.

O sangramento durante a relação sexual pode, ainda, ocorrer quando a mulher está no início ou no final do período menstrual. Na verdade, próximo à data da menstruação as chances são bem grandes.

No entanto, existem outros motivos que merecem maior preocupação. Quando há algum tipo de infecção, a relação sexual pode também causar incômodo, ardência ou dor e é preciso consultar um ginecologista.

Algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) provocam inflamação no colo do útero, que podem levar ao sangramento. Os pólipos (pequenas protuberâncias) e lesões neoplásicas também estão entre as possíveis causas. Entre os últimos citados, o destaque é dado para o câncer de colo de útero e câncer de vagina.

A endometriose, consiste na presença do endométrio (revestimento interno do útero) em locais fora do útero, como o canal vaginal, por exemplo, e se houver toque na região afetada, o sangramento acontece.

Na menopausa, as causas podem ser diferentes destas já citadas. Viu só como a avaliação é indispensável, já que podem ser inúmeros os motivos?

Durante esse período, há queda na produção do hormônio responsável pela lubrificação vaginal. Esse ressecamento e redução da elasticidade vaginal podem ser os vilões da vez.

O Dr. Henrique Oti Shinomata, ginecologista, responde dúvidas frequêntes e explica o que acontece com o corpo feminino:

Quais são os principais motivos que podem levar ao sangramento durante uma relação sexual?
O sangramento durante a relação é devido ao traumatismo da mucosa vaginal ou do colo uterino. Estas estruturas podem estar mais suscetíveis ao sangramento se estiverem acometidas de alguma patologia, como inflamação, pólipos entre outros.

Se o ato for próximo à data da menstruação, pode acelerá-la?
Perto da menstruação há uma retenção hídrica em várias tecidos do corpo da mulher, podendo levar a uma fragilidade maior da mucosa vaginal.

Preciso procurar um médico se acontecer uma única vez?
Após um sangramento anormal é sempre necessário um exame completo ginecológico para diagnosticar ou não alguma alteração genital.

DSTs provocam sangramento? Se sim, quais?
Sim, toda infecção que leva a uma diminuição da integridade da mucosa genital pode levar ao sangramento, principalmente as infecções por Clamídia, Gonorréia, Herpes Genital, entre outros.

Alergia a preservativos pode provocar irritação a ponto de sangrar?
Sim, tanto a alergia ao látex do preservativo como ao lubrificante que o acompanha.

Sangramento na menopausa tem outro diagnóstico?
O sangramento da menopausa pode ser de várias causas, quando ocorrer é obrigatório uma avaliação ginecológica completa.

Portanto, não espere ocorrer várias vezes para procurar seu médico. E lembre-se de estar em dia com seu ginecologista, além de usar preservativo sempre.


Comentários

376 Respostas para “Sangramento durante a relação sexual: dúvidas que não saem da cabeça”
  1. Lidiane disse:

    Tenho relações com meu namorado normalmente, mas na ultima veze que transamos tive um pequeno sangramento que parou rapidamente e da ultima vez também sangrou e depois parou. Isso é normal?

  2. Marlene disse:

    olá
    eu e o meu namorado já tivemos duas vezes relaçoes sexuais e a ultima vez deitou mais sangue do q da primeira
    estamos a ficar preocupados

  3. Emanuelle disse:

    tive minha primeira relação há dois dias e alem de sangrar no dia , ainda sangro. mas ontem e hoje o sangue veio com aquela coloração marrom que ocorre no final da menstruação, e parece estar diminuindo. Mesmo assim é normal?

  4. barbara disse:

    oi minha menstruaçao terminou num sabado e na terça seguinte tive relaçao com camisinha e sangrei um pouco vc acha que tem a ver com a mestruaçao que fooi embora ? tem essa chance ?

  5. Beatriz disse:

    Olá tenho relações com meu namorado há um ano e nunca sangrei, nem ná primeira.. Isso pode significar que eu tenha algum problema??

    • blogdasaude disse:

      Olá, Beatriz.
      O sangramento na relação sexual ocorre por causa da espessura do hímen. Caso seja fininha, não haverá sangramento mesmo.
      Por isso, não se preocupe.
      Mas vá ao ginecologista, pois ele poderá tirar todas as suas dúvidas.
      Abraços

  6. Isabel disse:

    Boa tarde,

    Tive relações sexuais com o meu namorado e sangrei. Acho que se deve ao facto de ter uma infecção e de estar mais sensível, mas como nunca tinha acontecido fiquei preocupada. O período menstrual será na semana a seguir, dai a minha preocupação também. Acha que o facto de ter a infecção e de estar perto de ter a menstruação pode ter originado o Sangramento e as dores seguintes ? Em todo o caso já marquei consulta no ginecologista.

    Cumprimentos

Comente

Deixe aqui sua opinião...