Redução das infecções pelo HIV

hiv

Embora a implementação global do tratamento do HIV tenha salvado milhões de vidas, os esforços para prevenir novas infecções pelo HIV foram menos bem-sucedidos.

O número anual de novas infecções por HIV entre adultos em todo o mundo praticamente não mudou nos últimos quatro anos, e o total de novas infecções diminuiu apenas 31% desde 2010, muito abaixo da meta de 75% para 2020 estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2016.

Embora as mortes por HIV sejam consideradas evitáveis, a infecção por HIV continua sendo uma das 10 principais causas de morte entre certas populações, indicando a importância contínua do diagnóstico precoce, tratamento imediato e acesso a cuidados e tratamento de alta qualidade, de acordo com um estudo publicado na Morbidity and Mortality Weekly Report.

O estudo descobriu que, dos 55 milhões que vivem com HIV no mundo, cerca de 5,4 milhões de pessoas morreram de doenças relacionadas à AIDS em 2012. A maioria dessas pessoas foi infectada por contato heterossexual e uso de drogas injetáveis.

De 2010 a 2018, a taxa de mortalidade entre pessoas com diagnóstico de HIV diminuiu 36,6% no geral.

A incidência de HIV diminuiu 8% de 2015 a 2019. Em 2019, o número estimado de infecções por HIV nos EUA foi de 34.800 e a taxa foi de 12,6 (por 100.000 pessoas).

Recomenda-se a triagem universal para infecção pelo HIV, com repetição do teste em pessoas de alto risco. As pessoas infectadas devem ser prontamente encaminhadas para uma avaliação abrangente, incluindo triagem de infecções associadas e atenção aos fatores sociais que podem dificultar a adesão ao tratamento, e a terapia antirretroviral deve ser iniciada.


Taxas de HIV nos EUA

Hoje, cerca de 1,2 milhão de pessoas no país vivem com HIV, incluindo mais da metade (57%) cujo tratamento impediu a progressão da doença, diz o Centers for Disease Control and Prevention (CDC).

A agência federal diz, no entanto, que cerca de 13 por cento não sabem que têm HIV e devem ser testados.


Definição

O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é o vírus que causa a AIDS. Quando uma pessoa é infectada pelo HIV, o vírus ataca e enfraquece o sistema imunológico.

À medida que o sistema imunológico enfraquece, a pessoa corre o risco de contrair infecções e cânceres com risco de vida. Quando isso acontece, a doença é chamada de AIDS.

Uma vez que uma pessoa tem o vírus, ele permanece no corpo por toda a vida.


Causas do HIV

O vírus é espalhado (transmitido) de pessoa para pessoa através de certos fluidos corporais:

  • Sangue
  • Sêmen e líquido pré-seminal
  • Fluidos retais
  • Fluidos vaginais
  • Leite materno


Importância do HIV

Se não for tratado, o HIV pode levar à doença AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida).

O corpo humano não pode se livrar do HIV e não existe cura eficaz para o HIV. Então, uma vez que você tem HIV, você o tem por toda a vida.

Felizmente, no entanto, o tratamento eficaz com medicamentos para o HIV (chamado terapia antirretroviral ou ART) está disponível. Se tomado conforme prescrito, o medicamento para o HIV pode reduzir a quantidade de HIV no sangue (também chamada de carga viral) para um nível muito baixo. Isso é chamado de supressão viral.

Se a carga viral de uma pessoa é tão baixa que um laboratório padrão não consegue detectá-la, isso é chamado de carga viral indetectável.

As pessoas com HIV que tomam medicamentos para o HIV conforme prescrito e recebem e mantêm uma carga viral indetectável podem viver vidas longas e saudáveis e não transmitirão o HIV para seus parceiros HIV-negativos através do sexo.


O que é AIDS?

A AIDS é o estágio final da infecção pelo HIV que ocorre quando o sistema imunológico do corpo está gravemente danificado por causa do vírus.

Nos EUA, a maioria das pessoas com HIV não desenvolve AIDS porque tomar o medicamento para HIV conforme prescrito impede a progressão da doença.

Considera-se que uma pessoa com HIV progrediu para AIDS quando:

  • o número de suas células CD4 cai abaixo de 200 células por milímetro cúbico de sangue (200 células/mm3). (Em alguém com um sistema imunológico saudável, as contagens de CD4 estão entre 500 e 1.600 células/mm3.)

    OU

  • eles desenvolvem uma ou mais infecções oportunistas, independentemente de sua contagem de CD4.


Como saber se tenho HIV?

teste hiv

A única maneira de saber com certeza se você tem HIV é fazer o teste. O teste é relativamente simples.

Você pode pedir ao seu médico um teste de HIV.

Muitas clínicas médicas, programas de abuso de substâncias, centros comunitários de saúde e hospitais também os oferecem.

Thiago Moretti F.

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Colabora com o Blog da Saúde na revisão e criação de conteúdo juntamente com a equipe de médicos editores.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Thiago Moretti F.

Thiago Moretti F.

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Colabora com o Blog da Saúde na revisão e criação de conteúdo juntamente com a equipe de médicos editores.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail