Exercício: Tratamento para uma Menopausa Saudável

menopausa saudavel

Não tem como correr, toda mulher vai menstruar uma época da vida e depois vai passar pela menopausa. O problema é que como se não bastasse menstruar todo mês e por muitos anos, as mulheres sofrem com a menopausa, muitas sentem inúmeros sintomas, mas isso pode ser minimizado de uma forma muito simples, o exercício. Você já parou para pensar nos diversos benefícios que um exercício físico pode trazer para sua vida?

Vamos ver um desses benefícios hoje, com o exercício você consegue tratar e passar pela menopausa sem grandes problemas. Você vai evitar todas aquelas reclamações que está acostumada a escutar das mulheres que já passaram por essa fase. Mas com você será melhor, você vai vencer essa fase da vida sem sofrer e com a cabeça erguida.

Você já deve saber que com o tempo algumas doenças podem aparecer como diabetes, doenças cardíacas, osteoporose e outras.

O exercício físico é um grande aliado para prevenir todos esses problemas que aparecem com o passar do tempo, se você não faz nenhuma atividade física é melhor começar a pensar nisso para prevenir essas e outras doenças que aparecem.


Mas é claro que se você tem tendência a ter essas doenças é mais difícil de prevenir, mas mesmo assim os problemas são minimizados e você terá menos problemas com essas doenças e vai poder até controlar. O exercício físico é muito importante nessa fase da vida e você precisa praticar algumas coisas e mexer seu corpo para prevenir problemas.

Outro benefício da prática de exercício físico é o equilíbrio do peso, com a idade muitas mulheres ganham peso, isso é normal e faz parte das etapas da vida, mas você precisa vigiar para que esse ganho de peso não atrapalhe sua vida.

Muitos problemas podem aparecer se você não prestar atenção no peso e deixar para lá. A atividade física é muito importante para controlar e te ajudar a ter um peso legal e ideal para seu tipo físico e idade.

Estamos falando tudo isso para mostrar que na época que você estiver passando pela menopausa, também vai passar por esses problemas como ganho de peso e aparecimento de algumas doenças. E é por isso que você precisa vigiar e fazer exercício físico, ele vai ajudar a evitar doenças, controlar o peso e ainda a passar pela menopausa com muita tranquilidade.


A menopausa

A menopausa é um período que a mulher passa, nessa época está sendo encerrada os ciclos menstruais e ovulatórios, o início da menopausa acontece após um ano do último fluxo menstrual. Nesse período da vida da mulher acontece transformações no organismo e isso aumenta a possibilidade de aparecer doenças ou mesmo agravar as doenças que a mulher já tem.

Não existem uma idade certa para acontecer a menopausa, ela pode variar, assim como não existe uma idade certa para a mulher menstruar. Mas geralmente ela ocorre entre os 45 e 55 anos de idade, mesmo assim algumas mulheres tem menopausa precoce ou tardia, tudo vai depender do organismo da mulher.

O maior problema da menopausa e o que as mulheres mais temem são os sintomas, os principais sintomas são:

  • Ressecamento vaginal;
  • Suores noturnos;
  • Ondas de calor;
  • Diminuição do desejo sexual;
  • Insônia;
  • Depressão;
  • Risco cardiovascular;
  • Perda de massa óssea;
  • Alterações na distribuição da gordura corporal.

Alguns desses sintomas já foram citados aqui como a osteoporose e o aumento do risco cardiovascular. Esses problemas aparecem com a idade e também com a chegada da menopausa, por isso você precisa ficar atento na sua saúde e cuidar. Como fazer isso? Praticando exercícios físicos.

Muitas mulheres usam como alternativa a reposição hormonal, mas para algumas mulheres a reposição hormonal é bem assustadora e por isso elas acabam sofrendo sem fazer mais nada. Acontece que melhor ainda que a reposição hormonal é controlar seu organismo com as atividades físicas. Ela é melhor porque você não vai precisar tomar nada, e ainda vai conseguir evitar os maiores sintomas e os que mais assustam as mulheres.

Claro que além da atividade física você também precisa fazer visitas aos médicos, não só ao habitual ginecologista, mas também a outros especialistas como o cardiologista. Você precisa ficar atenta ao que seu médico indicar, pois fazer atividade física orientada é muito importante, principalmente se você já tem problemas cardíacos que podem dificultar algumas atividades físicas comuns.

O exercício na menopausa

Já falamos que o exercício físico é um aliado da mulher nesse momento, isso porque ele ajuda a reduzir muitos problemas, principalmente a insônia e a irritabilidade. Além disso ele previne as doenças que podem aparecer nessa fase como já falamos acima. Mas você deve estar se perguntando, que tipo de exercício é melhor?

Existem alguns exercícios que podem ajudar mais, mas a verdade é que se você fizer qualquer tipo de exercício terá uma menopausa saudável e tranquila. Você tem muitas opções como a musculação, o alongamento e os exercícios aeróbicos, esses são os mais indicados, mas se não pode fazer algum deles ou prefere outros não tem problema.

O indicado é conversar com seu médico primeiro e perguntar se está tudo bem e se você pode começar a praticar algum exercício para conseguir ter uma menopausa mais saudável.

Seu médico pode te indicar alguns, mas você também pode perguntar se tudo bem fazer pilates, se é o que gosta. O exercício físico ou o tipo de exercício que faz não importa tanto, o importante é se mexer, exercitar e evitar os problemas que podem aparecer.

O indicado é fazer alguns exercícios aeróbicos ou outros por pelo menos meia hora todos os dias e se quiser acrescentar mais algum tipo de exercício como musculação é indicado fazer duas vezes na semana. Mas tudo isso deve ser conversado com o médico e o indicado é ter o acompanhamento de um professor no momento da atividade física.

Como estamos falando de dois estilos de atividade a musculação e o exercício aeróbico vamos mostrar o que cada um pode te ajudar. Assim você já pode escolher um deles ou os dois para passar pela menopausa sem sentir nada e poder dizer que teve uma menopausa saudável e nunca precisou tomar nada.

  • A musculação – na musculação é usado muito os pesos para fortalecer os músculos, isso vai ajudar bastante a retardar e prevenir a osteoporose. Nessa atividade você também preserva os minerais que mantem os ossos fortes e densos, mas devemos informar que o efeito que ele tem em cada pessoa será diferente por causa da idade vai depender da nutrição e hormônios e também do tipo de exercício praticado.
  • Exercício aeróbico – O exercício luta contra o peso extra que pode aparecer nessa fase, na menopausa as mulheres tem facilidade de ganhar gordura abdominal e esse exercício combate esse ganho de peso. Além disso, o exercício aeróbico melhora o humor e alivia as tensões, ajudando dessa forma a reduzir a chance de ter depressão e irritabilidade que é comum nessa fase. Até mesmo as ondas de calor e sono podem ser melhorados com esse exercício.

Viu como dois simples tipos de exercícios podem contribuir para uma menopausa saudável? Agora é só começar a adotar esses exercícios ou outros para passar por essa fase da vida e tirar de letra sem sofrer maiores consequências. Não tem como correr da menopausa, mas você pode passar por ela sem sentir os sintomas apenas fazendo exercícios.

Se você ainda não chegou nessa fase da vida e não faz exercício, não espere a menopausa chegar para começar.

Converse com seu médico hoje e veja que tipo de exercício é indicado e você mais gosta. Praticar exercício físico nunca será perda de tempo e você vai se sentir bem melhor em qualquer fase da vida.

Não esqueça de compartilhar essas dicas com suas amigas, elas vão adorar saber que podem passar pela menopausa sem sentir os sintomas que mais incomodam as mulheres.

Diene Oliveira Cruz

CREFITO: 197124-F | Fisioterapeuta, com Especialização em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de São Paulo

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Diene Oliveira Cruz

Diene Oliveira Cruz

CREFITO: 197124-F | Fisioterapeuta, com Especialização em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de São Paulo

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail