Ocultar

Palpitação? Cuidado! Isso pode ser um sinal de arritmia cardíaca


O coração é uma bomba hidráulica biológica que mantém nossa circulação e, com esse objetivo, bate regularmente em torno de 70 vezes por minuto.

“Quando este sistema de controle é afetado por alguma doença há a possibilidade de ocorrer um descontrole do ritmo do coração, que poderá bater muito lento, muito rápido ou de forma irregular. Essas alterações do ritmo do coração constituem as arritmias cardíacas”, explica a cardiologista Dra. Ana Camarozano, da Prolab Centro Diagnóstico Cardiológico/ Hospital Instituto de Medicina e Cirurgia do Paraná.

Em muitas pessoas esse distúrbio pode existir sem sintomas, porém em outras, ele pode provocar palpitações, tonturas, cansaço, dor no peito, desmaios.

“Nos casos mais graves é possível o paciente apresentar confusão mental, fraqueza, hipotensão (pressão baixa), dor no peito (angina) e até mesmo ter morte súbita”, ressalta a médica.

Entre as possíveis causas da arritmia estão: estresse, fumo, grande ingestão de álcool, exercício físico muito intenso, uso de drogas (como cocaína e anfetaminas), uso de alguns medicamentos e excesso de cafeína.

Um ataque cardíaco, ou outras condições que danificam o sistema elétrico do coração, também podem causar arritmia.

“Como tratamento, em alguns casos, o uso de medicação antiarrítmica é suficiente, podendo prevenir a ocorrência de novos episódios arrítmicos. Em outros, porém, há a necessidade de outras terapias. O ideal é, quando ocorrer algum dos sintomas, o paciente procurar um cardiologista para que uma avaliação seja realizada”, completa.


Comentários

9 Respostas para “Palpitação? Cuidado! Isso pode ser um sinal de arritmia cardíaca”
  1. Mêlanie disse:

    Interessante saber sobre isso!

  2. joaldo disse:

    Por que em alguns site fala sobre os batimentos ser de 72 batimentos e outros de70 , e quais os sinas e sitomas
    de arritimia

    • blogdasaude disse:

      Olá Joaldo,

      O número pode diferir porque não é igual de pessoa para pessoa. Como você pode ler no post, está escrito "em torno de 70 batimentos por minutos". Arritmia é quando acontece um descontrole do ritmo do coração, que poderá bater muito lento, muito rápido ou de forma irregular. Em muitas pessoas esse distúrbio pode existir sem sintomas, porém em outras, ele pode provocar palpitações, tonturas, cansaço, dor no peito, desmaios. “Nos casos mais graves é possível o paciente apresentar confusão mental, fraqueza, hipotensão (pressão baixa), dor no peito (angina) e até mesmo ter morte súbita”, ressalta a Dra. Ana Camarozano. Entre as possíveis causas da arritmia estão: estresse, fumo, grande ingestão de álcool, exercício físico muito intenso, uso de drogas (como cocaína e anfetaminas), uso de alguns medicamentos e excesso de cafeína.
      Um ataque cardíaco, ou outras condições que danificam o sistema elétrico do coração, também podem causar arritmia. Abraços

  3. Alexandra disse:

    Boa noite, preciso de uma orientação estou muito acima do meu peso 30 kilos á mais e me sinto cansada e agora de uma semana para cá estou com uma falta de ar rapida e em seguida meu coração dar uma palpitaçãoes muito rapidas com a rapida falta de ar, sinto dores fortes nas costas e pernas… essa falta de ar vem em 10 em 10 minutos e dura 1 segundo e em seguida eu puxo o ar forte e o coração bate rapido e depois normal . Séra que poderiam me ajudar?

Comente

Deixe aqui sua opinião...