Novo gel promove regeneração dentária
Será que o novo gel é a grande descoberta na saúde bucal desde a introdução de flúor?
Dentistas preenchem milhões de cavidades nos dentes todos os anos, e muitos pacientes não suportam ouvir o som da broca. A descoberta pode tornar mais agradável a ida ao dentista.
Um novo peptÃdeo, incorporado a um gel ou filme flexÃvel, é colocado próximo à cavidade e encoraja as células do dente infectado a se regeneraram em um mês, segundo novo estudo publicado no periódico ACS Nano. A tecnologia é a primeira deste tipo.
As cavidades são causadas por bactérias que geram desconforto, dor e podem levar até a perda do dente. Aparecem ao ingerir alimentos ácidos, com muito açúcar ou não escovar os dentes com frequência.
O gel ou filme contêm o peptÃdeo que é um melanócito estimulante e encoraja a regeneração dos ossos, e pode servir em breve não só para os dentes, como mostrou outros experimentos publicados em Proceedings of the National Academy of Science.
É importante lembrar que o tratamento não previne o aparecimento das cáries. É imprescindÃvel manter a higiene bucal adequada.
Cavidades e perfuração podem destruir os nervos e vasos sanguÃneos dentro de um dente, deixando-o mais frágil e com possibilidade de fratura. A regeneração pode ajudar a evitar coroas depois que a cavidade foi preenchida. Mas isto não quer dizer que poderá ser usada para todos os casos; o uso da broca e do preenchimento ainda será necessário.
Espera-se que a nova tecnologia apareça o quanto antes nos consultórios, mas ainda deve ser testada mais vezes, o que pode levar anos até chegar ao mercado.
O que acha da nova descoberta? Comente!
Related posts:
- Tuberculose: novo tratamento
- Laparoscopia – Novo método menos invasivo chega ao Brasil
- ANS – Proposta de novo modelo para plano de saúde de idosos
- Hospital Samaritano promove pesquisa sobre mulheres no climatério
- Victory Consulting promove palestra sobre Tabagismo nas Organizações

Blog da Saúde
2 de julho de 2010










