Ocultar

Quando corro a dor do lado aparece


Independente da idade, a dor do lado do abdômen que aparece durante a corrida já atingiu e continua a atingir a maioria dos atletas.

A dor gera incômodo e controvérsias a respeito de sua aparição, mas saiba que ela pode surgir por dois motivos diferentes: muito esforço físico ou respiração errada.

Muito Esforço Físico

Ocorre uma insuficiência circulatória aguda. O esforço é maior do que a capacidade do coração de aspirar todo o retorno do sangue venoso. Gera um excesso de sangue pobre em oxigênio em alguns órgãos e causa o desconforto na região do fígado (lado direito do abdômen) ou no baço (no lado esquerdo).

Respiração Errônea

Acontece devido à falta de condicionamento físico e desconhecimento do próprio corpo. Há uma alta concentração de lactato sanguíneo e o atleta, por desconhecer seu limite, irá forçá-lo de mais.

Acabe com a dor

Você precisa adequar a quantidade de oxigênio que o seu corpo precisa para funcionar corretamente. Para isso, faça um trabalho pré-corrida, com aquecimento específico.

Se for iniciante, deve começar a correr em um ritmo bem abaixo de sua velocidade média, até seu corpo se acostumar com a frequência de suas respirações.

A respiração não deve ser nem tão acelerada, nem tão lenta e, com preparo físico, a forma correta acontece naturalmente!


Comentários

3 Respostas para “Quando corro a dor do lado aparece”
  1. Josué disse:

    Muito Bom, gostei da parte de Expirar pela Boca… pq acho q Respiro muito mais q Expiro… Meu nariz eh meio "trancado", vou tentar esse Método. Muito Obrigado ao Blog!! :D

Comente

Deixe aqui sua opinião...