Ocultar

Talas para tendinite – O que pode dar errado


Quem tem tendinite sabe que fortes dores são provocadas e que, às vezes, simples tarefas como apertar o botão são feitas com dificuldade.

A inflamação de um tendão surge frequentemente em quem trabalha com excesso de repetições de postura ou movimentos, também conhecido como LER – Lesão por Esforço Repetitivo.

A tendinite tornou-se mais comum como um sintoma ocupacional, já que as pessoas passam horas usando o mouse de um computador, o que não era tão comum antigamente.

Quando o problema agrava, é comum ver a pessoa usar uma tala para proteger o punho. Se for colocada de maneira errada pode piorar a dor e ainda por cima agravar a lesão.

Estudo e Resultados

O estudo da UFSCar, Universidade Federal de São Carlos, fez o teste em voluntários que em três momentos diferentes mexeram no computador sem tala, com a tala comercial e com tala personalizada.

O que foi visto é que as talas limitam o movimento e causam dores musculares, podendo refletir até em dores no pescoço. As talas comerciais são feitas de lona e podem ser vendidas sem indicação médica. O modelo personalizado se ajusta à mão e é geralmente o indicado pelos médicos.

O uso do teclado não foi afetado com ou sem a presença das talas. Quando usaram o mouse, o músculo do antebraço foi mais exigido na presença do suporte. O acessório deve ser usado somente com recomendação do médico e é preciso verificar se limita o movimento dos dedos.

A pesquisa foi premiada como o melhor trabalho científico no 30º Congresso Brasileiro de Cirurgia de Mão, realizado em Belo Horizonte (MG).

É melhor prevenir com pausas frequentes e movimentos diversificados! Dormência, mãos frias e dores ao realizar alguns movimentos podem ser sinais do problema.


Comente

Deixe aqui sua opinião...