Ocultar

Nova lente para míopes com grau elevado


Os míopes tinham duas opções para corrigir o problema: usar lentes de contato, que precisam de constante limpeza e troca, ou fazer a cirurgia a laser, contraindicada para quem tem córnea muito fina ou um grau muito alto de miopia.

Agora, foi aprovada no Brasil uma terceira opção que deve chegar no mês que vem. A nova lente da marca Alcon pode ser implantada atrás da íris, sem mexer no cristalino do olho e sem desgastar a córnea, como acontece na cirurgia a laser.

A cirurgia dura cerca de 30 minutos com anestesia local e sem necessidade de internação. O corte cicatriza naturalmente. Depois de feita, é preciso usar um colírio específico e evitar movimentos bruscos, além dos exames anuais para ver como está.

Os médicos recomendam o implante a partir do 9° de miopia, porém a Anvisa aprovou a lente paria miopias de 6° a 16,5°.

Quem não deve fazer

Aqueles com problema de retina, glaucoma e catarata.

Só um médico que tenha feito um curso de capacitação pode fazer o procedimento.

Por ser novidade, o implante da lente deve custar 50% mais caro do que a cirurgia a laser, mas os dois são igualmente seguros, segundo estudo da Cochrane.

No Estado de São Paulo, o Instituto da Visão da Unifesp e o hospital Albert Einstein, na capital, e o Instituto Penido Burnier, em Campinas, já estão preparados para a cirurgia.

Alternativas são sempre bem-vindas para podermos escolher a que melhor se aplica ao nosso problema!


Comente

Deixe aqui sua opinião...