Ocultar

Cesárea – Como saber quando o bebê está pronto


O bebê deixa de ser considerado prematuro ao completar 37 semanas e seis dias de gestação e costuma-se marcar a cesárea logo após o término desse período.

Porém, especialistas do mundo todo recomendam como ideal esperar 39 semanas no mínimo, já que antes disso, são maiores os riscos de algumas complicações para o bebê, como desconforto respiratório, icterícia ou hipoglicemia.

Um estudo, realizado pela Unifesp verificou que 60% dos nascimentos acontecem com 37 ou 38 semanas, enquanto a gravidez dura cerca de 40 semanas. Esses bebês, como ainda não estão ‘prontos’, ficam mais tempo internados e vão com mais frequência para a UTI.

O desconforto respiratório pode tornar necessária a entubação em UTI, o que aumenta o risco de infecções; a icterícia em casos graves pode gerar problemas neurológicos e a hipoglicemia pode ser causada pela dificuldade na hora de mamar.

Os números mostram que nada substitui nosso relógio biológico – 12% dos bebês não prematuros nascidos de cesárea passam pela UTI, enquanto de parto normal, cai para 3%.

Esses dados servem de alerta para a cesárea agendada antes da 39º semana. A não ser que seja recomendada pelo médico quando houver risco para a mãe ou para o bebê.

Como saber se já está na hora do parto?

O mais comum é a idade gestacional, calculada pelo número de semanas. Fora isso, é possível monitorar o líquido amniótico, o fluxo da placenta e os batimentos do coração do bebê.

Artigos relacionados:

- Posso comer durante o parto?


Comentários

10 Respostas para “Cesárea – Como saber quando o bebê está pronto”
  1. daiane disse:

    sim eu estou de 35 semana mas estou sentindo muita dor …a semana que passou estive enternada porque ele quiz nascer

  2. josy disse:

    ola estou gestante de 36 semanas ja tive 2 cesareana pelo sus,,foi tudo bem,mas agora ate agora minha medica não me disse nada sobre prto normal ou cesareana,,estou com muito medo queroa cesarea de novo me ajudem sera que vai ser ou não??

  3. Chrysalide disse:

    Vítima da Cesariana Agendada

    Se pudesse, aconselharia todas as mulheres a optar pelo parto normal, ou pelo menos a passar pelo trabalho de parto antes de uma eventual cesárea.
    Sou uma vítima da cesárea agendada, aquela sem trabalho de parto e sem a menor consideração para com o bebê. Hoje, com 20 anos e depois de alguma leitura em artigos científicos a respeito, concluo que teria sido mais benéfico, e até mais ético, se minha mãe tivesse me abortado.
    Nasci antes do tempo, com 38 semanas, por conveniência de um médico insensível e pelo medo que minha mãe sentia da dor. Um paradoxo, pois ela relata que a dor do pós-operatório que sentiu, após a cesariana, foi muito mais cruel que a dor que sentiu em seu primeiro parto, que foi normal.
    Além de ter nascido com icterícia (o menor dos problemas) e dificuldades respiratórias, tive problemas de aprendizado no colégio e, principalmente, de socialização. Fui uma criança incompreendida, já que meus próprios pais me condenavam duramente por minhas limitações, e sofri de grave depressão, da qual só consegui me libertar há alguns meses com auxílio de acupuntura.
    “Então o homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas (…) a borboleta passou o resto de sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas.

    Ela nunca foi capaz de voar.” (A lição da borboleta, autor desconhecido)

  4. kely disse:

    nada a ver vc ta doida

  5. mamicarioca disse:

    Ola, na maioria das culturas e países (sobretudo países desenvolvidos) são os bebês que decidem a hora de chegar. Eh aí que a futura mãe entra em trabalho de parto… Agendar cesaria s’en necessidade não é natural

  6. ana luisa disse:

    Boa tarde.

    Acredito que tudo na vida precisa de um equilibrio…

    Estou com 36 semanas de gestacao de minha segunda filha

    Minha primeira nasceu de parto normal com 38 semanas, saudavel e mamando ja…rsrs

    nao sou contra a cesaria,pelo contrario,acredito que salve muitas vidas de bebes e mamaes,

    Mas vejam meu caso, estao tentando me forcar a ter cesaria, o medico chega e diz q nao faz normal pelo meu convenio so agora…poxa! Sempre disse a ele que so faria cesaria caso necessario…

    Isso so acontece no Brasil mesmo.

    Quero ter nornal, sentir dor? Sim! Mas tmb senti minha filha saindo de mim, meu leite descendo imediatamente, deixar que ela me diga…mamae to pronta!!!!

    E incrivel…o maximo do ser mulher!!!

    A recuperacao e incrivel… Vc pode pegar seu bebe tranquilamente,usar a cinta p a barruga voltar etc

    E quem tem outro filho bb saiba que na cesaria vc n podera pega lo.

    Imagina so??? Na cabecinhq da crianca?

    Facam cesaria se for necessario…mas n deixem que os medicos ou o convenio decidam por vcs….

    O normal e o parto normal…

    Estou falando do normal,o natural nao tenho coragem kkkkk

    Tem q ter aquele impurraozinho do soro indutor…que vai q e uma beleza!!!!

    :D boa hora para todas…inclusive eu!!!!

  7. Josi disse:

    A questão é que não existe escolha.. um medico te acompanha e não faz parto normal. Não adianta ter leis que favoreçam a cesárea se o medico não vai fazer.

  8. juliana disse:

    posso tirar meu bebe com 35 semanas?

Comente

Deixe aqui sua opinião...