Ocultar

Silicone – Dúvidas sobre o pós-operatório


No último fim de semana, como falamos, a polêmica cantora Amy Winehouse foi internada pela segunda vez com dor nos seios – consequências da cirurgia para implante de silicone que fez no fim de 2009.

Também neste mês, a Anvisa proibiu o comércio de próteses da marca francesa Poly no Brasil, após a Agência Francesa de Saúde detectar qualidade inferior e alto risco de vazamento.

É um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados pelas mulheres no Brasil. Os cuidados começam na escolha do médico cirurgião e o sucesso da operação requer tranquilidade logo após a cirurgia. Por isso, o Blog da Saúde quer esclarecer as principais dúvidas sobre aquele tempo essencial de repouso, conhecido como pós-operatório.

 

O Dr. Luiz Philipe Molina, profissional atuante no Centro Especializado em Cirurgias Minimamente Invasivas (CECMI), responde as principais dúvidas sobre o pós-operatório de um implante mamário:

1) O pós-operatório é doloroso?
Geralmente não é doloroso. Os implantes colocados atrás do músculo peitoral costumam doer um pouco mais. Mesmo assim, a dor desaparece em poucos dias.

2) Quais cuidados devo ter após cirurgia de implante mamário?
Evitar esforço exagerado, principalmente com os braços, como carregar pesos, por 2 meses. E também não dormir sobre os implantes.

3) E em relação à alimentação?
Não há alterações na alimentação.

4) Onde encontro o sutiã pós-operatório?
Diversas empresas vendem o sutiã adequado para estes casos. Você pode se informar com o seu cirurgião, que poderá indicar também.

5) Preciso ter algum cuidado especial com a cicatriz?
É necessário evitar o sol. Você deve realizar massagens e microporagens, que tiram a tensão da cicatriz.

6) Quando poderei tomar um banho completo?
No dia seguinte. Mas lembre-se de proteger o curativo.

7) Quanto tempo leva para poder voltar às atividades normalmente?
Normalmente, cerca de dois dias após a cirurgia você tem uma vida normal.

8)  Com qual frequência devo visitar meu médico depois da cirurgia?

Após a cirurgia você deve ir ao seu médico cirurgião plástico duas vezes por semana. Depois, passará a fazer visitas uma vez por semana, mensalmente e anualmente.

9) Qual é o procedimento a ser tomado quando houver rompimento da prótese?
Deve trocar imediatamente o implante.

*Foram muitas dúvidas de leitoras a respeito das dores após a cirurgia, principalmente relatos sobre muita dor em um dos seios, enquanto o outro parece não doer mais. Por isso, contatamos o Dr. Luiz Philipe Molina para esclarecer este incômodo que preocupa as mulheres operadas recentemente.

10) Afinal, é normal um seio doer mais que o outro?
A inervação não é idêntica na mama esquerda e direita, por esta razão às vezes, quando se opera, uma dói mais do que a outra. Fato esse que pode ser motivado por um pequeno nervo que foi lesado, o que é comum, e que está doendo.

Restou alguma dúvida? Não deixe de perguntar!


Comentários

305 Respostas para “Silicone – Dúvidas sobre o pós-operatório”
  1. Elaine disse:

    Dany, estou na mesma situação, coloquei a prótese no dia 18 de Jan, tb dói minha coluna, estou colocando um travesseiro debaixo da coxa, assim a coluna fica mais reta e me senti mais confortável.
    Bjs. Elaine

  2. blogdasaude disse:

    Olá Poliana, o silicone não causa danos nem antes e nem depois da amamentação. Pode ficar tranquila! :) Abraços

Comente

Deixe aqui sua opinião...