Você sempre toma um cafezinho depois do almoço? Ótimo!
Tomar uma xÃcara de café nesse horário diminui os riscos de desenvolver diabetes tipo 2, é o que aponta pesquisa desenvolvida na USP (Universidade de São Paulo).
Com uma base de dados de um estudo francês com 70 mil mulheres com idades entre 41 e 72 anos acompanhadas de 1993 a 2007, aquelas que beberam a xÃcara de café tiveram risco 34% menor de desenvolver a doença. Apesar do estudo ter sido feito só com mulheres, o resultado deve ser o mesmo para os homens, já que outros estudos foram feitos com os dois sexos.
Veja bem, o consumo de café já foi atribuÃdo à proteção contra este tipo de diabetes, o que se vê neste estudo é a curiosa relação com o horário do almoço. Cafeinados ou não, com ou sem açúcar, o resultado é o mesmo.
Aqui vai uma possÃvel explicação para os efeitos gerados nesse horário: pessoas com grande estoque de ferro têm maiores riscos de desenvolver diabetes. Ao tomar café, a absorção de ferro é menor e se for o almoço a refeição responsável pelo acúmulo de ferro no organismo, então se explica o equilÃbrio gerado pela bebida.
Outros estudos
As substâncias presentes na bebida melhoram a sensibilidade do organismo à insulina, hormônio que facilita a entrada de glicose nas células do corpo. Também evita a oxidação das células beta, responsáveis pela produção desse hormônio.
Recomenda-se beber pelo menos duas xÃcaras de café para obter os benefÃcios.
“É ótimo saber que o que gostamos de fazer traz benefÃcios para a saúde.”
Você sempre toma um cafezinho depois do almoço? Ótimo!
Tomar uma xÃcara de café nesse horário diminui os riscos de desenvolver diabetes tipo 2, é o que aponta pesquisa desenvolvida na USP.
Com uma base de dados de um estudo francês com 70 mil mulheres com idades entre 41 e 72 anos acompanhadas de 1993 a 2007, aquelas que beberam a xÃcara de café tiveram risco 34% menor de desenvolver a doença.
Apesar do estudo ter sido feito só com mulheres, o resultado deve ser o mesmo para os homens, já que outros estudos foram feitos com os dois sexos.
Veja bem, o consumo de café já foi atribuÃdo à proteção contra este tipo de diabetes, o que se vê neste estudo é a curiosa relação com o horário do almoço. Cafeinados ou não, com ou sem açúcar, o resultado é o mesmo.
Aqui vai uma possÃvel explicação para os efeitos gerados nesse horário: pessoas com grande estoque de ferro têm maiores riscos de desenvolver diabetes. Ao tomar café, a absorção de ferro é menor e se for o almoço a refeição responsável pelo acúmulo de ferro no organismo, então se explica o equilÃbrio gerado pela bebida.
Outros estudos
As substâncias presentes na bebida melhoram a sensibilidade do organismo à insulina, hormônio que facilita a entrada de glicose nas células do corpo. Também evita a oxidação das células beta, responsáveis pela produção desse hormônio.
Recomenda-se beber pelo menos duas xÃcaras de café para obter os benefÃcios.
“Descobrir que o que já fazemos pode trazer benefÃcios para nossa saúde
Related posts:
- Uma vez diabético sempre diabético?
- Fome e mastigação – Devagar e sempre
- Você mudaria a cor de seus olhos para sempre?
- Depois de consumir álcool você fica rosado? Isso pode ser uma doença
- Quanto custa o seu almoço?
Related posts:

1 de abril de 2010














Nossa, eu Tô bem então, tomo café sempre! http://tinyurl.com/y8jp2lr