Ocultar

Stent em alta – Você sabe o que é?


Pacientes vítimas de derrame e com artérias obstruídas podem contar com uma técnica chamada cateterismo com implante de stent.

Implantado na carótida, o stent – tubo metálico perfurado – é implantado na intenção de manter a artéria aberta.

Entenda melhor

Na artéria obstruída o fluxo sanguíneo é reduzido devido às placas de gordura que se acumulam no interior da artéria.

Na técnica, o stent é introduzido na artéria e um pequeno balão é “inflado” no local, para desbloquear o vaso e permitir a passagem do sangue.

A técnica foi apresentada na última sexta-feira, 26, em congresso médico realizado no Texas. O estudo sugere que o procedimento tem sucesso garantido por ser menos invasivo.

Apesar disso, a novidade divide opiniões. O procedimento de cateterismo com implantação de Stent foi realizado pela primeira vez na década de 90, e o procedimento cirúrgico, chamado de endarterectomia é utilizado desde a década de 50.

Para o neurolista do Hospital Sírio Libanês, Eduardo Mutarelli,

“Todos os estudos, até agora, mostram que a cirurgia é melhor. Esse mostra que, no máximo, os dois procedimentos “empatam”. Por enquanto, continuo preferindo a técnica consagrada, a não ser em casos em que há indicação específica para stent”.

As especificidades, segundo o profissional referem-se a pacientes diabéticos, com insuficiência cardíaca ou quando a placa de gordura que obstrui a artéria no pescoço é de difícil acesso.

“O Blog da Saúde apóia iniciativas com eficácia prolongada e confia na habilidade dos profissionais de medicina, que com ética e profissionalismo sempre saberão decidir qual a melhor técnica a ser utilizada.”


Comentários

2 Respostas para “Stent em alta – Você sabe o que é?”
  1. Jose Siplaki Netto disse:

    Eu sou paciente que encontra-se com um STENT Femural na coxa esquerda, devido ter eu sido baleado em ação, logo, esta cirurgia foi um sucesso, pois hoje corro, faço caminhadas, faço malhação e minha saúde esta ótima, graças a Deus…

  2. Jose Siplaki Netto disse:

    Senhores Medicos e/ou profissionais de Medicina, eu tenho um STENT em minha coxa esquerda(femural), pergunto… eu sempre estarei bem??, não haverás rejeição ??? minha perna não terás complicações futuras ??? esta cirurgia é 100% segura ??/.. posso fazer o que quero ??? posso correr ??? caminhar ??? pratica malhação ??? Por favor.. envie respostas em meu E-mail.. sou de Mato Grosso da Cidade de Cuiabá, logo, sofri a cirurgia em Cuiabá…. abraços e aguardo respostas…

Comente

Deixe aqui sua opinião...