Ocultar

Gripe no Brasil – Resistência nos faz exportadores do vírus


Por aqui é comum após um espirro um corisa alguém dizer: – “fique tranquilo, é apenas uma gripe e logo passa.” Agora, você já parou e se perguntou o motivo que faz com que a gripe seja tão comum em nosso país?

Um mapeamento realizado pelo Ministério da Saúde sobre mortes causadas por Pneumonia e Influenza no Brasil, no período de 1996 a 2006 serviu de base para que um grupo de pesquisadores da Universidade do Estado do Arizona descobrisse que por aqui a doença parece se propagar de modo mais lento se comparado a outros países.

Isso acontece graças ao nosso nível relativamente alto de imunidade. Se a notícia no primeiro momento parece boa é preciso cautela. Os estudiosos chamam a atenção para o fato de que uma vez resistentes ao vírus, isso faz com que sua diversidade genética se multiplique e “exporte” novas variantes da doença.

Para Gerardo Chowell, mexicano que assina a pesquisa “a grande mensagem desse resultado é a necessidade de melhorar os sistemas de vigilância que acompanham as variantes da gripe, em especial em países tropicais como o Brasil, sobre os quais ainda há poucos dados.”

“Apesar do alto nível de imunidade qualquer sintoma de gripe que persista em nosso organismo deve ser investigado e diagnosticado por um médico. Lembre-se sempre, sua saúde vem em primeiro lugar.”

*Com informações da Folha de São Paulo.


Comentários

Uma Resposta para “Gripe no Brasil – Resistência nos faz exportadores do vírus”

Comente

Deixe aqui sua opinião...