O verão e a dor de ouvido
Seja na praia ou na piscina é comum no verão sentirmos aquele incômodo no ouvido, a sensação de que a água entrou e não sai mais.
Na literatura médica essa dor é conhecida como otite externa e na maioria dos casos acontece devido à água contaminada das praias e piscinas de condomínio.
Como acontece?
Quando a água contaminada entra no canal do ouvido inflama a pele que fica localizada antes do tímpano.
Os sintomas mais comuns são inchaço no condutor auditivo acompanhado de dor aguda. Em alguns casos acompanha pus.
O especialista e diretor do Hospital Cema, Leandro Franchi destaca que “a água molha a cera dentro do ouvido, formando uma esponja que retém a água e a umidade dentro do canal.
Essa água represada é o meio ideal para a proliferação de bactérias, causando infecção.”
Para que você consiga aproveitar de maneira saudável os dias de folia que se aproximam com o próximo feriado listamos a seguir algumas recomendações feitas pelo Dr. Leandro.
- Evitar tomar banho de mar em praias muito poluídas, dar preferência às recomendadas pela CETESB;
- Evitar nadar ou mergulhar em piscinas com muita gente ou com a água turva;
- Não usar protetores de ouvido de silicone – além de não protegerem totalmente, eles podem ficar presos às paredes do ouvido, sendo necessária cirurgia para a sua retirada;
- Jamais secar o ouvido com cotonetes ou tentar aliviar a dor com pequenas compressas de algodão embebido em óleo quente;
- Procurar o otorrinolaringologista ao primeiro sinal de dor ou desconforto para correta avaliação. Ninguém deve pingar ou usar nada sem orientação médica.
“Siga as orientações e caia na folia sem desconforto.”
Related posts:
- Pano quente para dor de ouvido – Mito ou Verdade?
- Estética do verão continua prejudicada
- As 12 doenças podem atrapalhar seu verão. Fique atento!
- O câncer de pele pode acabar com o seu verão, previna-se!
- Qual a cor do seu verão?
Related posts:

5 de fevereiro de 2010













