Ocultar

Xerostomia – Atenção aos Sinais!


Você está ansioso pelo dia seguinte, ou então está prestes a ter um ataque cardíaco pela apresentação que terá que fazer daqui a pouco…Situações como essa deixam as pernas bambas e a boca seca.

Conhecida como xerostomia, a falta de salivação pode acontecer por diversos motivos, que vão desde as situações citadas acima como em casos mais preocupantes e que merecem nossa atenção.

Às vezes, a boca seca pode sinalizar problemas de saúde que quanto mais cedo forem diagnosticados melhor. Confira abaixo algumas situações que merecem sua atenção:

– Fatores emocionais como o estresse, depressão e a ansiedade, quando em graus muito agudos podem diminuir o fluxo normal da salivação. Se acontecer de vez em quando ou em situações específicas ok, mas se isso tornar-se uma constante fique atento, pode significar quadros depressivos mais complexos;

– Alguns medicamentos contra a acne, antidepressivos e principalmente os moderadores de apetite são campeões da xerostomia;

– Talvez mais importante que os demais, os quesitos patológicos e o cultivo de maus hábitos são os que merecem mais cuidado e olhos abertos aos sintomas. Doenças como o diabetes, o excesso de fumo e a má higiene bucal fazem o organismo perder grandes quantidades de líquido.

“Fique atento, hidrate-se de maneira correta e visite seu médico regularmente. Uma vida saudável começa com atenção ao seu organismo e o cultivo de bons hábitos.


Comentários

2 Respostas para “Xerostomia – Atenção aos Sinais!”
  1. ido disse:

    desde criança que eu tenho este problema de xerostomia,nao é nem remedio nem radioterapia a causa, estou sofrendo muito com isso,existe uma cura para isso,sem contar com remedios ?pois ja experimentei muitos e nenhum tem resolvido.existe cirurgia ou outro tratamento ?a minha boca fica seca o tempo todo,o dia todo,apesar de estar tomando agua sempre.

    • blogdasaude disse:

      Olá Ido,
      Somente um médico poderá fazer o diagnóstico dos fatores que te causam a xerostomia através da consulta e resultado de exames. O tratamento consiste na eliminação de suas causas, se possível, e também no uso de substâncias que lhe tragam conforto e alívio dos sintomas, que podem ser controlados.
      Não deixe de marcar sua consulta e saber o porquê do problema, que como você deve ter lido na matéria, pode ter várias origens.
      Um abraço da equipe do Blog da Saúde.

Comente

Deixe aqui sua opinião...