Ocultar

Corrimento vaginal é normal?


Qual é a mulher que nunca teve corrimento vaginal? A maioria tem, mas é preciso ficar atenta, pois o corrimento pode ocorrer de forma anormal provocando coceiras, cheiro forte, dor e irritação durante o ato sexual.

Um estudo realizado em 2006 pelo Ministério da Saúde com 15 mil mulheres entre 15 e 49 anos, que vivem nas áreas urbanas e rurais das cinco regiões brasileiras, apontou que a prevalência referida de corrimento vaginal anormal foi estimada em 24% das mulheres, 38% das vezes acompanhada de coceira.

Antes que você pense que qualquer corrimento já é sinal de problema é bom saber que ele também serve para proteger as mulheres de algumas doenças, já que possuem imunoglobulinas.

Segundo a Drª Nara Mattia, ginecologista e mastologista, a secreção vaginal produz o peróxido de hidrogênio – substância tóxica para a maioria dos parasitas vaginais –, e também o ácido lático, que ajuda a manter o pH vaginal em 4,5 (ácido) e a combater microorganismos que não se adaptam ao meio ácido.

O que pode ser considerado normal?
Para distinguir o que é um corrimento vaginal normal e o que não é você precisa prestar atenção!

Se o corrimento tem um fluxo de pequena quantidade e é esbranquiçado, pode ser considerado normal mesmo que manche a roupa. Somente quando apresentar irritação na pele e na mucosa você deve procurar um médico.

A secreção diminui durante a fase pós-menstrual e aumenta até a metade do ciclo, durante os dois e três dias anteriores à ovulação.

Higiene demais é prejudicial
O Blog da saúde já alertou em outra matéria que o excesso de higiene também pode ser prejudicial, pois quando isso acontece a mulher está tirando a proteção da sua vagina, já que o corrimento também previne certas doenças. Lavar as regiões íntimas muitas vezes ao dia, com sabão, pode acabar com a proteção natural e facilitar a infecção por fungos.

Você usa protetor diário?
Pois é, o protetor diário pode facilitar o aparecimento de corrimentos vaginais anormais, pois eles aumentam a proliferação de fungos e bactérias, já que a região da vagina fica mais abafada e úmida.

Curiosidades

A secreção vaginal desempenha o importante papel da lubrificação durante o ato sexual

Em meninas virgens raramente o corrimento estará relacionado a alguma doença

Sexo sem segurança é o vilão das infecções genitais, além de tantos outros riscos. Fique atenta!

Tratamento
Segundo a Drª Nara Mattia, muitas vezes a utilização de pomadas simples pode surtir resultado. Mas somente um médico especializado pode indicar a medicação correta.

Outra alternativa são os famosos banhos de assento, uma medida caseira que pode funcionar. A Candidíase melhora com um banho de assento de bicarbonato.

Melhor prevenir do que remediar
Esse dito popular funciona sempre! Evitar o problema antes que ele ocorra é a melhor alternativa, por isso acompanhe algumas dicas que a Drª Nara Mattia nos passou:

  • Higiene adequada dos genitais;
  • A higiene, após a evacuação, deve ser feita com banhos de assento;
  • O papel higiênico deve ser usado da frente para trás, evitando disseminação de bactérias do reto para a vagina;
  • Uso de calcinhas de algodão, de preferência, e não muito apertadas;
  • Troca frequente de roupas íntimas, evitando mantê-las úmidas na região vaginal;
  • Troca frequente de absorventes higiênicos no período de menstruação;
  • Na praia ou piscina evitar ficar muito tempo com o maiô molhado, pois o ambiente quente e úmido favorece a proliferação dos fungos;
  • Visita frequente ao ginecologista;
  • Cuidado na escolha do parceiro sexual.

“Seguindo essas dicas não tem como errar! Visite seu ginecologista
com regularidade e livre-se das encanações!”


Comentários

162 Respostas para “Corrimento vaginal é normal?”
  1. ivanusa disse:

    eu todo ano sinto dores muito forte na lado esquerdo antes e duranta a menstruação e aparece polhas no lado esquerdo da vagina o que pode ser

    • blogdasaude disse:

      Olá, Ivanusa.
      É importante você ir ao ginecologista para ele examinar e indicar algum tratamento para você fazer. Apenas o especialista conseguirá indicar o que é exatamente.
      Obrigada.

  2. Carla disse:

    Olá tenho 20 anos e tenho 5 anos com esse corrimento,ele tem aparência esbranquecida e tenho coceira e as vezes fica com mal cheiro.Devo fazer o que ?Procuro um especialista ?Qual?

    • blogdasaude disse:

      Olá, Carla. Tudo bom?

      Sim, você precisa buscar um especialista. Marque uma consulta com um ginecologista, ele dirá o que você deve fazer para acabar com o corrimento.
      Abraços.

  3. Elitt disse:

    Muito obrigado Doutora Nara, eu estava ficando preocupada pois, tenho 15 anos e, sou virgem, como a senhora mesmo disse, isso é normal, estou mt agradecida, pelo menos meu desespero passou.

  4. luana disse:

    Meu nome e luana tenho 17 anos e tenho relacao sexua …. O escoremento varginal “amarelado e fedorento” isso e normal …. ????? Ja tem mais de 3 mes que estou assim e isso me icomoda muito

  5. Rarra disse:

    Olá, tenho 11 anos e depois que minha menstruação acaba e até ela começar de novo, minha calcinha fica suja de marrom claro e fica fedida. O que pode ser?

Comente

Deixe aqui sua opinião...