Ocultar

Rins e o coração: qual a relação entre eles?


Seus rins estão em perfeita ordem? Você sabe qual é a função deles dentro do nosso corpo e como o mau funcionamento dele pode prejudicar outros órgãos?

Os rins funcionam como um grande filtro do nosso corpo, assim como os filtros que tiram as impurezas da água, o nosso depurador natural tem a função de filtrar o sangue expelindo as substâncias que podem fazer mal para o nosso organismo, além de jogar fora sais e outras substâncias que existem em excesso.

Ao longo dos anos, o nosso rim começa a ter um funcionamento menos eficaz, isso acontece a partir dos 50 anos, quando existe uma perda de 1% ao ano da função renal.

Essa perda da função renal pode provocar doenças cardíacas, é o que mostra alguns estudos realizados por Universidades americanas. Isso pode acontecer porque o sangue limpo volta ao coração por uma veia renal, e quando o rim não funciona direito, ele deixa de eliminar as substâncias que podem causar inflamações no coração.

Os pesquisadores da Universidade da Califórnia acompanharam 4.378 pacientes, e analisaram sua função renal, monitoraram também se eles desenvolviam doenças relacionadas ao coração. O resultado mostrou que as pessoas que tiveram problemas renais mais cedo, apresentaram mais riscos de ter doenças do coração do que os outros:

• 32% – Falência do coração;
• 48% – Ataque cardíaco;
• 67% – Doença arterial obstrutiva periférica.

Outro estudo, realizado por cientistas da Universidade de Johns Hopkins mostrou que pessoas que apresentam uma diminuição de 5,6%, ao ano, na função dos rins, têm 30% mais chances de sofrer com doenças cardíacas.

Essas pesquisas servem para alertar a população mundial, fazendo com que as pessoas passem a cuidar melhor do seu corpo.

“Para ajudar no bom funcionamento de seus rins, comece bebendo bastante água”


Comentários

Uma Resposta para “Rins e o coração: qual a relação entre eles?”

Comente

Deixe aqui sua opinião...