Ocultar

Vai já pra cama!


Seu filho está entrando na puberdade? Sim? A que horas ele dorme?

A forma desregulada que um adolescente dorme altera alguns de seus estados físicos, e o crescimento do adolescente que está em fase de puberdade está diretamente ligado ao sono.

Os hormônios responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de alguns órgãos do corpo dos jovens são liberados mais durante a noite ou durante o período que está dormindo, mesmo durante o dia.

Quando os pré-adolescentes não possuem um período de sono regular isso pode causar algumas alterações no sono. “Os garotos podem sofrer fases intensas de ejaculação noturna, sonhos e pesadelos. Em garotas, insônia leve e aumento da vontade de ir ao banheiro à noite” comenta Alexandre Martins, professor e autor do livro “Guia do sono – Sem insônia”.

Um dos motivos para que os adolescentes não tenham um período de sono regular – de 6 a 8 horas – é a alteração do estilo de vida deles. Hoje, esses jovens passam muito tempo na internet, assistem televisão antes de dormir, vão para baladas e são eles mesmos que regulam seu sono. Os pais já não dizem mais a frase “Vai já pra cama!”.

Segundo Martins, mesmo o pré-adolescente não tendo períodos de sono regulares eles liberam esses hormônios responsáveis pelo crescimento, o que antecede a puberdade. Por isso que é cada vez mais comum olhar para uma menina de 11 anos e ver em como ela já tem curvas de uma mulher formada.

Acompanhe no infográfico as alterações que acontecem no corpo nesse período de transição

Divulgação FSP

Seu filho estuda de manhã? Acorda a que horas? E Que horas vai dormir? Você tem que ficar ligado quanto a isso, pois eles podem sofrer um impacto grande se não tiverem uma noite de sono bem dormida. Alguns problemas como a piora das habilidades cognitivas, que prejudicam nas notas na escola, e também alterações emocionais e de humor.

Para Alexandre Martins a responsabilidade nesses casos deve partir dos pais que devem estipular horários para seu filho ir para a cama. “O comportamento das pessoas, especialmente dos responsáveis, são impactantes no desenvolvimento ou na prevenção de distúrbios do sono em pré-adolescentes. Os responsáveis devem com amor exercer a autoridade de educar os seus filhos para que tenham uma rotina de dormir e acordar em horários definidos, inclusive no final de semana”, diz.

“Quem ama, educa. E os filhos são o reflexo dos pais. Plante amor
que você vai colher amor” Alexandre Martins, professor e escritor do livro “Guia do sono – Sem insônia”


Comentários

7 Respostas para “Vai já pra cama!”
  1. Sueli Cardoso disse:

    Ótimas dicas, obrigado.

  2. Isabela Campos disse:

    Realmente essa é uma doença muito comum entre os jovens,
    Minha prima tinha problemas e encontrou ajuda na Clinica do sono
    Polisono

    Espero ter ajudado!

Comente

Deixe aqui sua opinião...