Ocultar

Saúde da Mulher – Atenção aos corrimentos


Existem assuntos meio chatos de serem comentados e, na maioria das vezes, a falta de informação decorrente da vergonha acaba sendo um obstáculo em casos fáceis de serem tratados. O corrimento vaginal é um desses incômodos e faz parte das queixas mais comuns nos consultórios ginecológicos. 

Segundo a ginecologista e mastologista, Dra. Nara Mattia, o corrimento ou leucorréia é um fluxo anormal de secreção vaginal, com cheiro forte e consistência alterada que pode ser acompanhado de coceira, ardor ao urinar, dor e irritação durante o ato sexual. A secreção vaginal pode ser indício de algumas infecções como Candidíase, Tricomoníase ou Infecção Bacteriana.

Porta aberta aos Vilões
Alguns costumes contribuem para o aparecimento do corrimento, confira:

corrimento

Higiene Inadequada: Em falta ou em excesso.

 

Vestimentas Justas: Facilitam a proliferação de fungos e bactérias.

 

 

É importante ressaltar a diferença entre a secreção vaginal normal e a anormal. “Uma secreção normal, apesar de poder ser diferente em cor, consistência ou quantidade, não pode ter cheiro ruim ou coceira”, alerta a especialista.

O corrimento também varia de acordo com os hormônios. Diminui na fase pós-menstrual e aumenta até a metade do ciclo, durante os dois a três dias anteriores à ovulação, refletindo a atividade endócrina do ovário. É preciso estar atenta pois corrimentos com odor forte e sangramento após a relação sexual podem ser sinais significativos de câncer de colo de útero.


Comentários

64 Respostas para “Saúde da Mulher – Atenção aos corrimentos”
  1. Marcela disse:

    tenho só 13 anos e hoje dia 09 de março fui me limpar e vi que qndo passei o papel higienico notei que tinha um excesse muito grande de corrimento ! fiquei pasma pensei em falar para minha mãe mas fiquei com vergonha

    • Vanessa Felix disse:

      Marcela, tudo bem? O diálogo aberto com sua mãe é a melhor solução. Não fique tão preocupada, de acordo com sua idade pode ser apenas a primeira menstruação. De qualquer maneira sugiro que converse sim com sua mãe e marque uma consulta com o ginecologista.

      Boa Sorte e se cuide,

    • jaqueline disse:

      nao fique com vergonha a sua mae e a sua melhor amiga confia nela.

  2. Alice disse:

    Bom.. esses dias eu estava observando e ví que uma das bordas do meu meu pequenos labios é meio marrom e nenhuma das duas bordas estão lisinhas, estão meio asperas e eu nunca tinha percebido isso. será que é alguma coisa grave?
    Detalhe.. eu sou virgem e dias´tive um corrimento muito branco tempos atrás, ele n tinha cheiro nem nd..
    Obrihada

    • blogdasaude disse:

      Alice, tudo bem? Creio que não há motivos para se preocupar. De qualquer maneira a minha orientação é que agende o quanto antes uma consulta com seu ginecologista. Conte isso a ele e com certeza esclarecerá todas as suas dúvidas. Abraços,

  3. lorrayne disse:

    bom com apenas 10 anos de idade …eu fui fazer xixi e percebi que tinha um corrimento branco em minha calçinha….dai contei a minha mae …eu tomei antbiotico..mas nao resolveu..e tambem nao queria ir ao ginecologista..mas disse a ela que eu tinha melhorado que nao tinha mais nada…mas era mentira…eu ainda tinha…e hj tenho 15 anos..e ate hj nao fui a um ginecologista ….e tenho corrimento desde meus 10 anos;…oq faÇO..TEM PERIGO DE EU FICAR ESTERIL…..?OU ALgo ..RuIM..

  4. Giovana disse:

    Olá meu nome é Giovana..
    Tenho 19 anos sou virgem e comecei a apresentar um corrimento amarelo, fétido há alguns meses atrás. Há dois dias observei que ao redor no canal vaginal estava eritematoso, edemasiado e estou apresentando prurido constante. Fui à ginecologista e ela me receitou (ainda sem a realização da cultura) os medicamentos: Tinidazol, cetoconazol e colpistatin (para uso externo). Alem disso, depois da consulta observei um "cisto" na parte interna do meu clitóris, fiquei preocupada por não ter avisado à médica. Será que o que eu tenho é uma infecção por Candida albicans? E a presença do "cisto" pode ser alguma coisa mais grave, ou é comum apresentar esse sinal?
    Obrigada desde já!
    Um abraço

    • blogdasaude disse:

      Olá Giovana, tudo bem?

      Você está no caminho certo ao ter tomado iniciativa para perguntar sobre o que tem dúvida, mas a conversa com sua ginecologista poderá esclarecer, tanto em relação ao tipo de infecção, quanto à presença do cisto.
      O diagnóstico só pode ser feito através da consulta, na qual ela irá examiná-la e acompanhá-la. Marque a consulta o quanto antes! Qualquer problema diagnosticado com antecedência facilita o tratamento.
      Um abraço da Equipe do Blog da Saúde

  5. Geisiely disse:

    Olá meu nome e geisiely ..Tenho 18 Anos , quando eu tinha 12 anos veio Aparecer Corrimento em mim Mais era Branco é não tinha Mal cheiro não falei pra minha mãe por vergonha mais , ela lavou minha calçinha é notou que eu tinha corrimento fui para um Ginecologista ele me passou uma pomadinha , ater ae melhorou . é ao passá do tempo fui tendo mais é mais Corrimento Ate desisti de volta ao Genecologista .Mais fiz 17 Anos é isso foi me Emcomodando .Estou tendo , Corrimento muito forte Muito Amarelado .Com mal Cheiro é inrritante .estou com 18 anos é isso vem me Atormentando , Estou casada é fico com vergonha pois meu marido sente o mal cheiro quando estou sentada perto dele. isso me emcomoda muito não sei mais o que faser, é estou gravida Gostaria de saber se isso pode Afeta o bebê ! fui ao medico o ginecologista me passou outra pomada mais por eu está gravida tenho medo de passa . por conta da minha gravidez, Alguêm me Ajude me da Alguma dica do que eu posso faser .poii já não aguento mais conviver com está praga , Obg ! Agradeço A vcs :)

    • blogdasaude disse:

      Olá Geisiely, você falou ao seu ginecologista que estava grávida antes de ele te indicar a pomada? Se não falou, precisa voltar ao médico e dizer para ele. Assim, ele poderá te passar outro medicamento ou verificar se este que te deu pode ou não ser usado na gravidez. Na dúvida, o melhor é procurar orientação médica. Só ele pode te orientar da melhor forma. Talvez seja necessário fazer um exame para detectar o que está causando o corrimento. Não é possível te indicar ou dizer o que está acontecendo sem avaliação, sem exames, entende? Se você continua com dúvidas e com o corrimento, volte ao ginecolista e converse com ele. Isso não é vergonha, não é nada diferente. Acontece com todas as mulheres, ok. Um abraço, Blog da Saúde.

  6. Fran disse:

    Ola, tenho 17 anos , e a uns meses vim tendo corrimento que não chega a ser braanco,sendo que antes ja tive corrimento branco..por vzes amarelados..mas agora meio transparente,as vzes sem cheiro, e as vzes com cheiro forte.no incio era pouco. mas agora ta bastante é muito incomodo,as vzes chego a pensar que seria menstruação chegando de tão forte que ta. o que poderia ser?alguma dica?é terrivel isso tomo banho cuido bastante da minha higiene, mas quando estou na rua começa a descer o corrimento e passando um tempo vem o mal cheiro. é terrivel quando vou a casa do meu namorado e quando chego la ja está o mal cheiro.não aguento mais convver com esta praga ² !! ajuudaaa?!?!
    abraços , e agradeço desde ja.

    • blogdasaude disse:

      Bom dia, Fran, o mais indicado é que você procure um ginecologista. Só um profissional poderá examiná-la e solicitar os exames que possam esclarecer o por que do corrimento. Procure um médico o quanto antes, assim poderá tirar todas as suas dúvidas e resolver isso o quanto antes. Um abraço, Blog da Saúde.

      • julia disse:

        pq vcs têm um blog de perguntas se não às respondem?????
        só respondem: vá ao ginecologista blá blá blá!!!
        muito útil…acredito que ajudam muitas mulheres…
        todas sabemos que devemos ir ao ginecologista!
        fazem nós,mulheres nos expormos pra nada!

        • blogdasaude disse:

          Olá Julia,

          Seria negligência de nossa parte dizer o que as leitoras têm através de um computador. O Blog da Saúde busca incentivar a qualidade de vida e prevenção às doenças. No entanto, não é possível fazer o diagnóstico virtualmente e sem a consulta.
          Não utilize a internet para autodiagnóstico e automedicação, pode ser perigoso para sua saúde, uma vez que sem um exame prévio não sabemos se é alérgica a alguma substância, entre outros.
          Abraços, Blog da Saúde

  7. steffany disse:

    por que eu tenho corrimento branco e amarelo com mal cheiro e só tenho 12 anos

  8. Amanda disse:

    Olá, eu tenho tido um corrimento transparente sem odor + amarelado-transparente com odor fraquissímo. Dai uns dias apareceu um corrimento marrom sem odor. Oq sera isso? Tenho 11 anos e ainda ñ menstruei

    • blogdasaude disse:

      Olá Amanda, é difícil dizer o que você tem apenas com a sua descrição. Seria até negligência apontar as possíveis causas virtualmente, sem exames. O recomendado é que você procure um médico caso os corrimentos continuem. Abs, Blog da Saúde.

  9. ana disse:

    estou com escorrimento tipo mingau,tomo muita aguá mais meu xixi arde .o que devo usar
    ? estou desesperada

    • blogdasaude disse:

      Olá Ana,

      Se você está tendo sinais de incômodo, não deixe de procurar seu médico/ginecologista. O corrimento normal não tem cheiro forte e não causa nenhum incômodo, como arder ou coçar. Por isso, marque uma consulta que você poderá resolver o problema de forma tranquila e com segurança. Abraços!

  10. Mariana disse:

    Ola

    A minha menstruação acabou tem uma semana. Ontem notei um pequeno corrimento marrom, não chega a manchar a calcinha, e hoje ainda ocorre. Nota: não tem cheiro e nem ardor. estou preocupada. A GO somente após o natal…

  11. ... disse:

    tenho 13anos,ja mestruei e sou virgem,mas de uns tempos pra cá tenho tendo corrimento meio transparente,com um cheiro horrivel e muita coçeira,quando era menor tive esse mesmo problema e começei a fazer banho de assento e melhorou,mas voltou,hj em dia estava fazendo mas quando paro de fazer volta!me fale o que é isso?por favor!!!
    desde já,obrigada!

    • blogdasaude disse:

      Nathalia, Se você está tendo sinais de incômodo, não deixe de procurar um ginecologista. O corrimento normal não tem cheiro forte e não causa nenhum incômodo, como arder ou coçar. Por isso, marque uma consulta que você poderá resolver o problema de forma tranquila e com segurança. Abraços

  12. Fran disse:

    olá

    essa semana fiz coleta de secreção para exame pois esatava com corrimento mal cheiroso.

    o resultado foi uma inflamação por bacterias

    tomei tinidazol, 4 comprimidos juntos.

    faz uma semana, mas o corimento ainda não parou. será q posso tomar tinidazol novamente? preciso acabar com esse encomodo!

    obrigada!

  13. Ana Clara disse:

    Olá, tenho 20 anos e estava tomando o anticonccepcional ciclo 21 por 3 meses. Só que notei que minha secreção tava vindo demasiadamente e com pequenos granulose um pouco amarelada. Então parei de usaar os comprimidos , com medo de serem eles o motivo de tal problema. Será que era?
    obg!

    • blogdasaude disse:

      Ana Clara, é impossível fazer o diagnóstico pela internet. Marque uma consulta com a sua ginecologista, assim evita achismos e pode continuar a tomar seu anticoncepcional. Abraços

  14. luciana disse:

    estava com uma duvida e este site realmente abriu minha informacoes…

  15. luciana disse:

    tenho outra duvida. gostaria de saber o motivo de estar tendo um sangramento, mas porem nao sinto dor de colica e este sangramento ocorre da seguinte forma, as vem e outras nao, é pouco, mas preocupante.

    • blogdasaude disse:

      Luciana, o corrimento com sangue fora do período menstrual não é normal e pode estar relacionado com algum problema de saúde. Agende uma consulta com um ginecologista assim que for possível. Cuide sempre da sua saúde. Um abraço!

  16. Jéssica disse:

    Bom,tenho corrimento á muito tempo,tenho 13 anos,o meu corrimento é branco e tem um pouco de odor,minha mãe falou que vai me levar ao ginecologista mais tenho medo pois ela só enrola ” por em quanto sou virgem” mais corre algum risco dela me levar e o médico contar pra ela que eu não sou mais virgem,ou dele me perguntar na frente dela se eu sou virgem ??

  17. Rayssa disse:

    Oi gente,precisando da ajuda aquii, tenho 17 anos e tive minha primeira relação sexual e no dia seguinte tive infecção urnaria e todas as vezes que tenho relação arde muito ao fazer xixi. E meu corrimento é amarelo e não tem cheiro forte.. O que será?

  18. priscila disse:

    tenho 34 anos e estou com corrimento amarelado com cheiro de queijo ,a medica me passou Colpistatin mas na outra semana descobrir que estou grávida de 3 semanas.estou com medo de perder o bebe devido o corrimento e minha idade q facilita.o q faço?

  19. camila disse:

    Olá! Gostaria de saber se o uso do medicamento Colpistatin intravaginal é/pode ser indicado para pacientes virgens? Desde já, obrigada.

  20. Erika Sinubur disse:

    Ola!

    Tenho 25 anos e a um mes e 28 dias eu estava tendo relação com meu parceiro em pé e ao final da relação minha vagina começou a sangrar e a doer o pé da minha bariga como se eu estivesse no meu periodo mestrual e isso me preocupo muito.

    Sera q estou doente?

  21. leila santos disse:

    tenho 28 anos e sou casada e mae de 2 filhos tenho um corrimento sem cheiro meio amarelado n tenho dor nenhuma mas tenho coçeira e a poucos dias senti q o grande labio da minha vagina do lado esqerdo n esta lisinho como o outro esta aspero.Oque sera qe deve ser

  22. Marcella disse:

    Concordo cm a julia deveria fazer um blog de conçelhos amorosos pq desse assunto aqui vc nao sabe nada.boua noite!

  23. Camila disse:

    Ola tenho 18 anos e a alguns meses venho tendo um corrimento marron ,mas não sinto coceira e muito menos dor ,mas estou preocupada pois afinal ,estou tendo um corrimento …O que sera ? será que é serio ?Aguardo a sua resposta ! Muito obrigado .

  24. Fernanda disse:

    Olá tenho 23 anos, nunca fui a um ginecologista, começei minha vida ativa sexual ha pouco tempo, nunca houve problemas em relação a escorrimento:( e agora estou com um morron clarinho com um odor desagradavel..começou branco e agora esta meio marro claro, adoraria uma dica pra acabar com isso fico grata pelas resposta e OBS: ginecologista aqui onde eu moro são poucos e o resultado sai depois de um bom tempo .. ou seja vou ficar com este problema por 1 ano né, tenho medo que seje algo grava :( alguém me ajuda!?

    • Brigite disse:

      Usa Metronidazol creme vaginal ou em comprimido de 250 grs…no caso do creme usar á noite durante 7 dias. Qdo possível tente marcar logo a sua consulta ao médico.

  25. Leni disse:

    Olá, tenho 20 anos iniciei minha vida sexual a dois anos, há 5 meses venho tomando o anticoncepcional Diane 35, há uma semana apresentei um corrimento marrom claro… que chegou a manchar a calçinha com odor um pouco forte e uma coceira na parte externa da vagina. Gostaria de saber o que pode ser a verdadeira causa de tal quadro? Pode ser algo sério? Obrigada pela atenção, espero anciosa pela resposta!

    • blogdasaude disse:

      Bom dia, Leni. O anticoncepcional é um dos fatores que pode causar o corrimento. No seu caso, recomendamos que consulte o seu ginecologista e relate o que está acontecendo, ele irá avaliar o que pode ter causado o corrimento, de acordo com os seus hábitos, inclusive, se é o anticoncepcional. Um abraço =)

  26. franciane disse:

    oi. eu estou com muitas coceiras e corrimentos vaginal o que devo fazer. esses dias estavas com muitas dores na bexiga e quando eu urinva doia muito e apos eu urinas saia sangue.. o que devo fazer?

  27. Jennifer Gomes Silva disse:

    olá tenho 13 anos nunca menstruei já pedir para minha mãe me leva no ginecologista mais ela nunca leva ,esse dia minha mãe percebeu que sujo minha calcinha e minha bermuda estava com odor ,eu tenho que troca de roupa de 2 duas e 2 duas horas,suja esta passado pelo minha calcinha para meu pijama ,e branco quando passo no papel mais na calcinha e amarelo ,não sei o que fazer mais morro de medo de ir ginecologista tenho vergonha da minha mãe e da medica só virgem ainda ja esta me ecomodador obrigado você pode mim ajuda por favor

    • blogdasaude disse:

      Olá, Jennifer. É natural sentir vergonha na primeira consulta, muitas mulheres já passaram por isso, provavelmente sua mãe também =) Converse com ela para marcar um ginecologista para você, diga o quanto isso está incomodando você. Ah… e não se preocupe, o médico vai escutar o que está acontecendo contigo e lhe receitar o melhor tratamento. Como você é virgem, ele irá só te fazer perguntas. Um abraço

  28. nandinha disse:

    oii tenho 19 anos e sou casada a um tempo,
    tenho tido relação com meu marido e doi,sangra e sinto ardor quando vou fazer xixi sera que isso é uma doença desde ja agradeço
    bjinn

  29. Erika disse:

    Bom dia,tive relação e 2 dias depois tive um marrom,só quando me seco com papel que vejo… O que sera?

  30. filipa disse:

    ola eu tenho 28 anos e tenho notado que ando com um corrimento constante amarelado e em alguns dias com cheiros….. o que posso fazer para normalizar????
    e já vou na 1 semana da pilula..
    podia me ajudar?
    obrigada comprimentos
    sou a filipa

  31. nicoly disse:

    tenho 13 aos e o meu corrimento e branco e meio amarelado em media quantidade o que pode ser?

  32. Karoline disse:

    Olá, meu nome é Karol, sou virgem e gostaria de saber se posso usar o remédio Tinidazol – aplicador, devido â uma infecção?

  33. Khezya Ashilly @2 disse:

    oi to com 10 dias de corrimento é normal?

  34. esterfania disse:

    olá sou esterfania tenho 12 anos e tenho um escorrimento branco sem odor será que é grave qual tipo de remedio q devo tomar para melhorar

    • Blog da Saúde disse:

      Corrimento é normal até um certo ponto. Procure uma ginecologista e converse com ela. O ideal é sempre ir atrás de profissionais confiáveis.
      Obrigada!

  35. Josi disse:

    Hoje quando estava tomando banho aconteceu algo estranho, saiu da minha vagina algo diferente de cor amarelada… Não são apenas bolinhas, parecem pedaços de alguma coisa… Hoje sangrou mt, e n parecia com menstruação, parecia que estava machucado por dentro… começou a doer e a arder também… Estou com medo, pq minha vagina possui uma divisão dentro dela algo que parece uma pele ou musculo, é bem simétrico… tenho medo de ser infértil… Como minha vgina é estranha tenh vergonha de ir ao ginecologista!!! E aii, pode me ajudar???

  36. rafaela disse:

    Ola meu nome e Rafaela tenho 25 anos a 1a.no descobri que tenho vários policístico no ovário direito a medica me receitou Diane 35 só que eu notei que estou tendo corrimento forte de cor amarelada a verde mais sem cheiro algum estou preocupada pois não sei se e por tomar o remedio ou se e por ter o cisto…me ajuda…..

    • Blog da Saúde disse:

      Olá, Rafaela.
      Verifique com a sua ginecologista se estes sintomas são consequências do medicamento ou é por outro motivo. Caso deseje, busque a opinião de um novo especialista. O importante é ir ao médico descobrir, para acabar com a preocupação.
      Obrigada

  37. jacque disse:

    estou muito preocupada,tenho tido corrimento constante amarelo e com mal cheiro e sinto coceira,percebi que minha vagina parece mais aberta,a coceira é por fora na entrada da vagina e se eu me cocar sangra ou me limpar com papel higienico as vezes sangra tambem,gostaria que voce me instruisse,tenho 46 anos e aos 41 anos fiz esterectomia total,mas a medica deixou o colo do utero,me ajude por favor,obrigada

Comente

Deixe aqui sua opinião...