Ocultar

Saúde da Mulher – Atenção aos corrimentos


Existem assuntos meio chatos de serem comentados e, na maioria das vezes, a falta de informação decorrente da vergonha acaba sendo um obstáculo em casos fáceis de serem tratados. O corrimento vaginal é um desses incômodos e faz parte das queixas mais comuns nos consultórios ginecológicos. 

Segundo a ginecologista e mastologista, Dra. Nara Mattia, o corrimento ou leucorréia é um fluxo anormal de secreção vaginal, com cheiro forte e consistência alterada que pode ser acompanhado de coceira, ardor ao urinar, dor e irritação durante o ato sexual. A secreção vaginal pode ser indício de algumas infecções como Candidíase, Tricomoníase ou Infecção Bacteriana.

Porta aberta aos Vilões
Alguns costumes contribuem para o aparecimento do corrimento, confira:

corrimento

Higiene Inadequada: Em falta ou em excesso.

 

Vestimentas Justas: Facilitam a proliferação de fungos e bactérias.

 

 

É importante ressaltar a diferença entre a secreção vaginal normal e a anormal. “Uma secreção normal, apesar de poder ser diferente em cor, consistência ou quantidade, não pode ter cheiro ruim ou coceira”, alerta a especialista.

O corrimento também varia de acordo com os hormônios. Diminui na fase pós-menstrual e aumenta até a metade do ciclo, durante os dois a três dias anteriores à ovulação, refletindo a atividade endócrina do ovário. É preciso estar atenta pois corrimentos com odor forte e sangramento após a relação sexual podem ser sinais significativos de câncer de colo de útero.


Comentários

92 Respostas para “Saúde da Mulher – Atenção aos corrimentos”
  1. Ster disse:

    Tenho 16anos e sofro a muito tempo com o corrimento com muito odor, náo sei oque fazer nao tenho relacoes sexuais nao sejo o porque disso me ajude !

  2. Mavione disse:

    Ha algum tempo tenho corrimento vaginal so que tive uma infeccao urinaria recente e usei bactrin f so que depois min apareceu outros sintomas como ardencia pouca e desconforto no oe da bariga ecdepois que tive relacao com meu marido tive um pouco de sangramento misturada com o esperma so que desaparecendo rapidamente

  3. Cindy disse:

    Olá, tenho 20 anos, tive minha primeira relação no dia 10/08 segunda feira, usamos camisinha no começo, mas logo tiramos para facilitar a entrada pois a camisinha estava causando atrito, meu namorado não ejaculou, tive outra relação no dia 16/08 sábado para domingo a noite, com preservativo, senti umas náuseas no domingo logo de manhã e a tarde, hojé é dias 18/08 terça feira e vi um corrimento marrom bem clarinho, mas sem mal cheiro, senti uma pequena cólica na segunda a noite, queria saber se posso estar gravida ou não, consultas na minha cidade são demoradas, meu ciclo é desregulado, mesmo assim tenho a tabelinha, minha menstruação terminou do dia 9/08, será que pode ser só pressão psicologia?

    • blogdasaude disse:

      Olá, Cindy.
      A tática da tabelinha não é totalmente confiável, principalmente quando o ciclo é desregulado. Por isso, o uso da camisinha ou de outro método contraceptivo, como o anticoncepcional, é importante para evitar uma gravidez indesejada. A camisinha, tanto masculina quanto a feminina, é essencial para evitar a transmissão de doenças.
      Não temos como dizer se é gravidez ou não. Você precisa procurar uma ginecologista. Isso é indispensável, principalmente para quem já possui relações sexuais.
      Obrigada por visitar o Blog.

  4. Adriana Vasconcelos disse:

    Estou com um coceira e arte e sai uns pedaço de cor branca parece queijo o que será isto

  5. Simone Ramos disse:

    Olá, já faz algum tempo que venho tendo muito sangramento quando tenho relação, chegando ao ponto de meu esposo ficar assustado achando que havia me machucado e agora estou com um corrimento como clara de ovo e as vezes amarelado e com sague já faz uma semana e todas as vezes que faço xixi vem essa gosma com sangue é normal?

    • blogdasaude disse:

      Olá, Simone.
      O sangramento pode ocorrer por inúmeros motivos. Por isso, é preciso que você faça uma consulta pessoalmente com um ginecologista para ele examinar e indicar o que você deve fazer.
      Obrigada.

  6. josiane disse:

    Olá. Sou virgem e sempre tive corrimento.hoje com 22anos(ainda sou virgem) o corrimento é tipo um creme pastoso e outras vezes gosmento tipo clara de ovo(transparente). Quando mestrou o fluxo vem acompanhado dessa gosma(na calcinha com um tempinho o cheiro se torna um pouco fétido)transparente e as vezes percebo que sai também algo que parece pedaço de alguma coisa; tipo como se fossem tecido de algum órgão interno. Também as vezes sinto dores vaginais, e dores ao pé da barriga. S

    Obs:já fui a ginecologista e ela me passou um remédio(fluconazol) ainda não tomei. E também me solicitou que eu fizesse preventivo.

    Mas por favor me antecedam algo do que pode ser. Será que isso se tornou algum problema grave??? ME AJUDEM A ENTENDER ISSO!!!!! ME RESPONDAM. OBG!

    • blogdasaude disse:

      Olá, Josiane.
      Nós somos apenas um portal de notícias sobre saúde. Por isso, não podemos indicar um tratamento ou falar sobre qualquer medicamento que um médico tenho te passado.
      Caso você não tenha confiado no remédio que o ginecologista te recomendou, vá a outro da mesma especialidade.
      Não deve ser nada grave. O corrimento é comum em todas as mulheres.
      Obrigada.

  7. ana paula da silva disse:

    Olá, tenho 31 anos de idade, e toda vez que tenho relação sexual muito profunda ocorre sangramento, o que pode ser?

    • blogdasaude disse:

      Olá, Ana Paula.
      É importante você ir ao ginecologista. O sangramento pode ocorrer por diversos motivos e apenas um especialista pode examinar e dizer a razão.
      Abraços

  8. LUCIANA disse:

    BOM DIA.
    TENHO 43 ANOS,E NÃO TENHO MAIS ÚTERO E NEM OVÁRIOS.MAS ESTOU COM UM CORRIMENTO MUITO FORTE DE MAL CHEIRO,CHEIRO DE PODRE E MARROM COM UM POUCO DE SANGUE.
    SO QUE FUI AO MEDICO 3 VEZES ELES TRATAM COMO CORRIMENTO NORMAL MAS NÃO SARA,ISSO JAH VAI FAZER 1 ANO.SINTO DOR NO ATO SEXUAL,DOR ABDOMINAL.
    O QUE PODE SER?
    É GRAVE?

Comente

Deixe aqui sua opinião...