A vida do ponto de vista de um sobrevivente de câncer

sobrevivente cancer

O número de sobreviventes do câncer cresce a cada ano, graças aos avanços no tratamento da doença e também à maior facilidade de detectar ao problema em estágios iniciais.

No entanto, passar pelo processo de diagnóstico e tratamento pode ser algo bastante desafiador, e mudar toda a perspectiva de vida da pessoa.


O CÂNCER

Câncer é um termo genérico, que engloba uma série de doenças, todas caracterizadas pelo crescimento desordenado de células. Assim, a doença pode atingir praticamente qualquer parte do corpo, trazendo sintomas diferentes e exigindo tratamentos específicos.

Entretanto, é consenso que a doença frequentemente modifica o ponto de vista de quem sobrevive a ela, e um dos fatores ligados a essa mudança é o trauma que ela traz, bem como a sua superação.


OS DIFERENTES TRAUMAS TRAZIDOS PELO CÂNCER

sobrevida cancer

Apesar de o trauma ser algo que atinge cada pessoa de um jeito diferente, o processo de diagnóstico e tratamento do câncer é algo que afeta todos os envolvidos, sejam eles pacientes ou familiares.

Assim, podemos dividir esse processo em três partes:

1. O diagnóstico

O diagnóstico de câncer envolve muitas vezes sintomas debilitantes, uma infinidade de exames e múltiplas consultas médicas.

Além disso, a notícia de que se tem uma doença grave e que requer tratamentos longos e dolorosos é algo difícil de assimilar e aceitar, e pode ser traumática tanto para o paciente quanto para sua família.

2. O tratamento

Apesar de ser um grupo de diferentes doenças, os tratamentos para o câncer normalmente envolvem procedimentos e medicamentos relativamente parecidos, como:

  • Quimioterapia;
  • Radioterapia;
  • Cirurgias para retirada total ou parcial do tumor;
  • Hormônios ou bloqueadores hormonais.

Por isso, pode-se dizer que o tratamentos do câncer muitas vezes traz sofrimentos parecidos para pacientes, como a redução da função imunológica, fraqueza, perda de cabelos e procedimentos cirúrgicos dolorosos.

3. Preocupação com o retorno da doença

Diferente de outras doenças, onde o final do tratamento em geral significa que se está completamente curado, a cura do câncer é algo às vezes difícil de definir.

Isso se deve ao fato de existir o risco de retorno da doença, chamado de recidiva. Mas, de forma geral, se considera que alguém está curado do câncer após 5 anos sem nenhuma recidiva da doença.

Assim, após o fim do tratamento, tem início a fase de seguimento, onde se realizam consultas e exames periódicos para avaliar a presença ou a ausência da doença, e diagnosticar precocemente uma possível recidiva.

Para muitos pacientes e familiares esse processo pode ser bastante estressante, devido ao medo e ao trauma que o processo de diagnóstico e tratamento causaram.


MUDANÇAS DE PERSPECTIVA

oncologia tratamento

Após o trauma trazido pelo processo de diagnóstico e tratamento, muitos pacientes relatam uma grande mudança na forma de ver a vida.

Essa mudança de perspectiva é resultado, de acordo com eles, de ter que vislumbrar a possibilidade de morrer, de deixar entes queridos e de se dar conta da fragilidade da vida.

Assim, é comum que sobreviventes do câncer passem a aproveitar com mais intensidade os momentos simples de prazer, como a companhia de amigos e familiares e a realização de atividades do dia a dia.

Thiago Moretti F.

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Colabora com o Blog da Saúde na revisão e criação de conteúdo juntamente com a equipe de médicos editores.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Thiago Moretti F.

Thiago Moretti F.

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Colabora com o Blog da Saúde na revisão e criação de conteúdo juntamente com a equipe de médicos editores.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail