15 Curiosidades Extraordinárias Sobre O Corpo Humano

O corpo humano é um sistema extraordinariamente complexo, imprevisível e perfeito.

Quando passamos o tempo observando para o que realmente está envolvido, percebemos o quão incríveis somos como seres humanos. E nem precisamos descobrir muito para nos impressionar com tamanha complexidade.

O estudo do corpo humano, inclusive, ainda deixa os especialistas e pesquisadores perplexos, embora já tenham obtido tantas informações clínicas ao longo do tempo.

Então, é de se esperar que várias partes e funções do corpo com a qual lidamos diariamente tenham fatos interessantes e curiosos por trás deles.

Esse artigo irá abordar curiosidades extraordinárias e fascinantes sobre o corpo humano.

1. As orelhas nunca param de crescer.

Um estudo publicado na European Archives of Oto-Rhino-Laryngology, ao estudar as dimensões da orelha em uma população abrangendo homens e mulheres, comprovou que o comprimento e a largura da orelha aumentam com a idade, em ambos os sexos, mesmo em idosos com mais de 70 anos.

Esse crescimento associado à idade deve-se aos tecidos moles e cartilaginosos que não se ossificam na orelha, incluindo diferentes fatores como redução da resiliência e elasticidade da pele devido a idade, e as forças gravitacionais ao longo do tempo.

2. Os bebês possuem mais ossos do que os adultos.

As crianças recém-nascidas nascem com cerca de 300 ossos, pois o esqueleto de um bebê é composto principalmente por cartilagem.

À medida que os anos passam e a criança vai crescendo, essas cartilagens passam pelo processo de ossificação, no qual esses ossos se fundem, formando um osso maior. Quando chegam à idade adulta, a quantidade de ossos reduz para apenas 206 ossos.

3. O corpo humano é composto por mais de 90.000 km de vasos sanguíneos.

Se você retirasse todos os vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) de uma criança e colocasse lado a lado formando uma linha, essa linha se estenderia por mais de 90.000 km de comprimento.

Se fizesse a mesma coisa com os vasos sanguíneos de um adulto, a linha se estenderia por mais de 160.000 km.

Sabendo que são necessários cerca de 40.000 km para dar uma volta inteira na Terra, então o comprimento de vasos sanguíneos em um adulto equivale a aproximadamente 4 voltas inteiras no Planeta.

4. A capacidade de armazenamento do cérebro humano chega próximo a um milhão de gigabytes.  

cerebro

O cérebro humano é uma máquina complexa e interessante, possuindo cerca de 100 bilhões de neurônios.

A capacidade exata do cérebro humano é difícil de calcular, mas estudos apontam que se fossemos comparar o cérebro com um computador, a sua capacidade de armazenamento de memória chegaria próximo a um milhão de gigabytes.

Para efeito de comparação, se o seu cérebro funcionasse como um gravador de vídeo digital, um milhão de gigabytes seriam suficientes para armazenar três milhões de horas de programas de televisão, precisando deixar a televisão ligada por mais de 300 anos para utilizar todo esse armazenamento.

5. As unhas das mãos crescem mais rápido que as unhas dos pés.

Você já deve ter percebido que precisa cortar com mais frequência as unhas das mãos em comparação com as unhas dos pés. Isso não é mera coincidência.

As unhas das mãos, por ficarem mais expostas e serem usadas com mais frequência, tendem a crescer mais rápido. Em média, as unhas dos dedos das mãos crescem cerca de 3 mm por mês, enquanto as dos pés crescem de forma mais lenta.

6. O diâmetro da aorta é maior do que o diâmetro de uma mangueira de jardim.

O coração adulto médio possui aproximadamente o tamanho de dois punhos, o que torna o tamanho da aorta algo surpreendente. A artéria aorta precisa realmente ser grande o suficiente para fornecer todo o sangue rico em oxigênio para o resto do corpo.

Obviamente, o diâmetro da aorta depende de alguns fatores como sexo e massa corporal, mas em média mede entre 28 a 32 mm.

Se você for pesquisar o diâmetro de mangueiras de jardim, verá que os tamanhos geralmente variam entre 13 a 25 mm.

7. O pulmão direito não possui o mesmo tamanho do pulmão esquerdo.

pulmao

O corpo humano possui dois pulmões, divididos em lobos. O pulmão direito é maior do que o esquerdo. E isso tem uma explicação lógica.

Embora o coração esteja localizado centralmente, é ligeiramente inclinado para o lado esquerdo. Sendo assim, o pulmão esquerdo precisa ser menor para dar espaço ao coração.

8. A produção de cera do ouvido tem um papel importante para o corpo.

Apesar de muitos julgarem a cera como algo banal, ela é vital para o corpo e necessária para uma boa saúde do ouvido. A cera, também conhecida como cerume, faz parte do importante sistema de defesa do ouvido, protegendo-o de bactérias, fungos, poeira, água e até insetos. Além disso, limpa e lubrifica o canal auditivo.

Sabendo disso, não limpe mais a parte interna do seu ouvido com cotonete, pois isso só irá empurrar mais a cera para dentro do canal auditivo. O ouvido possui um mecanismo natural para expulsar a cera em excesso. Limpe apenas a área mais aparente da região externa do ouvido, quando a cera começar a sair naturalmente.

9. As nossas impressões digitais começam a ser formar antes mesmo de nascermos.

No início da gestação, as nossas impressões digitais já começam a se desenvolver, mais precisamente entre a 10ª e 16ª semana de desenvolvimento.

Quando um feto começa a crescer, a camada externa da pele é lisa e transparente. Após 10 semanas de desenvolvimento, uma camada mais profunda, a camada basal, começa a crescer a partir da derme interna e da epiderme.

A flambagem e as dobras dessa camada de pele fazem com que as camadas superficiais também se dobrem. Quando o feto tem 17 semanas de desenvolvimento, suas impressões digitais já estão definidas.

Essas impressões digitais são únicas e não mudam ao longo da vida de uma pessoa. Inclusive, será uma das últimas coisas a desaparecer após a morte.

10. O seu olfato está intimamente relacionado à sua memória.

O nariz identifica uma grande variedade de aromas que estão fortemente associadas às memórias. Determinados cheiros são capazes de desencadear instantaneamente emoções e memórias muito fortes. Entenda o porquê.

Neurônios sensoriais olfativos estão presentes no epitélio olfativo que cobre a parte posterior da cavidade nasal. Quando detectados por esses neurônios, os estímulos odoríferos migram para o bulbo olfativo, que é a principal transferência de informação olfativa.

A informação olfativa pode ir diretamente para a estrutura límbica, que inclui a amígdala e o hipocampo, por meio do nervo olfativo, sem exigir nenhuma parada anterior ao tálamo, como acontece com outras estruturas sensoriais de mamíferos.

O acesso direto que a informação olfativa tem à amígdala ajuda a entender por que um cheiro específico pode desencadear imediatamente uma memória minuciosa ou uma emoção forte. Alguns estudos já comprovaram, inclusive, que a amígdala desempenha um papel essencial no processamento de emoções.

11. O fígado é o único órgão do corpo humano que consegue se regenerar completamente.

figado 3

Se você doasse seu fígado para outra pessoa, ele voltaria ao seu tamanho original em algumas semanas, pois possui uma capacidade especial entre os órgãos de se recuperar após um dano.

Todas as células do fígado proliferam com a finalidade de substituir a perda do tecido hepático. No entanto, um grupo de células específicas, os hepatócitos, são os primeiros a proliferar, constituindo cerca de 90% da massa hepática e 60% do número total de células.

12. Em 1 minuto, um coração humano se contrai cerca de 75 vezes e 300 milhões de células do corpo morrem.

Um coração humano médio se contrai aproximadamente 75 vezes por minuto, bombeando entre 4 e 5 litros de sangue através dos vasos sanguíneos.

Nesse mesmo minuto, trezentos milhões de células estão morrendo em seu corpo, mas isso é apenas uma pequena fração dos trilhões de células você carrega, até porque mesmo quando as células morrem, ocorrem as substituições necessárias.

13. Após os 60 anos, ocorre uma perda gradual do paladar.

Com o avanço da idade, é comum ocorrer a perda gradual do paladar. Isso acontece porque a maioria das pessoas já terá perdido quase metade das suas papilas gustativas.

É por isso que indivíduos mais velhos não possuem tanta capacidade para detectar sabor e muitos acham que precisam de um sabor mais intenso para conseguir apreciar plenamente um prato.

Isso explica o fato de alguém idoso na sua família insistir tanto para colocar mais pimenta ou sal nas refeições, mesmo não tendo mais condições de consumir esses alimentos em excesso.

14. O corpo humano movimenta 200 músculos para dar um passo à frente.

O corpo humano é formado por 600 músculos. Utilizamos 200 músculos para dar um único passo. Dentre os principais, estão os quadríceps, isquiotibiais, glúteos, adutores, sóleo, gastrocnêmio, reto femoral, músculos abdominais e das costas.

Considerando que não damos apenas um passo por dia, damos bastante trabalho para os músculos, mas muitas vezes nem percebemos.

15. O cérebro prevê as próprias cócegas.

Não conseguimos fazer cócegas em nós mesmos. Isso acontece porque quando movemos nossos membros, o cerebelo do cérebro fornece previsões precisas dos movimentos do nosso corpo.

Em seguida, envia um sinal que reduz a atividade no córtex somatossensorial, onde as sensações táteis são processadas. Um estímulo tátil autoproduzido é provocado com menos sensibilidade do que o mesmo estímulo gerado externamente.

Ou seja, não sentimos as sensações com a mesma intensidade como se tivesse sido gerada por outra pessoa.

Referências

ADAMU, L. H.; TAURA, M. G. Embryogenesis and application of fingerprints – a review. International Journal of Human Anatomy, v. 1, n. 1, p. 1-8. 2017.

BLAKEMORE, S. et al. Central cancellation of self-produced tickle sensation. Nature Neuroscience, v. 1, n. 7, p. 635-640. 1998.

JESUS, R. P. et al. Regeneração hepática: papel dos fatores de crescimento e nutrientes. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 46, n. 3, p. 242-254. 2000.

KURIEN, B. T. Just a minute: incredible numbers at play at the macro and micro level. CMAJ, v. 171, n. 12, p. 1497. 2004.

MOULY, A.; SULLIVAN, R. Memory and plasticity in the olfactory system: from infancy to adulthood.  In: MENINI, A. The Neurobiology of olfaction. (Ed). Boca Raton: CRC Press, 2010.

NAMAZIANDOST, E.; ZIAFAR, M. The capacity of human memory: is there any limit to human memory?. Journal of Research on English and Language Learning, v. 1, n. 2, p. 69-72. 2020.

SCHONAUER, F. et al. Do the ears grow with age?. European Archives of Oto-Rhino-Laryngology, v. 269, n. 4, p. 1307-1308. 2012.

YAEMSIRI, S. et al. Growth rate of human fingernails and toenails in healthy American young adults. Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology, v. 24, n. 4, p. 420-423. 2009.

Thiago Moretti F.

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Colabora com o Blog da Saúde na revisão e criação de conteúdo juntamente com a equipe de médicos editores.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Thiago Moretti F.

Thiago Moretti F.

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Colabora com o Blog da Saúde na revisão e criação de conteúdo juntamente com a equipe de médicos editores.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail