Ocultar

Exposição em SP alerta sobre hábitos saudáveis para o coração


Escutar as batidas de um coração – em formato gigante – e saber o quanto ele pode bater quando você estiver comemorando o gol de seu time preferido ou quando você terminar uma prova da tradicional Corrida de São Silvestre. Ou saber quantas vezes, aproximadamente, seu coração bateu desde o dia em que você nasceu. Estas são algumas das atividades interativas que fazem parte da exposição Vias do Coração, aberta na última quinta-feira (1º) na Estação Ciência, ao lado da Estação Lapa, em São Paulo.

A principal atração da mostra é um coração com mais de 2 metros de altura que traz em detalhes as estruturas do órgão. Crianças e adultos podem calcular quantas vezes o coração bateu desde o nascimento até o momento da consulta. Também é possível verificar como a pressão arterial se comporta dependendo da situação do dia.

Após o coração, o visitante vai a outros espaços, onde poderá aprender sobre o funcionamento do sistema circulatório e conhecer os principais elementos constituintes do sangue. Vai aprender a prevenir doenças cardiovasculares como a hipertensão e conhecer o que é o diabetes. Na Estação Diabetes há um modelo interativo mostrando o impacto do diabetes no corpo humano e um prato gigante, criado pelo escultor Gil Verx, com o objetivo de orientar os visitantes a compor refeições saudáveis e equilibradas

O projeto faz parte do “Ciência móvel – vida e saúde para todos”, um museu de ciências itinerante desenvolvido pelo Museu da Vida, que fica em um caminhão. O projeto já recebeu 400 mil visitantes percorrendo 50 cidades da região Sudeste. Estará aberta até 31 de março do ano que vem. Mais informações podem ser encontradas em  http://www.eciencia.usp.br/.


Comente

Deixe aqui sua opinião...