Ocultar

O mistério do espirro: por que fechamos os olhos?


Já tentou espirrar e não fechar os olhos? Parece impossível, não é?! Pois, o site Life’s Little Mysteries foi atrás de respostas para esse reflexo involuntário que sentimos ao espirrar.

Para entender isso, é necessário ver o que acontece com a parte do corpo que controla tudo: o cérebro. Após receber o estímulo para espirrar, ele simplesmente envia sinais para diversas musculaturas – do esôfago à face, incluindo as que controlam as pálpebras.

O ato de espirrar é uma reação de proteção. O espirro expulsa partículas estranhas através de um poderoso jato de ar proveniente dos pulmões, que viaja a mais de 160 quilômetros por hora.

Depois de dar essa explicação, vamos às hipóteses destacadas pelo Life’s Little Mysteries:

1ª Os especialistas acreditam que esse reflexo possa servir para proteger os órgãos da visão, pois o ar que sai dos pulmões para o nariz poderia aumentar a pressão ocular e nos prejudicar.

2ª Outra hipótese, mais simples, é a conexão por proximidade que provoca uma “reação em cadeia”. Faz sentido, pois as pálpebras e o nariz realmente estão muito próximos.

O site buscou respostas, mas a pergunta continua sendo um mistério. Nem os cientistas sabem ao certo qual a explicação da conexão do espirro e o piscar dos olhos.

Qual das explicações citadas acima você acha que faz mais sentido? Nenhuma? Então, mande a sua hipótese. Compartilhe.


Comente

Deixe aqui sua opinião...