Ocultar

Ler para uma criança muda sua história


Fundamental para o desenvolvimento da imaginação, memória e aprendizado, a leitura ainda ajuda a criança a enfrentar seus medos. São 16 milhões de livros a serem distribuídos, em qualquer lugar do Brasil.

Estamos falando de um projeto do Itaú que convida você a participar do desenvolvimento das crianças através da leitura.

A coleção é formada por 4 volumes: O Jogo da Parlenda, Bem-te-vi, Os Três Porquinhos e Lobisomem – para você ler e reler para seus filhos, sobrinhos, netos e alunos. Você assume o compromisso de ler um livro para uma criança e de repassar esse livro para outra pessoa fazer o mesmo.

Para pedir seus livros e fazer parte desta história, é só preencher o cadastro no site e recebê-los na sua casa, em qualquer lugar do Brasil, até o fim do estoque. Clique aqui para ver.

Dicas para você virar um grande contador de histórias:

1. Escolha histórias que você gosta ou gostava de ouvir para contagiar o ouvinte.

2. Encontre um espaço aconchegante e inusitado: um sofá, a sombra de uma árvore, um pequeno tapete…

3. Dê vida aos personagens. Capriche no ritmo, na entonação e use todo o seu corpo para dar vida ao enredo.

4. Aposte na memória das crianças. Experimente, aos poucos, ir dividindo com eles a narrativa e as falas da história.

5. Lembre-se que a experiência deve começar e terminar com a própria narrativa. Não busque explicações ou justificativas. A história precisa se bastar: a experiência se conclui com o desfecho do enredo.

6. Tenha em mente que a leitura de um texto não se esgota em uma primeira leitura. A criança descobre mais detalhes e nova compreensão a cada leitura.

Histórico

Em 2006, foi lançado o Itaú Criança, um programa para divulgar os direitos que estão prescritos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e envolver mães, pais, educadores, poder público e toda a sociedade na defesa e garantia desses direitos.

Neste ano, com apoio da Fundação Itaú Social, a ação convida toda a sociedade a contribuir para o desenvolvimento infantil.


Comentários

3 Respostas para “Ler para uma criança muda sua história”

Comente

Deixe aqui sua opinião...