Ocultar

Como elaborar um plano de carreira


Para obter sucesso na carreira, é preciso planejar. Elaborar um plano de carreira é muito mais do que definir objetivos e qual posição você quer ocupar em um determinado tempo. O planejamento tem início na escolha da profissão. Mesmo sendo básico, um dos erros ao escolher sua futura carreira é não saber se o seu perfil é realmente apropriado ou não para aquela função.

Saber reconhecer a sua personalidade é o primeiro passo para obter resultados positivos. Você é uma pessoa introvertida ou extrovertida? Sensitiva ou intuitiva? Desafiadora ou conservadora? Muitos dos testes vocacionais dados por psicólogos seguem essa linha de pensamento para indicar em que área você teria uma melhor atuação.  Decidir a sua profissão exige que você tenha um conhecimento melhor de si mesmo.

Outro erro cometido comumente é colocar metas que extrapolam a realidade. Por exemplo, se você quer ser presidente de uma empresa, deve ter consciência que isso levará tempo e esforço, não vai acontecer do dia pra noite. Quando definir sua meta, também defina como chegar lá. Não adianta colocar um objetivo se você não fizer o que é preciso para alcançá-lo. Se a posição desejada requere inglês fluente e alguma pós-graduação, você precisará correr atrás e completar esses pré-requisitos.

Lembre-se que ao longo do tempo, muitas coisas mudam. Por isso, o plano de carreira deve ser flexível e precisa ser reajustado de tempos em tempos.

Também é importante saber que o networking deve fazer parte dos seus planos. Quando surge uma vaga em algum lugar, é bom ter alguém que pense em você para assumir a posição. Por isso, cultivar contatos no mundo empresarial faz parte da trajetória.

Resumindo, são 3 passos principais:

  • É preciso se conhecer;
  • Entender o que você precisa para chegar aonde quer;
  • Fazer os cursos que o permitam chegar lá.


Comentários

2 Respostas para “Como elaborar um plano de carreira”
  1. Motoboy disse:

    é, concordo com o que vc falou, mas acho q falta muita informação. por exemplo, antes de escolher uma univerisdade, descubra exatamente o que vai estudar e quais sao as possibilidades depois de formado, pois é preciso saber o q te espera para nao se frustrar. mas se escolher errado, nao pense 2x e mude de curso! melhor voltar atras do q viver insatisfeito com seu trabalho.

    • blogdasaude disse:

      Com certeza, não se deve ter medo de errar. Por isso, é importante fazer uma autoanálise na hora de escolher a carreira/profissão/faculdade. Só assim, as chances de erro diminuirão e a escolha pode ser feita com maior segurança. Obrigado pelo comentário, abraços :)

Comente

Deixe aqui sua opinião...