Ocultar

Trabalho noturno: vale a pena trocar o dia pela noite?


Trabalhar durante a noite pode prejudicar (e muito) a sua saúde!

O sono diurno, afirmam os médicos, nunca compensa em quantidade e qualidade as horas não dormidas à noite.

A ausência de luz, a queda de temperatura do corpo e a secreção da melatonina (um neuro-hormônio responsável por regular o sono) são fatores que ocorrem durante a noite  e contribuem para o descanso.

Mais dinheiro…menos saúde!

No Brasil, cerca de 15 milhões de pessoas trabalham no período noturno, segundo estimativa do Instituto do Sono em São Paulo, com dados do Ministério do Trabalho.

A principal razão: a remuneração! Os salários para quem trabalha durante a noite é cerca de 20% maior.

Profissionais de saúde, segurança, eventos, bares e restaurantes, especialistas em TI e telemarketing estão na lista daqueles que enfrentam os plantões de madrugada.

Problemas

As consequências para o organismo são imediatas!

Fadiga, sonolência, déficit de atenção, de memória e raciocínio, além de predisposição a doenças ligadas à baixa imunidade (como gripes), distúrbios de sono, problemas cardiovasculares e metabólicos.

Quem não dorme à noite ainda pode desenvolver predisposição à obesidade devido a dificuldade de ação da leptina (hormônio da saciedade) e ao diabetes, pela maior resistência à ação da insulina. As alterações metabólicas dos lipídios podem ainda aumentar o “mau” colesterol (LDL).

Problemas de origem gastrintestinal também afetam os trabalhadores noturnos: azia, má digestão, úlceras gástricas, irritações do cólon e dificuldades em manter a regularidade intestinal. Isso porque muitos descuidam da alimentação!

Pesquisas

Estudos indicam que os riscos de acidentes aumentam com o trabalho noturno, particularmente se a jornada for prolongada.

Outras pesquisas ainda revelam uma maior possibilidade de desenvolvimento de câncer de mama. Estudo realizado pelo Instituto do Câncer Epidemiológico, da Dinamarca, com sete mil voluntárias, de 30 a 54 anos, sugere que as mulheres que trabalham no período noturno têm 50% mais risco de desenvolver o câncer de mama.

Outro levantamento, realizado pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, mostra que o trabalho noturno durante os três primeiros meses de gravidez aumenta em 50% o risco de parto prematuro. Os pesquisadores acreditam que isso possivelmente se deve à interrupção da atividade normal do útero durante a noite.

Vida social

No entanto, os problemas não são só relacionados à saúde!

Quem trabalha durante a noite tem ainda prejuízo nas relações com família e amigos, além de dificuldade de solucionar situações cotidianas, como ida ao banco.

Recomendações

– Evite turnos variados. Ir para a cama todo dia em horários diferentes é ainda muito pior. O seu organismo precisa de regras para dormir, comer, etc. A regularidade é importante para a manutenção do ritmo circadiano (de 24 horas) do organismo;

– Alimente-se de forma equilibrada. Trabalhadores noturnos têm 40% mais chances de ter doenças digestivas. É importante consumir vegetais ricos em fibras, muitas frutas e pouca gordura. Também é preciso fazer as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) em horários adaptados. Antes de dormir, deve-se ingerir uma refeição leve;

– Quem dorme de dia tem sono mais curto e menos profundo que o noturno. Procure ambientes tranquilos e sem claridade para não afetar ainda mais o desenvolvimento do sono;

– Deixar o quarto escuro ajuda a dormir melhor. Feche janelas e cortinas, mas mantenha o ambiente arejado. O calor também atrapalha o sono;

– Use protetores de ouvidos por conta do barulho feito durante o dia;

– Mesmo durante o dia, durma sem interrupções uma quantidade de horas mínima para o seu bem-estar — de seis a oito horas;

– Evite tomar refrigerantes com cafeína, café, chá preto ou mate, tanto durante o trabalho noturno quanto antes de dormir;

– Praticar exercícios físicos regulares, evitar o fumo e o álcool e manter o peso também são medidas importantes.

Direitos dos trabalhadores noturnos

– Jornada: Das 22h às 5h;

– Hora de trabalho: Uma hora é reduzida para 52 minutos e 30 segundos;

– Hora de descanso: 60 minutos;

– Adicional noturno: Mínimo de 20% sobre o valor da hora trabalhada;

– Hora extra: 50% sobre o valor da hora de trabalho. É acumulativa em relação ao adicional.

*Com informações FSP e revista Viva Saúde.

Comentários

23 Respostas para “Trabalho noturno: vale a pena trocar o dia pela noite?”
  1. HORIOSVALDO DA SILVA disse:

    AONDE ESTÁ ESTAS LEIS::
    =
    Direitos dos trabalhadores noturnos

    – Jornada: Das 22h às 5h;

    – Hora de trabalho: Uma hora é reduzida para 52 minutos e 30 segundos;

    – Hora de descanso: 60 minutos;

    – Adicional noturno: Mínimo de 20% sobre o valor da hora trabalhada;

    – Hora extra: 50% sobre o valor da hora de trabalho. É acumulativa em relação ao adicional.
    =

  2. maria disse:

    trabalhar no hospital noite sim noite não, também é prejudicial pra saúde?

    • blogdasaude disse:

      Olá Maria,

      Ir para a cama todo dia em horários diferentes não é adequado. O seu organismo precisa de regras para dormir, comer, etc. O que você pode fazer é ter um cuidado redobrado com sua saúde, alimentando-se de forma equilibrada. Também é preciso fazer as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) em horários adaptados. Antes de dormir, deve-se ingerir uma refeição leve.

      Na hora de dormir procure ambientes tranquilos para não afetar a qualidade do seu sono. Lembre-se de praticar atividades físicas.

      Abraços!

  3. luciane disse:

    é verdade que trabalho noturno a pessoa envelhece mais cedo? ou é mito?pois enfrentar ônibus e assaltantes muito cedo nas ruas também acaba com nossa saúde!!!

    • blogdasaude disse:

      Olá Luciane, tudo bem?

      A saúde mental e física é muito mais afetada pelos hábitos das pessoas e pela forma como encaram a vida. Portanto, seria equivocado afirmar o quê traz o envelhecimento precoce.
      O trabalho noturno atrapalha o bom funcionamento do organismo, já que as pessoas não se alimentam direito ou não dormem da forma como deveriam, além de não praticarem exercícios físicos e conservarem maus hábitos – mas até aí, o mesmo vale para trabalhadores diários.
      Abraços, Blog da Saúde

  4. Kelen disse:

    trabalho em um hospital,e uma chefe dizem que não existe essa lei para trbalhadores noturnos!

  5. João disse:

    Trabalho das 22h às 6h, de segunda à segunda. Quero fazer um curso técnico durante o dia. Como ficará minha vida diariamente?

  6. Juliana dutra disse:

    Sou recepcionista noturna e um hotel e estou gravida bem no começo da gestação, não dormi a noite pode afetar no desenvolvimento do meu bebê? estou muito preocupada durante o dia durmo cerca de 6hs a 9hs pra compensar isso ajuda em alguma coisa? agradeço deis de já a atenção.

    • blogdasaude disse:

      Juliana, caso o trabalho noturno esteja trazendo indisposição para você, vale lembrar o que consta nos Direitos da Trabalhadora Grávida: "a trabalhadora grávida tem direito a ser dispensada de prestar trabalho entre as 20 e as 7 horas durante (a) um período de 112 dias antes e depois do parto, dos quais pelo menos metade antes da data prevista para o parto e durante (b) o restante período de gravidez se for necessário para a sua saúde ou para a saúde do nascituro." Um abraço!

  7. Pedro. disse:

    Trabalho na T.I de um banco sozinho da meia noite as nove da manhã. De domingo a quinta ja faz uns quatro anos.
    Eu como mal, fumo bastante. Nâo faço exercicios regularmente. E ainda durmo no máximo seis horas por dia, sendo que estas divididas em turnos de duas horas, porque meu sono durante o dia é muito leve.
    E ainda tem a saúde mental de eu ficar sozinho a noite inteira.
    Será que vou me prejudicar muito?

    • blogdasaude disse:

      Pedro, às vezes os seus outros hábitos podem te prejudicar mais do que o trabalho noturno. Busque uma alimentação balanceada e pratique exercícios físicos. Ambos podem ajudar a ter um sono melhor e a ficar mais disposto para o trabalho na parte da noite. E claro, largar o cigarro é sempre uma boa opção quando o assunto é saúde. Lembre-se: a saúde deve sempre vir em primeiro lugar, pois se não tem saúde, não tem trabalho também. Cuide-de! Abraços

  8. muito bom essas informaçoes começei ontem essa drastica mudança,pretendo manter uma boa alimentação e academia espero não me prejudicar muito,e sobre a hora contada( 52 minutos e 30 segundos) vale pra todos as profissoes o que eu posso fazer sobre uma possivel irregularidade?desde ja agradeço.

  9. Daniel disse:

    Doutora boa noite, eu trabalho das 23:00 ate as 07:00 e preciso muito voltar a fazer academia mas depois que comecei a trabalhar a noite nao estou tendo disposição! Qual seria o melhoe horario pra fazer academia, antes do trabalho ou depois do trabalho quando chego as 07:00?

    Obrigaso pela atenção

  10. Desirèe disse:

    Olá! Meu marido trabalha durante à noite como taxista e reclama muito de inchaço nas pernas, pelo fato de permanecer sentado por horas. Ele alonga o corpo antes do trabalho, mas ainda assim sente um grande desconforto depois do serviço. E de fato, sua saúde intestinal já não é mais a mesma; uma vez que ele come muita besteira na rua primeiro pela falta de opção e segundo pela praticidade de um lanche, por exemplo. Já com relação à vida social, não tem nem o que comentar, já que esta não cabe mais em sua rotina..enfim..a necessidade de ter um trabalho de repente bem remunerado pode custar a saúde física e mental. E quando isso acontece de nada adianta ter a carteira cheia se não é possível usufruir de tudo que se tem..

  11. celivaldo de jesus disse:

    ola bom dia ! gostaria de saber pq que eu sinto uma pequena dificuldade de respirar e uma queimaçao como se fossa azia mais nao e ?quem trabalha a noite corre mais riscos de sofrer um infarto? obg.

  12. celivaldo de jesus disse:

    ola Dra eu trabalho a noite. antes trabalhava durante o dia tinha meu pesso balaçeado entre 80 a 90 kilos tenho um metro e oitenta.depois que começei trabalhar aumentei em torno de 4 a 6 kilos gostaria de saber qual melhor horario pra eu fazer academia ?sinto dor de cabeça com frequençia como que devo estabeleçer os horarios de minhas refeiçoes. pq acordo meio dia mais nao sinto vontade de almoçar as vezes tomo café e so almoço no horrario do jantar.msm assim nao consigo preder pesso.obg pelas informaçoes estao sendi muito util.

  13. Jefferson disse:

    olá doutora, minha esposa está grávida de 6 meses ela trabalha em um serviço noturno de 10:30 as 06:30 os chefes estão querendo mudar ela de horário para tarde de 14:00 às 22:00 acho que é por conta de pagarem adicional noturno e outras gratificações, eles podem fazer isto? se sim ela pode escolher um horário que seria melhor para ela como o horário da manhã?

  14. Milton cezar disse:

    olá. Trabalho a 7 meses a noite no regime de 12 po 36 das 6 da tarde a 6 da manha. N consigo revezamento, pois de dia há uma panela q n quer vir para a noite. Estou percebendo que estou durmindo pouco na minha noite de folga. Vou me deitar mais ou menos as 9 da noite com muito sono e acordo pr=or volta de meia noite ou uma e pouco da manha sem sono nenhum. como posso fazer para reverter isto?

  15. NARA disse:

    Boa noite, uma pessoa que trabalha a noite(12 horas) em regime de plantao tem direito a tres horas de repouso. E quem trabalha 12 horas corrida, tem direito a quantas horas de descanso, conforme a CLT. Obrigada!!!!!!!!!!!!! NARA

Comente

Deixe aqui sua opinião...