20°C | Sao Paulo, São Paulo | 12 / 02 / 2012
Ocultar

Mundo Corporativo X Emoções Tóxicas – Como conciliar esse dilema?


Assunto em pauta no ambiente corporativo, as chamadas toxinas ou emoções tóxicas nos cercam a todo o momento e, uma vez que nos passam despercebidas podem comprometer relacionamentos, posição profissional e também nossa saúde.

O tema polêmico fechou o ciclo de palestras Victory Convida 2009. No encontro, executivos de RH tiveram a oportunidade de conhecer sobre as toxinas presentes no ambiente corporativo e entender que comportamentos como impulsividade, arrogância e impaciência quando aliados a atitudes como prazos absurdos e metas irreais pressionam os colaboradores e faz surgir a chamada Dor Emocional.

As chamadas “toxinas” no ambiente de trabalho quando não trabalhadas podem desencadear em nosso organismo as chamadas Doenças da Modernidade. Já tratamos de algumas delas aqui.

Evitar as causas e modificar a situação depende em grande parte de suas próprias atitudes. O Blog da Saúde separou dez passos para que você reflita e faça a sua parte. Confira!

1 ) O RH deve estar sempre atento aos efeitos que determinada situação (ou ação) pode causar na saúde emocional do trabalhador. Para isso, o profissional  deve estar em sintonia e “próximo” do colaborador, com o intuito de avaliar os impactos que a ação gerencial tóxica  traz ao ambiente corporativo;

2 ) Ter uma política de processos seletivos e/ou de sucessão que privilegie a competência, visto que indivíduos despreparados emocionalmente podem potencializar a toxidade e contribuir para um ambiente com baixa saúde emocional e postura voltada para a raiva e a desmotivação;

3 ) Ter um programa de treinamento e desenvolvimento muito bem articulado, todo voltado para a questão da “saúde emocional”. Onde se deve privilegiar a diminuição do estresse e todos os demais comportamentos tóxicos;

4 ) Ter ações estruturadas de qualidade de vida, medicina do trabalho, ações de bem-estar, serviço social, apoio psicológico, desenvolvimento de equipe e responsabilidade social e empresarial;

5 ) Ter uma política de reconhecimento e recompensa ajustada às práticas do mercado, compatíveis à realidade da empresa e também às necessidades dos trabalhadores;

6 ) Estimular um programa de comunicação empresarial transparente e eficaz,  para que todos os colaboradores sintam-se seguros e informados dos “passos” e ações que a organização toma ou tomará;

7 ) Investir no endomarketing como ferramenta eficaz e imprescindível na condução da moderna gestão de RH;

8 ) Estimular a gestão participativa como uma prática, em todos os níveis;

9 ) Ter uma política de benefícios ajustada às expectativas do trabalhador. Essa política deve ser atrativa e reter talentos;

10 ) Ter na política de RH instrumentos eficazes para as “entrevistas de desligamento”, a fim de que possíveis erros de percurso na gestão de pessoas possam ser estudados.

Para fazer download dos 10 passos e disseminar conhecimento na empresa em que trabalha clique aqui

Confira abaixo fotos do último Victory Convida

Imagem 019

Picture 1 of 9


 

Related posts:

  1. Artigo: Mundo corporativo X Emoções tóxicas
  2. Como conciliar trabalho e família?
  3. Rede Social em Alta – Vem aí o Twitter Corporativo
  4. Acidentes de Trabalho – Como proceder?
  5. Educar as emoções

 

Related posts:

  1. Artigo: Mundo corporativo X Emoções tóxicas
  2. Como conciliar trabalho e família?
  3. Rede Social em Alta – Vem aí o Twitter Corporativo
  4. Acidentes de Trabalho – Como proceder?
  5. Educar as emoções

Comentários

6 Respostas para “Mundo Corporativo X Emoções Tóxicas – Como conciliar esse dilema?”
  1. mônica p. mendes disse:

    Conheço a psicóloga Rosa Eugênia de Freitas Pinto há algum tempo e, sei de sua capacidade profissional.
    O tema abordado é atual e de grande importância para as corporações.
    Parabéns Dra. Rosa Eugênia!

  2. Andrea Armani disse:

    É muito bom ler um artigo sobre esse assunto pois todos nós precisamos desse tipo de informação. Andréa

  3. Adriana Ferraraz disse:

    Estive na palestra onde a Dr. Rosa Eugênia esplanou o assunto de forma assertiva, com entendimento por parte dos expectadores de forma clara, e demonstranto muito conhecimento sobre o assunto. achei muito interessante o tema, pois não temos a consciência da quantidades de problemas que podemos adquirir em ambientes contaminado,

  4. Marisa Garcez Rodrigues disse:

    Estou vivendo esta situação com o meu esposo e tudo que foi colocado neste artigo é real, precisamos estar atentos para evitar que isso aconteça em nossas vidas. Quero parabenizar a Dra.Rosa que foi muito feliz em suas colocações e também aos organizadores do evento que demonstram estar preocupados com o bem maior de uma organização que é o SER HUMANO. Vocês vão longe, pois isso é divino.

  5. Bruna Aci disse:

    Quero parabenizar a DR ROSA EUGÊNIA, minha psicóloga e amiga pela excelente palestra realizada.
    Realmente este é um assunto q nos faz refletir sobre o ambiente em que vivemos no nosso trabalho, nos faz pensar se estamos nos deixando cair nestas emoções tóxicas.

  6. mauricio disse:

    Belo artigo. Creio que grande parte das pessoas tomem decisões baseadas na emoção e se o ambiente corporativo onde elas interagem não é saudável, trocam “toxinas” originadas desse ambiente.

Comente

Deixe aqui sua opinião...