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10 Dicas para Organizar a sua Vida


O dia a dia da vida corporativa por vezes nos deixa sem tempo para cuidarmos de nossa saúde e planejarmos nossa agenda pessoal. Com tantos compromissos, fica difícil encontrar tempo para si mesmo. Fazer um planejamento é a solução para organizar a vida profissional e também a pessoal. Dessa forma, o equilíbrio fará total diferença.

Marlene Ortega

Marlene Ortega

A equipe Blog da Saúde ouviu a psicóloga e especialista em administração hospitalar Marlene Ortega, que listou 10 práticas para que você consiga organizar melhor sua agenda. Confira.

1. Faça um macro planejamento para o ano: Liste o que você gostaria de conquistar nesse período de 12 meses. Lembre-se que os meses e os dias passam cada vez mais rápidos na nossa percepção. O que você quer adicionar ou eliminar de sua vida que a deixará bem mais feliz com você mesma? Trabalhe por isso e você certamente irá obter bons retornos. Procure descrever o que você quer obter, quando e como. Prepare seu cérebro para ir à direção do que você quer.

2. No dia-a-dia priorize o que fazer: Coloque o que você tem a fazer em uma ordem sequencial para que você sinta que tem o controle das coisas. Você sempre está no comando mesmo quando variáveis não controláveis interferirem no seu plano original.

3. Planeje a agenda profissional e a pessoal com o mesmo empenho: Você tem prioridades relacionadas ao trabalho e a sua vida pessoal. Realize as reuniões que precisa e também não esqueça a pausa para o café. Fique até mais tarde trabalhando e também aproveite o momento de ócio que pode ter no sábado pela manhã. Assim, você poderá observar que você faz de tudo um pouco, sem culpa, procurando o equilíbrio sempre.

4. Equilibre a sua vida pessoal, pois ela é o espelho para a sua vida profissional: Olhar para o mundo do trabalho é olhar para uma boa parte de você. O desempenho profissional e o desempenho emocional do indivíduo estão associados. A harmonia na família, com os amigos, com as pessoas que amamos contam muito para assegurar um bom desempenho profissional. Cuide primeiro de você para que possa cuidar muito bem do restante.

5. Organize sua agenda e e-mail: Cuide de seus contatos. Agende os seus compromissos e tenha lembretes em seu celular ou agenda do que você precisa executar. Evite lembretes espalhados e chateações por ter-se esquecido de algo importante.

6. Administre melhor as atividades pessoais: Em casa, com sua família, procure compreender como andam a qualidade e quantidade de seus compromissos. A responsabilidade com o horário da escola das crianças, as tarefas com o almoço, com o jantar, com sua aula de inglês e a academia. Ufa! 

7. Contabilize seus gastos, tenha controle do seu orçamento: Mantenha suas contas sob controle, para evitar fortes dores de cabeça. Guarde seus recibos de despesas (combustível, aluguel, alimentação, etc.). Pare de vez em quando para analisar seus gastos. Alguns deles poderiam ter sido adiados?Eram desnecessários? Você pode marcar muitos pontos com você ao fazer essa análise. Melhore sempre em tudo o que puder. Se você é usuária de cartão de crédito, observe sua conta quando chegar. Você pode descobrir coisas muito interessantes sobre seu modo de agir e pensar. E pode economizar no próximo mês, com certeza absoluta.

 8. Tenha sempre um plano B: Depois de ter feito desenhado um plano perfeito para o seu dia, você percebe que algo não está caminhando como o esperado: saque o plano B, C ou D e recupere o controle da situação. Este exercício ajuda a administrar melhor os imprevistos que teimam em ocorrer com tanta frequência.

 9. Seja organizada, a seu modo: Mantenha o seu ambiente de trabalho organizado “para você”. Nem todo mundo é igual na hora de “arquivar” as coisas. Assuma o seu jeito de ser, desde que ele permita que você não perca tempo ou se desespere à toa. Se você souber onde tudo está na hora que precisar, sua mesa não precisa parecer um cenário para foto de revista. Ter tudo no lugar é ótimo, mas o jeito de guardar as coisas depende do estilo de cada um.

 10. Seja feliz: Ao final de cada dia, depois de ter cumprido suas responsabilidades na agitação da vida diária e ter conseguido um tempo para olhar com carinho para você mesma, separe aquele tempinho mágico para fazer algo bem prazeroso. Que tal aquele jantarzinho charmoso, um cineminha na terça-feira à noite, um drinque no barzinho próximo do escritório com um antigo amigo? Sei lá… algo para aquecer de vez seu coração.

“Busque o auxílio de serviços e pessoas que você confie. Peça ajuda, divida as responsabilidades, procure meios que possam facilitar sua vida. Depois de tudo, tenha uma boa noite de sono. O sol vai voltar a brilhar para você. E vai te surpreender calorosamente a cada manhã.”

 

Marlene Ortega é sócia-diretora da Universo Qualidade, entidade especializada em treinamentos corporativos. É formada em psicologia com especialização em administração pela FGV e autora do livro “Qualidade na Saúde e Prática” – Norma ISO nas áreas médico-hospitalar e laboratorial. Ela também concorreu ao Prêmio “Mulheres mais Influentes do Brasil”, promovido pela Gazeta Mercantil, na categoria Empreendedorismo e ficou entre as três finalistas. Marlene é Conselheira da Associação que congrega mulheres de negócios – Business Professional Women.


Comentários

8 Respostas para “10 Dicas para Organizar a sua Vida”
  1. Denise disse:

    Muito boas suas dicas!
    Parabéns pelo blog !
    abraços.

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