Ocultar

Brasileiros desperdiçam toneladas de alimentos por ano


O Brasil desperdiça milhões de toneladas de alimentos por ano. Cerca de 30% dos cereais; 20% das sementes, carnes e laticínios; 35% dos peixes e 40% a 50% dos vegetais e frutas plantados vão para o lixo.

Segundo o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Antonio Gomes Soares, 10% de todas essas perdas acontecem no campo, 50% no manuseio e transporte, 30% em centrais de abastecimento e 10% nos supermercados e consumidores.

Muitos consumidores evitam comprar alimentos que estejam com pequenos machucados ou estarem com a data de vencimento próxima. Além disso, a falta de higiene e educação também eleva a quantidade de desperdício. Em restaurantes, por exemplo, self-service, muitas pessoas conversam ao se servirem e acabam enchendo de bactérias os alimentos. Por isso, os restaurantes acabam jogando esses alimentos no lixo.

Para evitar o desperdício no supermercado e nas feiras, vale a pena usar os alimentos que não estão esteticamente perfeitos para fazer sucos, molhos e sopas. Para aqueles que frequentam restaurantes, vale lembrar a importância em manter a higiene, evitar o contato direto com a comida e não falar por cima dos pratos expostos.

Estes cuidados já ajudarão a reduzir a quantidade de alimentos jogados no lixo.


Comente

Deixe aqui sua opinião...