Vamos morar na Ilha da Reciclagem, meu bem
Todo o plástico que hoje flutua sobre as águas do Giro Pacífico Norte pode virar uma ilha para abrigar as pessoas que poderão perder suas casas por causa das mudanças climáticas.
Esse é um projeto holandês, Recycled Island, criado pelos arquitetos do Whim Arctects que acreditam mesmo na possibilidade da ilha flutuante, a princípio nesta região do Pacífico, considerada o maior depósito de lixo do planeta.
A proposta visa três principais objetivos: limpar nossos oceanos da enorme quantidade de plástico, criar um novo terreno e construir um habitat sustentável. Tudo foi pensado para ser um lugar autosuficiente e não precisar (tanto) da ajuda de outros países.
Colocamos aqui algumas características da Ilha, conforme pensam os criadores:
1. Além de limpar o oceano irá mudar a visão do plástico como lixo para um material de construção – o tornará muito mais atrativo.
2. A ilha é habitável, o que lhe dará valor como terra e lugar em potencial para a parte crescente da população refugiada por problemas climáticos.
3. A área é designada a populações urbanas. Atualmente, metade da população mundial vive em áreas urbanas, que têm grande impacto na natureza. Usar esse mix de ambientes é a esperança para o futuro.
4. A ilha é construída como um ambiente verde. O uso de compostos jogados fora para criar um solo fértil é um exemplo disso.
5. É um habitat autosuficiente e não depende potencialmente de outros países; encontra seus próprios recursos para sobreviver. A ilha terá suas próprias fontes de energia e alimento.
6. O tamanho da terra construída é relacionado à quantidade de plástico no Oceano. A maior concentração de plástico abrange o tamanho da França e Espanha juntas.
7. O projeto inicial visa construir uma ilha de 10.000 Km2 – aproximadamente o tamanho do Havaí.
8. O local é no Giro Pacífico Norte onde no momento está a maior concentração de plástico. Pelo fato de ter caráter flutuante a posição pode, eventualmente, ser alterada.
Related posts:
- Reciclagem: Sua chapa de raio-X pode se transformar em…
- Reciclagem de Lixo – Faça a sua parte
- Morar nas cidades grandes “emburrece”?
- Nova invenção: Máquina converte plástico em petróleo
- Envelope para beber água? Saiba como

Paula Spínola
20 de outubro de 2010











